Além de “Stay (Faraway So Close!)”

Além de “Stay (Faraway So Close!)”

stay-faraway-so-close

“Se eu pudesse ficar…”

O videoclipe da canção “Stay (Faraway So Close!)” foi dirigido por Wim Wenders em 1993, como uma extensão de seu filme ‘Faraway, So Close’ (Tão Longe, Tão Perto).

superthumb

Através do filme, a banda compôs a música. É uma das canções do U2 favoritas de Wenders. E também do próprio U2.

Bono disse que “o filme era sobre os anjos que querem ser humanos e que querem estar na terra. Mas para isso têm de se tornar mortal. Isso foi uma grande imagem para brincar – a impossibilidade de querer algo assim e então o custo de tê-la.”

enhanced-11486-1422045445-14

“Isso depende de quem está ao redor….”

O ator principal do filme, Otto Sander, aparece no videoclipe logo no início, (mas não como o personagem do filme, Cassiel), dentro de um ônibus, com uma caixinha de música nas mãos. Caixinha essa que vai para as mãos do anjo The Edge.

01125403_

318492236_640

Na primeira cena com Bono no vídeo, ele aparece ao lado de um jovem que está jogando um game portátil, com fone de ouvido. O rapaz na vida real é o sobrinho de Wim Wenders, Michael.

“Tão longe, tão perto….”

A ideia principal do videoclipe, foi tirada do filme ‘Wings Of Desire’ (Asas do Desejo), e Edge, Adam, Bono e Larry são anjos, invisíveis para os humanos.

Cenas do vídeo também foram retiradas de ‘Wings Of Desire’ (as cenas aceleradas no meio do videoclipe e a visão à partir do helicóptero, por exemplo).

Fazer um videoclipe, segundo Wim Wenders, é uma jogada diferente. Você na verdade tem o roteiro, porque você tem a música. E tudo o que tem a fazer é servir esta música, ajudar ela a brilhar, fazer com que soe melhor, mais interessante, torná-la melhor possível.

Wenders conheceu o profissionalismo e a generosidade dos integrantes do U2 quando dirigiu em 1990, o videoclipe de “Night And Day”. Achou pessoas incríveis, e disse que poderia filmar com eles tranquilamente, por semanas.

“E se você olha, você olha através de mim, e quando você fala, você fala comigo, e quando eu toco em você, você não sente nada…..”

A cena em “Stay (Faraway So Close!)” que Larry aparece como o anjo guardião do garoto que toca bateria na banda, Larry pega as baquetas e dá a impressão que corrige de verdade o ritmo em que o garoto tocava a canção. Edge é outro anjo guardião que também ajudou o garoto da guitarra a acertar a melodia.

Adam, como anjo guardião, apenas observa.

“Você podia sincronizar os lábios com os talk-shows….”

Foi difícil para a atriz e cantora alemã Meret Becker fingir que Bono, seu guardião, não estava ali, e cantar a letra da canção. Muitas vezes ela fechou os olhos na gravação e desviou o olhar ao máximo que podia, pois Bono a provocava e chegava muito perto para tentar distraí-la, declamando a letra que estava por vir. Mesmo assim, ela conseguiu cantar como se ele não estivesse lá.

1401x788-stay

“E se você pula, você pode apenas cair. E se você grita, eu apenas ouço você…..”

A cena vista com a atriz Natasha Kinski, como o anjo Raphaela, foi tirada do próprio filme. Potsdamer Platz, um lugar abandonado na época, com muita confusão.

eHJ0bHJiMTI=_o_u2-stay-faraway-so-close-93

Quando Bono pula do alto da estátua em que se encontra, e chega ao chão, ao encontro de Raphaela, atrás dele, em rápidos segundos, se nota um avião russo.

No Potsdamer Platz naquele período, ainda tinha esses aviões russos. Migs ao redor. Hoje em dia é o centro da cidade.

“Londres, Belfast e Berlim…”

Essa é a linha da canção favorita do diretor. Ele confessou: “Eu não podia deixar de cantar alto isso, toda vez que estávamos filmando esta parte no videoclipe”.

“Está quieto e não há ninguém por perto…”

Foram três dias de filmagens em Berlim. Em uma delas, após passarem uma noite inteira fazendo as tomadas na madrugada, quando já estava amanhecendo, Bono fez as tomadas solo de sua queda contra o chão, a última cena do videoclipe.

tumblr_ne81uv8orF1rmxlloo1_1280

“Apenas o estrondo e o barulho, como um anjo que acerta o chão…..”

 

Ultraviolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2

Ultraviolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

Holy Joe – Blog U2 Sombras e Árvores Altas – https://www.facebook.com/blogsombrasearvores

One Reply to “Além de “Stay (Faraway So Close!)””

Comments are closed.