Conheça mais sobre Fran Miguel Lara e o U2 em sua obra

Conheça mais sobre Fran Miguel Lara e o U2 em sua obra

A campanha do Ultraviolet U2 Fan Club Brazil em prol do GRAACC chega a sua 15ª edição e neste ano, cheio de desafios, tivemos a grata surpresa de contar com a colaboração do artista plástico espanhol Fran Miguel Lara, que generosamente cedeu uma de suas obras inspiradas no trabalho do U2 para que fosse sorteada entre os doadores. Foi por conta dessas obras – que lindamente traduzem de forma criativa e tocante várias músicas do U2 – que conhecemos seu trabalho e passamos a publicar em nossas redes várias de suas gravuras. Conheça agora um pouco mais sobre este artista, seu olhar sobre a vida e a influência do U2 em seu trabalho.

Sobre a sua obra

A melancolia e a ironia da vida cotidiana, expressas em ilustrações digitais, a maioria delas feitas em iPad, coletando uma inspiração momentânea ou uma ideia fugidia que chega a memória sob a forma de silhuetas.

Há ilustrações mais ou menos elaboradas tecnicamente, mas não é essa técnica formal que me move a desenhar, mas precisamente a nudez expressiva da linha, do contorno e o preenchimento absoluto em preto e branco, contraste total.

No entanto, às vezes eu preciso facilitar ou ser mais leve, e desenhar assuntos ou cenas aparentemente mais rasas, menos dramáticas ou melancólicas, personagens otimistas que eu permito que sejam cheios de cor e, no entanto, inevitavelmente podem ser perfeitamente identificados como meus.

Influenciado pelo mundo da história em quadrinhos de Frank Miller, o expressionismo Murnau, pintores como Klint ou mesmo os desenhos magistralistas de Chillida, meu trabalho está progredindo pouco a pouco por causa de meu próprio caminho, procurando sempre ser sincero e honesto e transmitir ou deixar um depósito, um pensamento ou um piscar de olhos para quem, por favor, observe-o.

Sobre o U2

Eles foram um grupo importante para mim nos anos 90, eles têm grandes canções que eu cantei muitas vezes e são uma inspiração para mim ou para qualquer um que ama as artes e a boa música. Na verdade, o primeiro LP que comprei foi WAR, onde “Drowing Man” é uma das minhas canções favoritas. Sempre tive interesse em evoluir, como criador, humildemente e como U2, apesar do que considero tropeços artísticos ou talvez tenham chegado tão alto que é muito difícil ir mais longe, sempre se reinventaram e isso é algo que admiro neles. É por isso que meus desenhos também mudam com o tempo, embora exista um estilo que me identifica

Links de Fran e seu trabalho

Instagram

Loja

Facebook

Já fez sua doação ao GRAACC? Conheça nossa campanha e veja quais os brindes deste ano.

Texto by Luciana Pavanelli

Comments are closed.