Music can change the world because it can change people.

Bono

ULTRAVIOLET-U2 Brasil

você está em
Notícias

Voltar
lista de notícias

5 novembro 2013 16:48

por: Mirrorball

Por Andy Greene, para a revista Rolling Stone. Leia o artigo original em inglês.

[youtube http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KuFMoWV1cns]

A turnê PopMart turnê pousou em Santiago, Chile em fevereiro de 1998. Foi o primeiro show da banda no país, e como muitas pessoas não podiam pagar os preços dos ingressos, eles decidiram transmiti-lo ao vivo na televisão. O ex-ditador chileno Augusto Pinochet ainda estava servindo como Comandante em Chefe do exército naquela época e o estádio onde o show foi realizado (Estádio Nacional) foi na verdade usado pelo seu regime como um campo de prisioneiros após o golpe de 1973.

Inúmeros jovens foram mortos durante o golpe e a agonia de suas mães foi imortalizada na canção do U2 de 1987 “Mothers of the Disappeared” (“Mães dos Desaparecidos”). Com todo o país assistindo, U2 terminou o show de Santiago convidando as mães de luto ao palco para mostrar fotos de seus filhos e dizer seus nomes no microfone.

Antes de tocar “One”, Bono se dirigiu ao público. “Queremos agradecer a vocês por nos convidar ao seu lindo, lindo país”, disse ele. “E nós lhe desejamos um bom futuro. Mas para avançar para o futuro, às vezes você tem que lidar com o passado. Peço-lhe, senhor Pinochet, peço-lhe, conte a essas mães onde estão seus filhos. Só uma coisa. Diga-lhes onde estão os seus filhos para que elas possam enterrá-los, para que elas possam dizer adeus a eles, para que o Chile possa dizer adeus ao passado. Deus é o juiz. Por favor, dê os mortos de volta aos vivos.”

Nem todos no estádio ficaram emocionado com a exibição política. “Nosso público ficou imediatamente dividido”, disse Bono mais tarde. “Houve vaias e assobios e aplausos. Algumas pessoas no Chile acreditavam que o general Pinochet era um monstro necessário para conter o monstro maior, que era o comunismo. Algumas pessoas não queriam remexer o passado.”

Bono modificou ligeiramente a letra de  “One”, deixando de fora o verso “It’s too late tonight to drag the past out into the light” (“É tarde demais hoje à noite para arrastar o passado para fora para a luz”) e, em seguida, a banda encerrou o show com uma versão emocional e enxuta de “Mothers of the Disappeared” com as mães ainda no palco.

Apenas um mês depois, Pinochet se aposentou, e mais tarde naquele ano, ele foi preso em Londres, acusado de violações dos direitos humanos. Ele morreu em 2006 de um ataque cardíaco.

Comentários

Não há uma vez em eu não me emocione com essa apresentação!

O U2 precisa aprender com os Stones e o ACDC a fazer as pessoas se divertirem sem autopromoção através de suas “crenças” e sim com o puro Rock n Roll. Cristão convicto que não deixa escapar uma fã no palco!!

Robert se como você mesmo citou tem o Stones e o ACDC fazendo isto para que o U2 repetir a mesma formula. Eles sempre foram assim, mesmo com a ZOO TV (que foi inspiração para o Stones e ACDC em termos de show de estádio), eles achavam tempo para os seu ideías quem dirá agora. Para quem não gosta tem várias outras bandas por ai. E isto não tem nada a ver com ser menos rock, Dylan que o diga,

Busca

Assine

Lista de Discussão

Converse com os fãs do U2 por .

Redes Sociais

Facebook Twitter Google Plus RSS

Anúncios

Coloque seu anúncio aqui.

Contribua

Se você tem alguma dica de notícia sobre o U2 que ainda não publicamos, por favor envie-nos um email. O nosso endereço é dicas@ultraviolet-u2.com.

Por favor indique a fonte da notícia e, se houver uma foto que ilustre a notícia, anexe a foto ao seu email.

Nós Apoiamos

GRAAC Conheça mais sobre o GRAAC. Assista o vídeo. Você também pode ajudar. Faça uma doação ao GRAAC.
Ultraviolet