5 coisas escondidas nos trabalhos de design do U2

5 coisas escondidas nos trabalhos de design do U2

A AMP Visual, responsável pelo design gráfico do U2, publicou em seu blog um artigo contando 5 coisas interessantes relacionadas ao trabalho deles com o U2, que aconteceram ou porque foram projetadas ou por acidente e que, às vezes, não é tão facilmente visto num primeiro olhar.

Zooropa – capa do álbum
O álbum foi gravado enquanto a banda estava na perna europeia da turnê Zoo TV, chamada Zooropa de onde o disco levou seu nome. A turnê carregada com imagens eletrônicas de TV em todas as suas cores saturadas nos deu a noção de evocar a capa de Zooropa como uma espécie de bandeira eletrônica. É o motivo central do Astrobaby, cercado por 12 estrelas imitando a bandeira europeia amarrado fortemente com as raízes europeias do álbum. O desenho, feito rapidamente, é formado por uma grade de imagens da mesma maneira que o Achtung Baby sobre camadas, textos flutuantes são colocados. Esse texto foi composto pelos títulos das próximas músicas do álbum que foram nos fornecidos enquanto fazíamos a capa. De alguma forma, perdido na correria, nós não atualizamos a lista das faixas, então diversas músicas que não entraram no final ficaram pra trás embutidas na peça, incluindo ‘Wake Up Dead Man’, ‘Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me’ e ‘If You Wear That Velvet Dress’.

Zoo TV – nota
Durante a turnê Zooropa, Bono aparecia como o personagem MacPhisto, com um chifre, rock star vestido de ouro e cantava ‘Daddy´s Gonna Pay For Your Crashed Car’ enquanto dinheiro falso era jogado para a plateia aos milhares. Nós nos divertimos muito desenhando essas notas. De um lado da nota há o Bono fumando fazendo o sinal de ‘Paz’, e do outro lado imitando uma nota real com seus filigranas e o selo do Banco Zoo e uma declaração ‘Assista mais TV’. Um ‘Ecu’ foi o percussor do Euro, a moeda comum compartilhada pelos países membros da União Europeia. Nenhuma nota estaria completa sem um número de série e as notas do Zoo Eu não eram diferentes. O número de série U21514201521R ficava de um lado da nota no topo direito e esquerdo, com cada conjunto de dois números ficando com uma letra do alfabeto soletrando ‘U2 em turnê’.

Pop – capa do álbum
As vezes as pessoas leem coisas nas capas do U2 que não foram necessariamente intencionais. O álbum Pop traz uma música chamada ‘The Playboy Mansion’. Depois que o Pop foi lançado, nós recebemos um fax do pessoal da Playboy  que queria saber porque nós usamos o logo deles e o que nós queríamos dizer com aquilo. Nós não tínhamos consciência de que tínhamos usado o logo, mas quando nós examinamos a capa aconteceu que se você olhar bem de perto a imagem do olho do Larry e virar a imagem de lado, as sombras fazem parecer como se tivéssemos colocado o logo da Playboy em um olho dele. Brilhante, mas completamente acidental!

All That You Can´t Leave Behind – capa do álbum
A capa do álbum tem a banda na sala de embarque 2F do Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, e foi fotografada por Anton Corbijn. As vezes a banda entra em cena e desfruta pequenas mensagens ocultas tanto quanto nós, então eles nos pediram para revisar a sinalização oval que aparece no lado esquerdo do encarte da capa. A imagem original tinha F21-36 e indicava a direção de uma série de lugares de check-in. A capa traz J33-3 e é uma referência bíblica à Jeremias 33-3 e diz: “Clama a mim e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.”

No Line On The Horizon – capa do álbum
Um dos temas do álbum é o equilíbrio universal e contraste, da noite e do dia. É em cima deste tema que nós viemos com esse sinal de igual como uma forma de título para o disco, da linguagem universal da matemática. A implicação é de uma força paralela, da harmonia e discórdia como em Matheus 6:10… assim na Terra como no Céu. Para reforçar o tema da matemática, na versão digipack do álbum nós colocamos um pequeno código escondido – um pedaço de uma sequência Fibonacci. Nomeado depois de um matemático italiano, a sequência de números está relacionada com a seção áurea, uma relação natural ideal como é visto na arte e arquitetura e em abundância nas estruturas naturais. É uma sequência numérica que é um belo exemplo de equilíbrio natural.

UltraViolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2
UltraViolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

Comments are closed.