Irritado com Bono, o baterista Larry Mullen pensou em parar de tocar no show do Live Aid

Irritado com Bono, o baterista Larry Mullen pensou em parar de tocar no show do Live Aid

U2LiveAidPA040511Em diversas entrevistas, Bono falou sobre sua “performance solo” no Live Aid, onde ele quebrou uma das regras de Bob Geldof, e desceu para a platéia, tirando a garota Kal Khalique de 15 anos de idade para dançar, e atrasando totalmente o set do U2. Segundo Bono, ele avistou de cima do palco, a garota sendo esmagada contra as barreiras de proteção, e decidiu pular para o nível da platéia, para tirá-la dali com a ajuda dos seguranças.

bad1

A própria garota afirmou que Bono salvou sua vida.

bad2

Apesar da performance do U2 ter sido memorável, e considerada a melhor apresentação junto com o Queen, a atitude de Bono deixou os integrantes da banda irritados, pois não puderam tocar seu grande single de sucesso e mostrá-lo para milhares de telespectadores que estavam acompanhando o concerto pela TV. Larry Mullen pensou em parar de tocar naquela ocasião. Bono: “Live Aid poderia ter sido um clássico tiro na cabeça. Eu estava alto como uma pipa depois do Live Aid porque Linda McCartney me deu um beijo. E depois, eu estava dividindo o microfone com Paul McCartney.

Mas quando eu cheguei em casa e assisti ao vídeo do Live Aid, eu fiquei muito desesperado e deprimido. Eu realmente acreditava que eu tinha cometido um grande erro, ao descer do palco. Não conseguia dormir, não quis falar com ninguém. E eu dirigi para o sudeste da Irlanda, em uma cidade onde Ali tinha familiares, e conheci um escultor que não sabia quase nada sobre música, e estava fazendo uma peça de bronze que era para ser o espírito do Live Aid, uma figura nua, chamada The Leap. Ele chamou de The Leap (O Salto) porque eu tinha deixado o palco e esta imagem ligava à isso. A figura não era eu. Era para ser todo o espírito da coisa. Senti que ele entendeu o que eu estava tentando fazer. E ele era um homem na casa dos cinquenta anos. Mas não há nenhuma dúvida sobre isso, não farei isso novamente. E ainda não entendo por que fiz isso. Larry me disse que pensou em parar de tocar durante “Bad”. Foi um grande show para o U2, havia 1 bilhão de pessoas assistindo, e nós não tocamos nosso grande single, “Pride (In The Name Of Love)” por minha causa. Todo mundo estava muito irritado comigo, quero dizer, muito irritado.”

76205004_640

Quando Bono voltou para casa, ele começou a acreditar nas pessoas, quando elas disseram que a parte do Live Aid que mais se lembravam, era exatamente a de Bono pulando no meio do multidão e abraçando a menina.

liveaid_u2_2

A pedido da imprensa do Reino Unido, o U2 emitiu um comunicado na época, sobre sua participação no Live Aid: “O U2 está envolvido no Live Aid porque é mais do que dinheiro, é música. Mas isso também é uma demonstração para os políticos e os que se fazem de políticos, que homens, mulheres e crianças não vão andar por outros homens, mulheres e crianças como eles mentem, com barrigas inchadas, morrendo de fome por causa de uma xícara de grãos e água. Pelo preço de Star Wars, os orçamentos de defesa ofensiva de míssil MX, o deserto da África poderia ser transformado em terras férteis. A tecnologia é com a gente. Não são os tecnocratas. Somos parte de uma civilização que protege-se investindo na vida… ou investir em morte? Esperando por algo mais citável, muitos na mídia ignoram as declarações da banda.”

Ultraviolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2

Ultraviolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

Holy Joe – Blog U2 Sombras e Árvores Altas – https://www.facebook.com/blogsombrasearvores

2 Replies to “Irritado com Bono, o baterista Larry Mullen pensou em parar de tocar no show do Live Aid”

  1. Já perdi as contas da quantidade de vezes que eu vi essa apresentação! É a versão estendida de Bad mais emocionante que eu já vi, ainda mais pelo que aconteceu nessa ocasião.

  2. Realmente o grande momento do festival foi a apresentação do u2.E a imagem que permanece na memória e aquela do Bono com a garota.Ate me lembro onde estava quando vi essa cena.Uma grande canção(bad) que só fez crescer com os anos.

Comments are closed.