Music can change the world because it can change people.

Bono

ULTRAVIOLET-U2 Brasil

você está em
Notícias

Voltar
lista de notícias

28 dezembro 2013 13:46

por: Holy Joe

Bono Flag EUAPara o segundo Best Of do U2, que cobriu a década de 90 da carreira da banda, eles entraram em estúdio para mixar, remixar e aproveitaram para gravar duas novas canções em 2002: “The Hands That Built America” e “Electrical Storm”.

Ambas foram escritas após o fatídico dia dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

O verso final de “The Hands Built America” faz uma referência ao acontecimento: “É o início do outono, há uma nuvem sobre a linha do céu de Nova York. Inocência, arrastada através de uma linha amarela.”

The Edge disse que em primeiro lugar, a música foi composta como uma trilha sonora para o filme de Martin Scorsese, ‘Gangues de Nova York’, que lida com o nascimento da América.

O U2 começou a escrever essa canção antes de 11 de setembro, mas as últimas linhas foram realmente escritas depois do ataque.

Edge: “Tivemos um contato com Martin Scorsese para criar uma música para o seu filme. Ele já havia acabado de filmar o longa, estava começando a edição e o filme era sobre o inicio de Nova York, a imigração. A grande onda da imigração de pessoas fugindo da fome em seu país de origem, a dureza, as lutas, os diferentes tipos de imigrantes.

Era algo que mostrava todo sangue e suor gastos para construir uma cidade que hoje é repleta de butiques, galerias de arte. Olhando a cidade agora, é difícil imaginar como Nova York já foi um dia.”

“There’s a cloud on the New York skyline”. Edge explica sobre esta linha: “Sim, como muitas outras pessoas que simpatizavam com as vítimas, especialmente com os bombeiros. Homens que simplesmente fizeram o seu trabalho, que foram para as torres em chamas para salvar a vida de outras pessoas e perderam a sua própria vida ao fazer isto. Esta solidariedade era apropriada. Aquelas eram apenas pessoas normais que não tinham nada a ver com os estrategistas de poder em Washington.”

A letra de “Electrical Storm” descreve a tensão antes de uma próxima tempestade, e muitos entenderam como uma metáfora para a incerteza global.

É uma canção de amor, em primeiro lugar. É uma canção sobre o amor em um momento estranho e confuso. Representa uma sensação de proibição, perigo, algo que estava no ar.

Edge disse que o U2 queria captar a atmosfera pós 11 de setembro, o sentimento de “quem sabe o que vai acontecer? “.

Na época do lançamento, ele disse: “Ela reflete um estado de espírito que ainda hoje é presente. Mas não é nenhum comentário à situação política em geral.”

O U2 havia agendado uma segunda perna da turnê Elevation de 2001, para o final do verão, começo de outubro, logo após um período de shows na Europa. E então aconteceu o 11 de setembro.

Edge: “Inicialmente pensamos que não seria legal voltar lá, mas percebemos que foi incrível, uma das melhores coisas que fizemos. Sentimos muita emoção e também a emoção por parte das pessoas, parecia algo catártico. Parecia algo bom para as pessoas enquanto apenas tocávamos nossas músicas.”

Bono Jaqueta Bandeira Americana

No álbum que deu suporte à turnê, umas das canções era “New York”, sobre alguém que atravessa uma crise de meia idade, à partir dos subúrbios, e que quer deixar a sua entediante vida suburbana para trás e se mudar para uma cidade, como Nova York, onde a vida é presumivelmente, muito emocionante.

Neste retorno à Nova York com a turnê, Bono mudou as letras nas performances ao vivo desta canção, como reação aos ataques terroristas: “Chega setembro, muitas coisas podem mudar. Amor de verão se transforma em inverno doloroso.”

Ultraviolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2

Ultraviolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

Holy Joe – Blog U2 Sombras e Árvores Altas – https://www.facebook.com/blogsombrasearvores

Comentários

Não há comentários.

Busca

Assine

Lista de Discussão

Converse com os fãs do U2 por .

Redes Sociais

Facebook Twitter Google Plus RSS

Anúncios

Coloque seu anúncio aqui.

Contribua

Se você tem alguma dica de notícia sobre o U2 que ainda não publicamos, por favor envie-nos um email. O nosso endereço é dicas@ultraviolet-u2.com.

Por favor indique a fonte da notícia e, se houver uma foto que ilustre a notícia, anexe a foto ao seu email.

Nós Apoiamos

GRAAC Conheça mais sobre o GRAAC. Assista o vídeo. Você também pode ajudar. Faça uma doação ao GRAAC.
Ultraviolet