Music can change the world because it can change people.

Bono

ULTRAVIOLET-U2 Brasil

você está em
Notícias

Voltar
lista de notícias

1 março 2011 10:48

por: Claudio Dirani

Há muito tempo, em uma galáxia nem tão distante assim, o U2 lançava  um de seus trabalhos mais revolucionários e aclamados: Achtung Baby!. O disco revirou a discografia da banda, com músicas que, segundo os próprios, eram algo como “o som de alguém derrubando o Joshua Tree”, numa alusão ao fim da marca registrada que a banda havia alcançado com o disco de 1987.

Achtung Baby! chegou no Brasil e no resto do mundo em novembro de 1991, e para promover o álbum a gravadora trabalhou bastante. Um dos veículos usados foi a rádio FM, que ainda era bem poderosa por aqui.  Na edição de domingo do dia 17 de novembro daquele ano, a Folha de S. Paulo publicou uma matéria com o seguinte título: “Novas tendências toca hoje último do U2”, se referindo a um programa em rede nacional, que tocaria o LP na íntegra em 23 emissoras filiadas. No texto, a jornalista indicava, inclusive, que em São Paulo o Novas Tendências deixava a 89FM para a rádio Cidade. Quase 20 anos depois, vale citar, talvez nenhuma das duas emissoras colocariam no ar um programa de rock.

A matéria, muito bem escrita, apontava ainda que Achtung Baby! ganharia lançamento mundial no dia seguinte, segunda-feira, 18 de novembro. Incrível notar que, mesmo com tantas inovações tecnológicas e mercadológicas que rolariam duas décadas mais tarde, os álbuns de rock pareciam ter mais poder nos anos 90. Prova é que eles chegavam por aqui interligados com os mercados top, como EUA e Inglaterra,  além de receber ótima cobertura da mídia. O mesmo não pode ser dito hoje em muitos casos, mesmo com Internet. Você liga para lojas do ramo e os vendedores até afirmam desconhecer os nomes de CDs e bandas do gênero.

Para conferir mais sobre a matéria, acesse o acervo da Folha no dia 17/11/1991: acervo.folha.com.br.

Comentários

Não há comentários.

Busca

Assine

Lista de Discussão

Converse com os fãs do U2 por .

Redes Sociais

Facebook Twitter Google Plus RSS

Anúncios

Coloque seu anúncio aqui.

Contribua

Se você tem alguma dica de notícia sobre o U2 que ainda não publicamos, por favor envie-nos um email. O nosso endereço é dicas@ultraviolet-u2.com.

Por favor indique a fonte da notícia e, se houver uma foto que ilustre a notícia, anexe a foto ao seu email.

Nós Apoiamos

GRAAC Conheça mais sobre o GRAAC. Assista o vídeo. Você também pode ajudar. Faça uma doação ao GRAAC.
Ultraviolet