Music can change the world because it can change people.

Bono

ULTRAVIOLET-U2 Brasil

você está em
Notícias

Voltar
lista de notícias

17 novembro 2006 05:28

por: followerU2

Fonte: UOL

O líder do U2, Bono, e a banda de rock Pearl Jam fizeram um dueto de surpresa nesta sexta-feira, em um show ao ar livre que coincide com a reunião do G20 em Melbourne. Eles falaram contra a pobreza mundial, dando início a três dias de protestos.

A polícia isolou partes da segunda maior cidade da Austrália para evitar que os manifestantes cheguem perto do local do encontro de ministros das finanças e presidentes de bancos centrais, que acontece no sábado e no domingo. O G20 representa 20 países industrializados e em desenvolvimento, incluindo Brasil, Estados Unidos, China, México e Indonésia. O grupo reúne-se anualmente para debater economia e comércio mundiais.

Violentas manifestações antiglobalização marcaram o Fórum Econômico Mundial em Melbourne no ano 2000. O grupo Stop G-20 pretende fazer um grande ato no sábado para tentar atrapalhar a cúpula. Grupos de igrejas e de ajuda iniciam nesta sexta-feira, quando os representantes chegam para o encontro, três dias de protestos festivos. Organizadores dizem que milhares de pessoas são esperadas nas manifestações.

Bono cantou “Rockin’ In The Free World”, de Neil Young, e pediu para os 14 mil fãs que foram ao show gratuito para exigirem que os políticos façam mais na luta contra a pobreza global. “Os políticos têm que fazer o que vocês disserem que façam. Vamos fazer da pobreza história”, disse Bono no anfiteatro perto do local do encontro do G20.

Os primeiros manifestantes que chegaram à área da cúpula nesta sexta-feira montaram uma “embaixada” de orações na frente das barricadas. Eles pretendem acampar durante três dias e três noites. Alguns membros vão comer apenas arroz e água para demonstrar solidariedade com os pobres. Grupos de ajudam querem que o G20 atue na luta contra a pobreza, principalmente através do perdão de dívidas.

As condições econômicas globais e a segurança de energia são os principais pontos da agenda do encontro de Melbourne. As negociações sobre o comércio mundial e o aquecimento global também devem ser temas debatidos. Grupos que se manifestam em Melbourne afirmam que a guerra liderada pelos EUA contra o terrorismo está atrapalhando a ajuda global.

Não podemos ganhar a guerra contra o terror a não ser que ganhemos a guerra contra a pobreza”, disse o reverendo Tim Costello, irmão do secretário do Tesouro da Austrália e co-presidente do grupo Transforme a Pobreza em História.

Aquecimento global, pobreza e terrorismo estão relacionados e isso exige um esforço global”, disse Costello durante o show.

Nota: a performance do Pearl Jam, Bono e Edge já pode ser conferida no YouTube.

Comentários

Não há comentários.

Busca

Assine

Lista de Discussão

Converse com os fãs do U2 por .

Redes Sociais

Facebook Twitter Google Plus RSS

Anúncios

Coloque seu anúncio aqui.

Contribua

Se você tem alguma dica de notícia sobre o U2 que ainda não publicamos, por favor envie-nos um email. O nosso endereço é dicas@ultraviolet-u2.com.

Por favor indique a fonte da notícia e, se houver uma foto que ilustre a notícia, anexe a foto ao seu email.

Nós Apoiamos

GRAAC Conheça mais sobre o GRAAC. Assista o vídeo. Você também pode ajudar. Faça uma doação ao GRAAC.
Ultraviolet