Music can change the world because it can change people.

Bono

ULTRAVIOLET-U2 Brasil

você está em
Notícias

Voltar
lista de notícias

18 julho 2002 11:49

por: lupa

da Reuters, em Dublin (Irlanda)

O roqueiro Bono Vox, da banda U2, pediu aos eleitores irlandeses descrentes que ratifiquem o Tratado de Nice, que diz respeito à ampliação da União Européia, num plebiscito que acontecerá ainda este ano.

A Irlanda tumultuou os planos de expansão da UE quando rejeitou o tratado, por 54% dos votos contra e 46% a favor, num primeiro plebiscito promovido no ano passado.

Pelo amor de Deus, se rejeitarmos a expansão, o que seremos? Vou a reuniões com políticos na Europa e eles sempre falam no assunto”, disse o vocalista do U2 em entrevista concedida à rádio estatal irlandesa.

Eles acham inacreditável que a Irlanda tenha feito o que fez com o Tratado de Nice. Muitos políticos estão ficando revoltados conosco. Acho que votar ‘não’ vai fazer a Irlanda parecer altamente egoísta”, afirmou Bono, que já ficou conhecido por sua militância em prol do perdão da dívida do Terceiro Mundo.

O apoio de Bono Vox representa um alívio para o lado pró-Nice, cujos líderes políticos se esforçam para atrair o eleitorado irlandês, enfrentando a apatia amplamente difundida entre a grande população jovem do país.

Pesquisas de opinião recentes detectaram um aumento do sentimento contrário em relação ao tratado e uma queda no apoio à realização do segundo plebiscito, previsto para outubro.

Alguns eleitores chegam a se irritar por lhes ser pedido que votem duas vezes sobre o mesmo assunto.

Se não for assinado por todos os países membros da UE até o final deste ano, o tratado vai expirar, complicando tremendamente a entrada na UE de 12 países, em sua maioria do Leste Europeu.

A postura pró-UE de Bono Vox forma um contraste com a do também militante humanitário e natural de Dublin Bob Geldof, que recentemente provocou um furor ao se manifestar contra o euro num comercial veiculado nos cinemas britânicos.

Comentários

Não há comentários.

Busca

Assine

Lista de Discussão

Converse com os fãs do U2 por .

Redes Sociais

Facebook Twitter Google Plus RSS

Anúncios

Coloque seu anúncio aqui.

Contribua

Se você tem alguma dica de notícia sobre o U2 que ainda não publicamos, por favor envie-nos um email. O nosso endereço é dicas@ultraviolet-u2.com.

Por favor indique a fonte da notícia e, se houver uma foto que ilustre a notícia, anexe a foto ao seu email.

Nós Apoiamos

GRAAC Conheça mais sobre o GRAAC. Assista o vídeo. Você também pode ajudar. Faça uma doação ao GRAAC.
Ultraviolet