U2 é destaque em grandes revistas e jornais internacionais

U2 é destaque em grandes revistas e jornais internacionais

Que o U2 virou notícia no mês de setembro com a inédita ação de lançamento de Songs of Innocence nós já sabemos. Pegando este gancho, algumas das publicações mais conhecidas do mundo escolheram a banda como assunto.

Setembro

TIME
TimeA edição internacional da revista americana Time não apenas fez uma longa reportagem com o U2, como também os colocou na capa – posto já ocupado pelos irlandeses 27 anos atrás, com a icônica capa “Rock’s Hottest Ticket“. Lançado no final de setembro, o texto enfatiza a parceria do U2 com a Apple e os planos que ambos têm para futuros lançamentos, com um inovador formato que fará as pessoas voltarem a ter interesse em pagar pela música.

Sob o título “A nova missão do U2 – os quatro evangelistas querem convencer os consumidores a valorizarem a música novamente. Será que distribuir seu novo álbum de graça vai contribuir com a causa?”, as quatro páginas de matéria usam como fio condutor o lançamento de Songs of Innocence para remontar a origem e a trajetória da banda (ilustrada no rodapé das páginas com uma linha do tempo) e relacioná-la com as canções do álbum. Trata também de fé, religião, as causas humanitárias defendidas por Bono e a recente mudança de empresário. Um ensaio fotográfico foi feito especialmente para esta edição, e no site da revista estão disponíveis algumas das imagens em alta resolução.

 

Outubro

Q Magazine
20141017_capaq_pqA revista especializada em música deu a capa de outubro para o U2, dedicando cinco páginas à entrevista feita com Bono, Edge e Adam.Entre os assuntos, o polêmico lançamento de Songs of Innocence e a pergunta que todos fizemos nos últimos cinco anos: “Por que demorou tanto para esse álbum ficar pronto?”. Bono responde (à sua maneira, como já era de se esperar):
“O boato era que o U2 não fazia um disco novo há cinco anos. Mas nós fizemos. Fizemos vários. Só não os lançamos porque estávamos esperando por algo que fosse tão bom quanto a melhor coisa que já fizemos antes. Esse era o padrão. Senão, para que tentar?”
E, mais à frente, declara: “nós terminamos o álbum na terça-feira [2 de setembro de 2014]”. Ou seja, uma semana antes do lançamento. Ele prossegue: “foi uma correria. É uma coisa que sempre acontece com álbuns do U2, onde você o vê começar a entrar em foco e as decisões são tão mais fáceis de se tomar, porque você começa a entrar no cerne do trabalho, em vez de se preocupar com o que ele não é. Você fica tentando chegar à melhor versão do que ele realmente é. Os últimos quatro dias foram pauleira”.
Outro ponto alto da entrevista é quando The Edge conta que, após finalizar o álbum, eles foram a um karaokê em Malibu (EUA), onde havia um rapaz cantando Vertigo – e Bono queria arrancar o microfone das mãos dele. Edge o impediu, dizendo que a cena com certeza iria cair na internet e isso não seria bom para eles.
Por fim, Adam conta que os shows para a próxima turnê estão sendo agendados de dois em dois para cada cidade, de forma que sejam shows distintos. Ele ressalta, porém, que este é o plano, e que planos podem mudar.

 

Rolling Stone (EUA)
20141017_materiars_pqAlém de ser uma das primeiras a divulgar a resenha do novo álbum e uma entrevista exclusiva com Bono em seu site, a edição impressa de outubro da Rolling Stone americana traz uma reportagem com a banda. O texto abre com uma declaração de The Edge a respeito do trabalho da banda com o produtor Danger Mouse: “à medida que as músicas entravam em foco, não conseguíamos enxergar algumas qualidades e a ‘marca’ do nosso trabalho”. Mais à frente Bono elogia o produtor, mas conta que precisou da ajuda de Flood, Ryan Tedder e Paul Epworth, pois “é preciso uma tribo para fazer um álbum do U2. Sempre precisamos de mais mãos no volante”.
A reportagem cita, então, o lançamento de Songs of Innocence no iTunes e que outros 17 trabalhos da banda entraram para o Top 100 do serviço nos dias posteriores. E que o próximo álbum esperado, Songs of Experience, já tem cerca de dez faixas prontas. The Edge pontua: “desde o início ficou claro para nós que estávamos trabalhando em dois álbuns diferentes. A maioria das músicas não finalizadas são dignas de fazerem parte de Songs of Experience e algumas já são tão boas, senão melhores, que qualquer outra de Songs of Innocence. Ele será lançado quando estiver pronto”. Mas já ouvimos isto antes, certo?
A matéria termina com uma declaração de Bono que foi replicada por centenas de sites e veículos – sobre Songs of Innocence, “quem não quiser, que o apague”…

 

Jornal The Sun (Inglaterra)
20141017_materiathesun_pqReportagem bem intimista e recheada de curiosidades. Bono conta que considera a mãe de The Edge como a primeira “roadie” da banda, por transportar, além de eles mesmos, o equipamento da banda num Fusca. Também discorre sobre todas as bandas que influenciaram o U2 e os fizeram ter vontade de estar numa banda, como Ramones, The Supremes, Kraftwerk, David Bowie (este também exaltado por Larry), Pete Shelley dos Buzzcocks, Joy Division – e que recorrer aos álbuns desses artistas ajudou no processo criativo de Songs of Innocence.
Edge fala sobre a influência do The Clash em sua formação musical e pessoal em relação a estar em uma banda.
Eles também contam que consideram Chris Martin, do Coldplay, como um grande amigo (“é um de nossos guarda-costas”) e que foi ele quem salvou a música Every Breaking Wave de virar uma demo engavetada.

 

Novembro

Rolling Stone (EUA)
20141024_rs_outubro_pqDiferentemente do mês anterior, para a edição de novembro a Rolling Stone deu ao U2 a capa e uma reportagem de 6 mil palavras escrita pelo editor chefe da revista. O texto vem como bagagem da visita que Brian Hiatt fez à Riviera Francesa, em que conseguiu extrair boas informações e até algumas curiosidades da banda. Bono conta como aconteceu sua briga com Steve Jobs, que o fez procurar a Blackberry para patrocinar a 360 Tour. O que aconteceu com o prometido álbum Songs of Ascent e quais são os planos para a turnê de Songs of Innocence no próximo ano, entre diversas outras novidades.
Confira um trecho traduzido.

Comments are closed.