As bandas que o U2 poderia ter sido

As bandas que o U2 poderia ter sido

Primeiramente, olá UV’s!

Alguns talvez já ouviram falar de mim, e provavelmente já leram alguma das 4.285 páginas do meu diário de 5 anos!

Para quem não sabe o que estou falando, prazer! Meu nome é André, e sou eu quem escreve no Blog U2 Sombras e Árvores Altas, assinando como Holy Joe!

Muito antes de criar o blog, eu já acompanhava as notícias sobre o U2 através do site UltraViolet, e já lia o que era postado nos Fóruns da UltraViolet. Aliás, o conteúdo do fórum foi uma das inspirações para a criação do Sombras e Árvores Altas!

É muito difícil resistir à um convite de escrever sobre U2, então aqui estou, e agora vou invadir (com consentimento do grupo, claro), também a página da UV!

Então, chega de blá blá blá e vamos ao que interessa!

Obrigado pela recepção, e tenham uma ótima leitura!

Em uma das vinhetas editoriais do livro ‘North Side Story: U2 In Dublin 1978-1983’, que foi divulgado pelo U2.COM, o designer Steve Averill conta como ele sugeriu para o baixista Adam Clayton, o nome definitivo da banda:

“Eu os conheci por volta de 1977 ou início de 1978. Adam Clayton estudava na Mount Temple com o meu irmão mais novo. Por eu ter feito parte do The Radiators, meu irmão disse: “Tem um cara na classe que gostaria de conversar com você sobre estar em uma banda.”

… e então eles disseram: “Nós estamos pensando em mudar o nome da banda”. Eu achava que The Hype não era um bom nome. Eles disseram que gostavam de nomes como XTC, então eu fui embora e pensei sobre isso por uma semana e voltei com alguns nomes, incluindo U2. Eu expliquei na época que U2 era um avião espião, era um submarino alemão, e era também uma estação no metrô de Berlim. Você não precisa se preocupar com a lingua, nem nada. Funcionaria bem.”

Mas, vocês sabiam que Steve poderia ter sido o responsável por outro nome ao grupo? Após Feedback e The Hype, a banda poderia ter sido batizada definitivamente de ‘The Blazers’!

Steve confirmou isso em uma entrevista: “Sugeri apenas mais um outro nome para Adam, que foi um pouco em tom de gozação. Era ‘The Blazers’. Existiu uma banda de East LA que usou depois este nome, talvez por causa deste fato. Mas não era um nome tão ruim.”

Steve sugeriu U2, porque o nome tinha uma simplicidade gráfica e tinha força, e seria facilmente identificável no contexto mundial. Vinha também da expressão frequentemente utilizada “você também”.

Há uma outra curiosidade, que serviu de inspiração na escolha do nome, como revelou Steve certa vez: “O meu toca-fitas era um Sony U2”.

Steve se refere ao aparelho de som da Sony TC-U2 Stereo Cassette Deck, fabricado entre 1978 e 1980.

Apesar de Steve afirmar que sugeriu apenas mais um nome, além de U2, na biografia oficial U2 BY U2, Edge revela que Steve Averill entregou à eles uma lista com 6 sugestões de nomes para a banda, e Bono um terceiro nome que poderia ter batizado o grupo: “alguns dos nomes eram muito arrojados para mim naquele tempo e continuaram sendo. ‘Flying Tigers’ foi um deles.”

Aviação deveria ser uma obsessão de Steve naquela fase, já que ele sugeriu U2, por causa do avião espião americano U-2, pilotado por Francis Gary Powers, abatido a tiros enquanto sobrevoava a União Soviética, em 1960, e também por causa do U-2, submarino alemão servido durante a Segunda Guerra Mundial.

E a sugestão por Flying Tigers (Tigres Voadores), foi devido aos mercenários pilotos americanos que lutaram na China contra os invasores japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.

Seus esquadrões aéreos se tornaram mundialmente conhecidos e populares pela cabeça de tubarão pintada nos bicos dos aviões de caça P-40.

One Reply to “As bandas que o U2 poderia ter sido”

Comments are closed.