Flashback: U2 faz homenagem às “Mães dos Desaparecidos” no Chile

Flashback: U2 faz homenagem às “Mães dos Desaparecidos” no Chile

Por Andy Greene, para a revista Rolling Stone. Leia o artigo original em inglês.

[youtube http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KuFMoWV1cns]

A turnê PopMart turnê pousou em Santiago, Chile em fevereiro de 1998. Foi o primeiro show da banda no país, e como muitas pessoas não podiam pagar os preços dos ingressos, eles decidiram transmiti-lo ao vivo na televisão. O ex-ditador chileno Augusto Pinochet ainda estava servindo como Comandante em Chefe do exército naquela época e o estádio onde o show foi realizado (Estádio Nacional) foi na verdade usado pelo seu regime como um campo de prisioneiros após o golpe de 1973.

Inúmeros jovens foram mortos durante o golpe e a agonia de suas mães foi imortalizada na canção do U2 de 1987 “Mothers of the Disappeared” (“Mães dos Desaparecidos”). Com todo o país assistindo, U2 terminou o show de Santiago convidando as mães de luto ao palco para mostrar fotos de seus filhos e dizer seus nomes no microfone.

Antes de tocar “One”, Bono se dirigiu ao público. “Queremos agradecer a vocês por nos convidar ao seu lindo, lindo país”, disse ele. “E nós lhe desejamos um bom futuro. Mas para avançar para o futuro, às vezes você tem que lidar com o passado. Peço-lhe, senhor Pinochet, peço-lhe, conte a essas mães onde estão seus filhos. Só uma coisa. Diga-lhes onde estão os seus filhos para que elas possam enterrá-los, para que elas possam dizer adeus a eles, para que o Chile possa dizer adeus ao passado. Deus é o juiz. Por favor, dê os mortos de volta aos vivos.”

Nem todos no estádio ficaram emocionado com a exibição política. “Nosso público ficou imediatamente dividido”, disse Bono mais tarde. “Houve vaias e assobios e aplausos. Algumas pessoas no Chile acreditavam que o general Pinochet era um monstro necessário para conter o monstro maior, que era o comunismo. Algumas pessoas não queriam remexer o passado.”

Bono modificou ligeiramente a letra de  “One”, deixando de fora o verso “It’s too late tonight to drag the past out into the light” (“É tarde demais hoje à noite para arrastar o passado para fora para a luz”) e, em seguida, a banda encerrou o show com uma versão emocional e enxuta de “Mothers of the Disappeared” com as mães ainda no palco.

Apenas um mês depois, Pinochet se aposentou, e mais tarde naquele ano, ele foi preso em Londres, acusado de violações dos direitos humanos. Ele morreu em 2006 de um ataque cardíaco.

3 Replies to “Flashback: U2 faz homenagem às “Mães dos Desaparecidos” no Chile”

  1. O U2 precisa aprender com os Stones e o ACDC a fazer as pessoas se divertirem sem autopromoção através de suas “crenças” e sim com o puro Rock n Roll. Cristão convicto que não deixa escapar uma fã no palco!!

    1. Robert se como você mesmo citou tem o Stones e o ACDC fazendo isto para que o U2 repetir a mesma formula. Eles sempre foram assim, mesmo com a ZOO TV (que foi inspiração para o Stones e ACDC em termos de show de estádio), eles achavam tempo para os seu ideías quem dirá agora. Para quem não gosta tem várias outras bandas por ai. E isto não tem nada a ver com ser menos rock, Dylan que o diga,

Comments are closed.