As músicas do U2 farão parte da cerimônia episcopal chamada U2Charist, uma das sete cerimônias a serem realizadas na manhã de domingo no Dublin Irish Festival. Este é um dos maiores festivais irlandeses dos Estados Unidos e será realizado no parque Coffman, em Dublin, Ohio.
O reverendo Stephen Smith, da Igreja Episcopal de St. Patrick em Muirfield Drive, comanda a cerimônia que usa a música do U2 como hino nos últimos três anos.
“[Este costume] foi iniciado quase 12 anos atrás por um sacerdote em Rhode Island”, conta Smith, acrescentando que o padre viu um paralelo entre as Escrituras e algumas canções do U2.
“Algumas das letras têm mesmo a ver com as Escrituras, por que não usá-las?” ele comenta. “[A ideia] se espalhou por toda a Igreja Episcopal. Como eu toco guitarra, juntamos as coisas. E dá certo.”
A cerimônia comandada por Smith não é muito diferente dos demais cultos matinais de domingo; uma cerimônia mais contemporânea às vezes utiliza uma ou duas músicas do U2.
“É muito parecido”, disse ele sobre a cerimônia do Dublin Irish Festival. “De fato nós encurtamos um pouco a cerimônia, mas é um culto Episcopal normal. Há um sermão, lições e comunhão.”
Algumas das canções do U2 já usadas são I Still Haven’t Found What I’m Looking For, Pride e Where the Streets Have No Name.
“Usamos Pride durante a oferenda”, afirma Smith. “É sobre pessoas que se doam por aquilo em que acreditam. E tocamos Where the Streets Have No Name no final, pois mandamos pessoas para alguns lugares loucos onde se necessita de ajuda. Tentamos encontrar músicas que as pessoas conheçam e que transmitam mensagens. É divertido.”
A cerimônia episcopal U2charist será realizada às 10:45 no palco Shamrock Stage.
Fonte: Dublin Villager