Zooropa: As razões pelas quais o amamos

Zooropa: As razões pelas quais o amamos

Nesta semana, o álbum Zooropa completa 20 anos. Vamos dar início a uma série de especiais, com textos do Márcio Guariba. E pra começar, segue tradução de uma reportagem do site oficial do U2.

zooropa-capa

Era para ser um EP, talvez quatro músicas. Um tempo se abriu durante a turnê ZOO TV, em fevereiro de 1993, e a banda foi para o The Factory, em Dublin, por algumas semanas. No meio do caminho Bono teve um pensamento: “Se nós vamos ter todo o trabalho de fazer um EP, vamos nos esforçar mais um pouco e ver se a gente consegue fazer um álbum completo.”

E eles fizeram e este álbum está completando vinte anos. E segue abaixo as razões pelas quais o amamos.

O falsete – em Lemon

Improvável mas é verdade – É um disco do U2 que levou 12 semanas pra ficar pronto.

Tem Johnny Cash. The Wanderer está entre as parcerias mais legais que a banda já se envolveu. “Aquela voz. Não é subload. Eu não sei como ele vive, levando aquela voz com ele. É muito pesada.” (Bono que encontrou o pesado quando a banda tocou The Wanderer em Nashville na U2360).

Edge assume os vocais – Numb

Uma loucura boa ao contrário de uma loucura má – “O show terminaria às 11,” lembra Larry. Assim que nós saíamos do palco, íamos direto para o carro, direto para o aeroporto e decolávamos. Porque os shows eram na Europa, normalmente estavam uma, duas horas na frente, então estariam de volta a Irlanda lá pela meia noite, iam direto para o estúdio, trabalhavam por algumas horas, iam para casa e para cama. Havia alguns dias entre os shows, então voltaríamos ao estúdio à tarde, trabalho até a noite, acordava no dia seguinte e seguia para o aeroporto para voar para a próxima cidade. Foi um mês assim. Foi uma loucura, mas uma loucura boa ao invés de uma loucura ruim.

Stay (Far away, So Close) – o estrondo e a ruído

Algumas letras estão realmente lá – ‘Don’t change your brand/Don’t listen to the band/Don’t gape/Don’t ape/Don’t change your shape/Have another grape…’ (Numb)

zooropa-numb

Dirty Day – “Iggy Pop foi um influência grande em relação em fazer canções em performances. Esse realmente é o U2 em seu estado mais bruto. Eu vejo Charles Bukowski na minha cabeça e o tipo de conselho que ele dá, como ‘Sempre dê um nome falso’, (Bono em Dirty Day).

Shhhhh – “Depois de estar na estrada por um ano, nós queríamos algo mais silencioso.” (Adam)

Parábolas – “O Filho Pródigo retorna e recusa a oferta do seu pai. Ele vai embora e não volta”. Bono em The First Time, que começou com a leitura da Parábola do Filho Pródigo, escrito por Al Green.

zooropa_lemonnews

Algumas resenhas geniais – “Como um livro de memória escrito enquanto os aplausos ainda estavam ressoando, Zooropa é um conector, despachado no espaço do piscar do olho LED da tempestade multimídia.” (Guy Garcia, na revista Time)

Foi realmente mixado – O remix de Paul Oakenfold / Steve Osborne para Lemon se tornou um grande hit nos clubes, a primeira de uma série de músicas do Zooropa a ter um DJ / Produtor para renovar o som. Dois anos depois, Lemon, Numb e Stay estavam na lista de músicas de ‘Melon (Remixes para Propaganda)’, um edição limitada de um cd para membros do fã clube.

 

Fonte: U2.com

Por: Fernanda Bottini

 

UltraViolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2

UltraViolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

 

2 Replies to “Zooropa: As razões pelas quais o amamos”

  1. Amo Zooropa. Lembro-me de torcer o nariz da primeira vez que ouvi, mas já dava pra sentir que havia muito mais escondido no meio daqueles “novos sons”. Até hoje, toda vez que ouço, novas descobertas…

Comments are closed.