Paul McGuinness lamenta morte de Mark Fisher

Paul McGuinness lamenta morte de Mark Fisher

O empresário do U2 tinha uma longa e frutífera relação com o falecido Mark Fisher, arquiteto e designer de palco do U2 que morreu nesta semana. (Veja a notícia aqui / Depoimento do Edge)

paulmcguinness2

Segue declaração de McGuinness sobre o gênio Fisher:

“Eu conhecia o Mark em uma vida anterior. Antes de eu ser empresário do U2, em 1973 eu trabalhei num filme chamado Zardoz, feito na Irlanda pelo diretor John Boorman. É tipo um filme cult agora, sci-fi, Sean Connery, Charlotte Rampling estavam nele. Durante essa época, Mark Fisher era estudante na Architectural Association em Londres. Ele e uns outros hippies da Architectural Association trabalharam no filme construindo edifícios infláveis – era um set no futuro. Eu sempre achei que (as turnês dos Rolling Stones) foram onde eles desenvolveram a tecnologia, e John Boorman deve ter ouvido falar sobre isso e os trouxe. Essa foi a primeira vez que nos encontramos e alguns anos depois, ele surgiu no rock´n´roll. Nós começamos a trabalhar com ele em 1991 e desde então ele esteve em cada produção.”

 

Na turnê 360°

“O que aconteceu com aquela produção, nós só tocamos em estádios, e nós aumentamos a capacidade dos estádios ao redor do mundo em 20%. Infelizmente, porque nós esgotamos todos os shows em cada cidade que tocamos, as autoridades – o transporte, pessoal das rodovias, policiais – nunca levavam muito à sério. Nós dizíamos a eles: ‘Este não é apenas mais um show de rock lotado, não é a mesma coisa que um evento de esporte no estádio. É 20% a mais de pessoas, você tem que estar preparado para isso.’ E eles quase nunca estavam, houve muitos atrasos ao redor do mundo naquela turnê.

Mark realmente era um gênio, essa era a chave. Ele era um arquiteto com uma imaginação extraordinária. Algumas pessoas da produção de rock´n´roll são muito fixas em seus caminhos, a banda ou o artista vão a eles com uma ideia ‘Como posso executar isso?’ Alguns (designers de palco) dizem: ‘Oh, você não pode fazer isso, isso nunca foi feito antes.’ Mas Mark nunca foi assim. Ele transformou as ideias de todo mundo em realidade, em aço, madeira e lona. Ele construiu coisas maravilhosas pra gente.”

 

Fonte: Billboard 

Por Fernanda Bottini

One Reply to “Paul McGuinness lamenta morte de Mark Fisher”

  1. Lindo isso, enquanto nossos ouvidos estavam atentos as lindas melodias, os nossos olhos estavam observando as obras deste dos designer!
    Descanse em paz!

Comments are closed.