Show em Red Rocks completa 30 anos

Show em Red Rocks completa 30 anos

O lendário show do U2 em Red Rocks aconteceu há exatos 30 anos, em 05 de junho de 1983. Apresentação inesquecível, num lugar especial, tanto que virou um vídeo e dvd, posteriormente.

Sobre a escolha do local:

Adam: “Era um incrível anfiteatro natural. Do momento em que o vimos, nós pensamos: Algum dia nós tocaremos lá. Era muito fotogênico. Então, agora que nós íamos finalmente tocar em Red Rocks, em 1983, nós decidimos colocar todo o dinheiro que tivéssemos para fazer um filme, não que fosse muito dinheiro mesmo.”

Larry: “Só nos Estados Unidos você encontraria um lugar lindo no topo de uma montanha, onde você colocaria shows de rock. Tinha muito dinheiro envolvido, todo o dinheiro que nós fizemos com a turnê, tudo que estava no banco, basicamente. Nós sentimos que estávamos muito bem organizados, equipes de câmeras aprontaram tudo. Nós levamos iluminação extra de Hollywood, holofotes, todo tipo de equipamento. Aí no dia começou a chover.”

Exatamente, o que nem todos podem saber é que esse show quase não rolou. Isso mesmo, produtores queriam convencer a banda a mudar o local do show por causa do mau tempo.

Adam: “Nosso promotor do show estava indo para as rádios para dizer: O show está cancelado, nós iremos remarcá-lo para outra data, mas isso não era uma opção. Nós não tínhamos dinheiro para remarcar – era nossa única oportunidade. Então, nós demos entrevistas nas rádios dizendo: Nós sabemos que está chovendo agora, mas nós temos certeza que não irá chover quando o show começar. Então, por favor, venham.

De acordo com a entrevista ao Denver Post, em 2008, o produtor Barry Frey, relembrou que durante a manhã havia uns 15 a 20 fãs sentados na primeira fila e que Bono chegou e disse à ele: Está muito frio lá fora. Podemos dar a essas pessoas café e chá? Brian concordou e então, Bono saiu e serviu os fãs. Ele confessa que ficou surpreso com essa atitude. Uau, eu nunca vi um rockstar fazer isso em todos esses anos.





Larry: “Aqueles foram momentos de nervosismo, de roer as unhas; muitos da equipe estavam nos aconselhando cancelar, mas no verdadeiro estilo do U2 nós continuamos sem nos preocupar.”

Edge: “Nossa única concessão era que poderíamos fazer uma segunda apresentação em um lugar fechado em Boulder para quem não quisesse enfrentar todos aqueles problemas, mas nós íamos em frente independente de quem aparecesse. Nosso produtor, Barry Frey, não conseguia acreditar. Acho que ele nunca ouviu nada tão louco em sua vida, ir em frente com um show ao ar livre com o pior tempo possível, chuva e vento nas montanhas. Ele pensou que nós tínhamos perdido a cabeça completamente. Mas, com sorte, a chuva parou cerca de duas horas antes do show e ao invés daquele aguaceiro, tinha um tipo uma garoa, névoa no ar. Era como o gelo seco de Deus. A atmosfera estava visualmente incrível.”

Larry: “No final, a chuva nos ajudou. Fez parecer realmente extraordinário.”

Bono: “Estava um frio congelante. Tinha fumaça saindo das nossas bocas. Edge estava achando difícil tocar a guitarra porque suas mãos estavam duras.

Edge: “Você pode perceber se você assistir ao vídeo, que havia poucas tomadas da plateia. A razão pra isso é o que lugar só estava um terço cheio. Mas aqueles que estavam lá, verdadeiros fãs, estavam aliviados por nós estarmos tocando e nós estávamos muito satisfeitos em poder tocar, e isso ajudou a ser um show incrível.”

Bono: “Após o Red Rocks foi bastante divulgada porque todos nos viram tocando nesses grandes shows na América. Mas só havia, na verdade, umas 2500 pessoas lá. Estava chovendo muito e tinha uma nuvem sob a montanha e as pessoas não tinham certeza se o show ia ser mesmo cancelado, então elas não foram, aí estava com menos da metade da capacidade. Porém, do jeito que foi filmado parecia uma plateia enorme. Onde nós estaríamos sem uma lente grande angular?”

O show em Red Rocks acabou se tornando um dos mais importantes na carreira do U2, já que deu à banda o status de ser uma das melhores bandas tocando ao vivo. Sem contar a enorme popularidade que o vídeo trouxe. Sunday Bloody Sunday, por exemplo, ficou eternizada com o momento em que Bono diz “this song is not a rebel song” e ergue uma bandeira branca. 40 é outra música que até hoje, por muitas vezes, encerra os shows com o público cantando “how long to sing this song?” enquanto a banda deixa o palco. Isso só mostra o quanto esta apresentação foi importante na carreira do U2.

*Citações retiradas do livro “U2 By U2”

Por Fernanda Bottini


UltraViolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2
UltraViolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

É permitida a reprodução total ou parcial deste texto desde que obrigatoriamente citada a fonte.”

2 Replies to “Show em Red Rocks completa 30 anos”

Comments are closed.