Vídeo: Bono na Conferência TED 2013

Vídeo: Bono na Conferência TED 2013

O vídeo do discurso do Bono na Conferência TED 2013 foi disponibilizado hoje em sua totalidade.

No discurso, Bono chama por uma nova geração de ativistas baseados em evidências, ou “fativistas”, para ver que a injustiça da pobreza extrema pode chegar ao fim. Ele nota que a pobreza extrema global já foi reduzida pela metade nos últimos 20 anos e se permanecer nessa mesma trajetória, pode ser eliminada virtualmente em 2030. Chegar a ‘Zona Zero’ que menos de 5% da população mundial viverá na extrema pobreza.

Bono também destacou o incrível progresso no tratamento de AIDS, na luta contra a malária e a impressionante redução da mortalidade infantil – tudo nos últimos 10 anos. Comparado com uma década atrás, 7.256 menos crianças morrem diariamente de doenças evitáveis e tratáveis – isso é 2.65 milhões de vidas salvas todos os anos.

“Você já leu algo, em algum lugar na semana passada que é remotamente tão importante quanto este número?”, ele desafiou.

Bono avisa que o progresso que fizemos está em risco – chegar a ‘Zona Zero’ não é inevitável e ganhos poderiam ser revertidos. Ele incita o público a lutar contra a corrupção, a desigualdade, apatia e inércia na busca de capacitar as pessoas mais pobres do mundo.

Dirigindo-se à ameaça da corrupção, Bono diz que as ferramentas dos dados abertos e os serviços de redes sociais estão ajudando a deixar entrar uma luz. “Há uma vacina para isso também (corrupção)… é chamado de transparência.” Graças a dados abertos, Bono disse “Está ficando mais difícil de esconder se você está fazendo algo ruim”.

No discurso, Bono desafiou os expectadores a se tornarem “fativistas” (fato-ativista), que compartilham os fatos do progresso e ajudam na campanha por mais progresso – se juntando a grupos como a ONE. Ele também pede aos governos que continuem a financiar programas de sucesso no combate da pobreza extrema e doenças, como o Fundo Global Para Combater a AIDS, Tuberculose e Malária.

Para mais informações, visite a ONE.org

Fonte: U2.com

UltraViolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2
UltraViolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

É permitida a reprodução total ou parcial deste texto desde que obrigatoriamente citada a fonte.”

Comments are closed.