‘Miss Sarajevo’ de FTGU: U2.com Music Edition causa confusão entre Brasil e Argentina

‘Miss Sarajevo’ de FTGU: U2.com Music Edition causa confusão entre Brasil e Argentina

Quando o pacote ‘From The Ground Up: U2.com Music Edition’, o novo brinde para as assinaturas e renovações 2012/13 do site U2.COM começou a ser entregue para os associados, o site atu2 disponibilizou com exclusividade de uma foto, além do tracklisting e detalhes de onde as faixas escolhidas por The Edge foram gravadas.

No tracklisting divulgado por este site, a faixa ‘Miss Sarajevo’ foi gravada no Estadio Único de De La Plata, Buenos Aires, em 30 de março de 2011. Mas um dia depois, com a informação oficial do U2.com da lista de canções, surgiu uma divergência em relação à lista divulgada pelo site atu2: a performance de ‘Miss Sarajevo’ presente no CD não tinha sido gravada em Buenos Aires, mas sim em São Paulo, no show do dia 09 de abril, que já tinha uma faixa escolhida para o CD, a canção ‘In A Little While’.

Isto era mais plausível mesmo, já que no final da performance de ‘In A Little While’ em São Paulo, enquanto o comandante Frank De Winne recita no telão o último verso da canção, Edge já toca no piano os acordes iniciais de ‘Miss Sarajevo’. Com isso, a canção não sofreria um corte ou edição, como aconteceria se fosse utilizada ‘Miss Sarajevo’ tocada na Argentina. Mas por outro lado, o Brasil seria o único país a entrar com duas escolhas no CD, enquanto os fãs da Argentina não veriam nenhuma canção dos shows de lá, nas escolhas de Edge.

Foi então que começou a discussão: quem estava certo e quem estava errado nas informações? ‘Miss Sarajevo’ foi gravada no Brasil ou Argentina?

Então, vamos lá revelar o que causou esta confusão! Primeiramente, vamos ouvir a faixa anterior do CD ‘From The Ground Up: U2.com Music Edition’, da canção ‘In A Little While’ gravada em São Paulo:

https://soundcloud.com/u2tree/from-the-ground-up-12-in-a 

A performance tem 3 minutos e 35 segundos de duração, mas notem que ‘Miss Sarajevo’ se inicia em ‘In A Little While’, aos 3 minutos e 16 segundos. Edge começa a tocar o piano da introdução, ainda com o comandante Frank De Winne recitando o último verso de ‘In A Little While’, e Bono apresentando ele ao público. Tudo isso é o áudio de São Paulo. Então, o CD vai para a próxima faixa, ‘Miss Sarajevo’:

https://soundcloud.com/u2tree/from-the-ground-up-13-miss

Logo com 1 segundo de duração, ao som do piano de Edge, Bono diz “God bless you” e mais alguma coisa rápida, que é a continuação de Frank De Winne ao público de São Paulo. Ou seja, estes primeiros segundos de ‘Miss Sarajevo’ no CD é ainda do áudio de São Paulo. Então, após isso, a faixa sofreu uma excelente edição e a performance da música passa a ser do show em Buenos Aires.

Os trechos principais que comprovam isto ao ouvir a versão presente no CD com as escolhas de Edge são: no show em Buenos Aires, Bono em determinado momento canta “Here she comes”, e na parte do falsete ele mesmo faz “Oh Oh”. Em São Paulo, Bono neste mesmo trecho canta “Here she comes”, mas no falsete ele entrega o “Oh Oh” para o público cantar.

Na parte em italiano da canção, em São Paulo Bono cantou “Oltre i confini e le terre assetate. Dici che come filme. Giungera, l´amore giungera”. Em Buenos Aires, Bono cantou a sequência certa: “Oltrei e confini e le terre assetate. Dici che come filme. Come filme l´amore giungera”.

Com isso, definitivamente a performance de ‘Miss Sarajevo’ de ‘From The Ground Up: U2.com Music Edition’ foi gravada na Argentina, mas um pedaço da sua introdução foi gravada no Brasil.

Fonte: Sombras e Árvores Altas

UltraViolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2
UltraViolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

2 Replies to “‘Miss Sarajevo’ de FTGU: U2.com Music Edition causa confusão entre Brasil e Argentina”

  1. Apenas uma correção: não é “filme” e sim “fiume”, que siginifca “rio” em italiano. Faltou ainda o artigo “il” (il fiume, o rio). Faltou também o acento no verbo, o certo é “giungerà” (chegará).

Comments are closed.