Relembre ‘ATYCLB’ com interpretações de WALK ON e PEACE ON EARTH

Relembre ‘ATYCLB’ com interpretações de WALK ON e PEACE ON EARTH

Nem parece que foi há tanto tempo, mas o álbum ‘All That You Can´t Leave Behind’ está completando 12 anos.
Um disco entre os melhores do U2, que possui os sucessos ‘Beautiful Day’, ‘Elevation’, ‘Walk On’, ‘In A Little While’… Realmente um grande álbum!
Para celebrar a data, vamos relembrar duas interpretações de nossos queridos amigos.Suderland com ‘Walk On’ e Maria Teresa com ‘Peace On Earth’.

“Gostaria de mostrar aqui um estudo/pesquisa que eu fiz sobre “Walk On“. Acho-a linda tanto na melodia quanto na profundidade da letra, um espetáculo. É o tipo de música que tem brilho próprio e dá vida a um álbum. A melodia dela nos cativa muito, mas acho que a sua letra é o seu ponto forte, pois lhe dá uma grande carga emotiva.
Como o meu hobby é estudar as mensagens das músicas do U2, fiz isso também com “Walk On”. Reafirmo, fiquem à vontade para completar ou discordar da minha análise, Ok? Amigos, sigo essa linha de raciocínio baseado em pesquisas e nas muitas declarações do próprio Bono, como esta: “Deus nos dá nossa força e uma alegria que não depende de bebida ou drogas. Essa força acredito será a qualidade que nos levará ao topo da indústria musical. Espero que nossas vidas sejam um ‘testamento’ às pessoas que nos acompanham, e a indústria musical onde nunca antes houve tanta gente perdida e amarga se juntando num lugar fingindo estar se divertindo. Nossa ambição é fazer mais que boa música.” —Bono
Essa música foi dedicada a Aung San Suu Kyi, dirigente da oposição democrática birmanesa. É uma mensagem de fé para a Aung, para que ela nunca desista da sua luta social, mesmo diante das adversidades e da dureza dos corações de alguns homens. “Para mim, a fé em Jesus Cristo, que não está envolvida com justiça social, que não está envolvida com o pobre, não é NADA.” —Bono
Eis a origem do símbolo da Elevation Tour, a mala com um coração dentro. A mensagem é linda, forte e profunda ao ponto de tocar a nossas almas, como todo grande poema faz! Não é a toa que essa estrofe virou o símbolo da tour.

E o amor não é a coisa fácil
A única bagagem
Que você pode trazer
Não a coisa mais fácil
A única bagagem que você pode trazer
É tudo que você não pode deixar para trás”

O Amor é a mensagem central ensinada por Jesus aos seus seguidores “. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.”(Marcos 12:30-31). Para um cristão, tal qual o Bono, o amor é o maior e mais importante de todos os sentimentos. “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.” (I Coríntios 13:13). Love… Is all that you can’t leave behind.

E se as trevas estão a nos separar
E se a luz do dia dá a impressão como fosse um longo caminho
E se o seu coração de vidro parece que vai quebrar
E se por um segundo você voltar para trás
Oh não, seja forte. Walk on”

Essa estrofe fala das dificuldades que afligem um discípulo do amor (que são os homens que dedicam suas vidas para seguir a máxima de Jesus “Amai ao próximo como a ti mesmo”) na sua luta diária e da importância da persistência (“be strong”). Logo na primeira frase da estrofe vemos uma referência à Bíblia “E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. (Gênesis 1:4)”.
A mensagem é que quando os homens se depararem com obstáculos aparentemente intransponíveis, que eles persistam e tenham fé que conseguirão remover esses obstáculos. Para mim, a expressão “Walk On”, no contexto dessa música seria algo como um pedido para que os discípulos do amor (pessoas como Aung San) permaneçam na fé! Walk On = continue acreditando, nos momentos mais difíceis, continue acreditando e lutando. Creiam.

O que você tem, eles não podem roubar
Não eles não podem nem sentir isso”

Logo em seguida Bono fala da grande importância e valor que tem um discípulo do amor. Alguns desses homens, como o MLK, perdem até a vida em nome de suas causas humanitárias. Homens que possuem um coração simples e que procuram juntar tesouros no Reino dos Céus. Exatamente como ensinou Jesus no seguinte versículo “Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Mateus 6:20-21). Agora compare com o verso do Bono “O que você tem, eles não podem roubar. Não, eles não podem nem sentir isso”. Creiam e sintam como as coisas do Espírito são mais importantes do que as materiais. Creia e sinta/entenda quão forte são essas lutas e mensagens de amor ensinadas por Jesus, como vemos no versículo: “Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? (João 11:40)”.

Fique seguro a noite
Você está carregando uma mala de viagem para um lugar
Que nenhum de nós esteve
Um lugar que tem que se acreditar
Para poder ser visto”

Creio que a mensagem desta estrofe é que não devemos nos preocupar com as tribulações durante nossa vida, nossa viagem, pois com o amor em nossas bagagens chegaremos ao nosso destino, O Reino dos Céus. Lugar aonde nenhum de “nós” esteve ainda. E o Reino dos Céus, só pode ser alcançado por aqueles que creem nas mensagens de Jesus: “Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?” (João 11:40).

O que você possui
Você não pode negar
Não pode vender ou comprar”

Creio que o Bono está falando das coisas do Espírito, pois não podemos negar, vender ou comprar sentimentos como a fé e o amor. Esses sentimentos são frutos que plantamos e colhemos nos nossos corações.

Lar
Difícil de saber o que é
Se você nunca teve um
Lar
Eu não posso dizer aonde é
Mas eu sei que eu estou indo
Lar
É lá que a dor está”

Na primeira parte desta estrofe, creio que Bono fez uma pequena referência ao lar terrestre mesmo. Uma mensagem do tipo, ‘se você nunca teve um lar, uma família estruturada, fica mais difícil entender o que é um lar’.
Na segunda parte, o Lar que o Bono cita, acredito eu, é o Reino dos Céus, a morada dos filhos de Deus. Uma referência ao seguinte trecho da Bíblia: “Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:4-6).

Já o terceiro Lar, um dica do colega Flavio, é uma provável referência à Aung, pois ela está sofrendo muito, foi presa, no seu próprio país (Lar)por consequência de seu ativismo político.

Deixe isso para trás
Você tem que deixar isso para trás… …”

Aqui Bono expõe a necessidade do desapego de todos os sentimentos (egoísmo,soberba, ódio, etc.) e bens materiais que nos afastam de Deus, para queconsigamos terminar a nossa viagem e chegarmos ao NOSSO LAR, um lugar aonde oAMOR é lei máxima!!! Deixe tudo para trás, você só precisa do amor. As outrascoisas lhe serão acrescentadas. “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a suajustiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33).”

PEACE ON EARTH É TUDO O QUE NÃO PODEMOS DEIXAR PARA TRÁS

“O crítico de música Jim Walsh escreveu para o Pioneer Press, na semana passada, um maravilhoso
artigo com o título “In the wake of attack, ‘business as unusual’. O título faz um jogo depalavras com o ditado em inglês “business as usual”,que significa que a vida segue seu curso, tudo estácomo sempre. Nesse caso, em seguida ao ataque, avida também continua, mas não como sempre, por issoa palavra “unusual”. Trazemos uma tradução livre doartigo, cujo original pode ser encontrado em váriossites na rede. Os trechos da música estão em inglês,mas vocês encontram a tradução nessa mesma edição daSouth Zoo. Lembramos, ainda que trata-se do mesmoautor de outro artigo que divulgamos parcialmente emedições anteriores da South Zoo, chamado Believingin U2.

Logo depois das 11 horas da manhã de terça-feira, eu estava do lado de fora da sala de aula, na pré-escola de minha filha, conversando com uma mãe que tinha vindo para a escola mais cedo para pegar a filha dela. “Eu só quero tocar na minha garotinha”, ela disse.
Outra estava chorando. O vermelho em seus olhos combinava com o adesivo escrito Eu Votei que ela usava sobre o coração. Ela estava preocupada com seu marido, que estava no trânsito voltando do trabalho. Outras falavam sobre Pearl Harbor, vingança, racismo e sobre o que dizer às crianças.
Eu coloquei uma música para ouvir. Especificamente, eu coloquei All That You Can´t Leave Behind, o disco que tem me proporcionado mais orientação no último ano do que qualquer outra coisa que eu tenha ouvido ou lido. Eu fui direto para a faixa 8, Peace on Earth, e comecei a dirigir.

Heaven on Earth, we need it now,” cantava Bono,”I´m sick of all of this hanging around / Sick ofsorrow, sick of the pain / Sick of hearing, againand again, that there´s gonna be peace on Earth”.
Assim que as guitarras acústicas soaram e os órgãos repicaram, uma visão surreal inundou meu para-brisa,a manhã do Dia Internacional da Paz: um letreiroeletrônico em uma passarela na freeway gritando
 ”Centro Comercial da América Fechado”. Os rostos dospoucos outros motoristas ao meu redor pareciam decera. Por milhas eu procurei por sorrisos, um sinalde uma alma que não houvesse sido arruinada pelosacontecimentos da manhã.
 ”Jesus could you take the time to throw a drowningman a line / Peace on Earth”, cantava Bono; “Tell the ones who hear no sound / Whose sons are livingin the ground / Peace on Earth.

Eu sai da freeway e estacionei no acostamento da estrada para ouvir e observar. Uma mulher trabalhava em seu jardim. Um homem entregava flores em uma casa. Um homem fazendo jogging desviava de um caminhão da FedEx, uma mulher passeava com seu bebê no carrinho, um casal de punks estava sentado do lado de fora de uma cafeteria, o sol aparecia. Business as unusual.

No one cries like a mother cries for peace on Earth”, Bono cantava, enquanto um ônibus escolar amarelo forte passava. “She never got to say goodbye, to see the color in his eyes, now he’s in the dirt / That’s peace on Earth”.

Eu voltei a dirigir novamente e me achei indo direto para a igreja onde eu cresci, aquela em que eu gastei tantos anos rezando, onde eu não ia há anos. Quando cheguei lá, estava tudo tão quieto quanto as ruas estavam assustadoras. Eu sentei num banco da igreja bem atrás, e então fiz o que uma velha senhora, a única outra pessoa lá, estava fazendo: me ajoelhei.

De volta ao carro, Bono cantava, “Jesus this song you wrote / The words are sticking in my throat / Peace on Earth / Hear it every Christmas time, but hope and history won’t rhyme / So what’s it worth, this peace on Earth?”

Quando cheguei em casa , eu liguei a TV na CNN, abaixei o som e coloquei a música. A tela da TV mostrava a destruição e o caos e Bono, a quem alguns dos meus amigos odeiam porque eles acham que ele é um ego maníaco fazedor do bem, estava cantando sobre isso. Eu fiquei contente de tê-lo comigo.

They´re reading names out over the radio / All the folks the rest of us won´t get to know / Sean and Julia, Gareth, Ann and Breda / Their lives are bigger than any big idea. ”

Linda canção. Novamente, ela se chama “Peace onEarth”. Eu a ouvi pelo menos 30 vezes hoje, e nãofoi nem de perto suficiente, porque no meu jeito de pensar ela deveria estar tocando em toda estação derádio em todos os cantos do globo, 24 horas por dia,pelo resto daquilo que chamamos nossas vidas.”

UltraViolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2
UltraViolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

One Reply to “Relembre ‘ATYCLB’ com interpretações de WALK ON e PEACE ON EARTH”

Comments are closed.