“Fiquei impressionado com a coragem de Bono” sobre visita a Mali

“Fiquei impressionado com a coragem de Bono” sobre visita a Mali

Encontrei um texto interessante, no qual Bono é citado. O The Guardian divulgou esta semana a notícia de que os militantes islâmicos estão declarando guerra à música no norte de Mali.

Simplesmente eles estão proibindo a música e ameaçando os músicos. Só pra terem uma ideia, milicianos foram até a casa de membros do Tinariwen, grupo ganhador de Grammy. O músico que eles procuravam não estava lá, mas uma mensagem foi entregue à irmã dele: “Se você falar com ele diga a ele que se ele mostrar a cara de novo na cidade, nós cortaremos todos os dedos que ele usa pra tocar sua guitarra”.

A quadrilha ainda pegou da casa guitarras, amplificadores, caixas de som, microfones e bateria, encharcou com gasolina e colocou fogo.

“Cultura é o nosso petróleo,” diz Toumani Diabaté, músico que já colaborou com Damon Albarn e Bjork, para citar alguns. “Música é a nossa riqueza mineral. Não há um prêmio importante de música no mundo que não foi ganho por um artista de Mali”.

Em janeiro deste ano, Bono e sua esposa Ali visitaram o país e participaram do festival Du Art, em Timbuktu. De acordo com as notícias da época, a segurança foi reforçada porque a região tinha grande incidência de sequestros e assassinatos de turistas.

Segundo o Guardian, este então foi o último festival realizado em Timbuktu, já que a Al-Qaeda visava o local. No evento, Bono se juntou ao Tinariwen no palco e cantou uma música.

“Fiquei impressionado com a coragem de Bono e sua equipe,” diz Manny. “Ele pediu aos soldados que foram designados para protegê-lo para deixá-lo andar pela cidade livremente ou que fossem tomar um chá nas dunas. Mas eu fiquei me perguntando se não era um pouco loucura minha deixá-lo fazer isso. Eu quero dizer, Bono sequestrado! Imagine isso.” La Maison, o hotel em Timbuktu onde Bono ficou hospedado, agora é a sede do tribunal islâmico da cidade.

UltraViolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2
UltraViolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

Comments are closed.