Entrevista com Ralph Larmann: fotógrafo do livro ‘From The Ground Up’

Entrevista com Ralph Larmann: fotógrafo do livro ‘From The Ground Up’

O site U2tour fez uma entrevista com Ralph Larmann, fotógrafo do livo ‘From The Ground Up’ que será lançado em outubro, e que provavelmente será o novo brinde do site oficial do U2. (Confirmação ainda neste mês. Veja a notícia aqui no site da UV).

Foi publicada também, no mesmo site, uma resenha sobre o livro.

Os dois textos são bem grandes, por isso destaquei e traduzi aqui as partes mais relevantes de forma resumida.

Ralph, que além de fotógrafo é jornalista, e era baterista também, se interessou por entrevistar músicos.  Ele já estava no ramo há mais de 25 anos, já tinha lançado dois livros inclusive, e também fotos para a produção de Vertigo. Nesta ocasião, ele conheceu o Willie Williams e entregou um CD com fotos dos seus trabalhos. Somente dois meses depois, ele recebeu uma resposta por email com muitos elogios. Quando soube da turnê 360°, Ralph ficou muito interessado em fotografá-la. Ele manteve contato com Willie Williams, que o convidou para ir a Berlim fotografar o show e ainda disse que a banda estava muito ansiosa para conhecê-lo.

Ralph levou um equipamento mais atualizado para tirar fotos do show. Ele disse que foi um sonho receber um elogio do Bono. E depois nos dois shows em Londres, Ralph fotografou diretamente a banda e a produção. Algumas dessas fotos foram usadas para divulgação e pôsteres. A foto de Berlim ficou de capa oficial no programa da turnê.

O U2 gostou do jeito de Ralph tirar as fotos nos shows, por isso segui com a banda para a América do Norte. Ele usou câmeras especiais, principalmente duas Leicas, porque seu objetivo era fotografar esta turnê, com um palco único, uma produção superior aos padrões normais.

Ralph ainda contou que viajava junto com a banda e toda a produção. Ele disse que foi uma experiência gratificante, ainda mais por ser reconhecido por seu trabalho… ganhando a confiança do U2, que é uma ‘família fechada’, quer dizer, eles trabalham há anos com os mesmos profissionais. Ao mesmo tempo, são pessoas muito simples e normais, que não vivem fora da realidade, são “pé no chão”.

Sobre seu livro, Raplh falou que a ideia veio do Willie Williams. Na verdade, ele disse: “Esse livro não é meu, é definitivamente o livro da banda… É um livro do U2 e Dylan Jones, com a maioria das fotos tiradas por mim”. O show histórico de Glastonbury também foi incluído, pelo fato da banda ter muito orgulho em ter tocado lá e sem a ‘garra’.

O livro traz fotos em alta-resolução, de muito boa qualidade, e é diferente do ‘U2 Show’ porque havia um conceito por traz dele. Devido a isso, a banda se envolveu no projeto, Paul McGuinness escreveu o prefácio, e todos da produção fizeram parte. Há ainda o texto brilhante de Dylan Jones.

‘From The Ground Up’ é um documento que dá chance aos fãs de voltarem a experimentar a produção da maior turnê de todos os tempos, de uma forma que, em circunstâncias normais, não seria possível. Há declarações surpreendentes, pelo menos que não tinham sido ditas oficialmente antes, como “Não houve um single de No Line On The Horizon que empolgou a multidão”. Além disso, os protestos no festival de Glastonbury também são citados abertamente e sem uma tentativa de justificação. No fim, ainda há indagações sobre como seria a próxima turnê do U2. E a resposta do Adam parece ser a mais sensata: “Eu acho que nós não estamos preparados fisicamente para tocar ao ar livre na próxima vez. Nós faremos uma turnê em arenas, mas nós não temos ideia sobre como irá ser a produção até que as músicas e o conteúdo deste projeto estejam certos. Vamos despir a complexidade e nos focar mais na música e menos na produção. Pelo menos é assim que eu vejo”.

Fonte: U2tour. de / Fotos: Ralph Larmann

UltraViolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2
UltraViolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

Comments are closed.