Dia do cantor: Bono entre os 100 melhores do mundo

Dia do cantor: Bono entre os 100 melhores do mundo

No dia do cantor, Billie Joe Armstrong – vocalista do Green Day – fala sobre Bono, que ocupa o 32° na lista dos 100 melhores cantores do mundo de acordo com a Rolling Stone americana.

Nascido: 10 de maio de 1960.
Músicas chaves: ‘One’, ‘With or Without You’, ‘Where The Streets Have No Name’, ‘Beautiful Day’.
Influenciou: Eddie Vedder, Chris Martin, Tom Yorke.

“Eu descreveria Bono cantando como 50% de Guinness, 10% de cigarro – e o resto é religião. Ele é um cantor físico, como um líder de um grupo de coral gospel e ele se perde no momento melódico. Ele vai a um lugar fora dele mesmo, especialmente na frente do público, quando ele alcança notas altas. É de onde sua potência vêm – o puro, o natural Bono. Ele fala sobre coisas que ele acredita, seja sobre a economia mundial ou AIDS na África. Mas a voz vem sempre antes. É onde mora sua convicção.

Ele tem muitas influências.Você ouve Joe Strummer, Bob Marley, Otis Redding, Elvis Presley e até John Lennon.E ele tem a mesma classe de Robert Plant. É impressionante as notas que ele alcanças nos primeiros versos de ‘Sunday Bloody Sunday’. Mas é filtrada no coroinha irlandês. The Joshua Tree mostra a maestria que a voz de Bono tem e o que ele aprendeu com o punk, new wave e músicos americanos, como Bob Dylan. Nos momentos de calma em ‘With or Without You’, você consegue imaginá-lo sentando sob as estrelas. Então, quando ele volta com o refrão, de repente é uma chuva de granizo.

Muito da forma livre de Bono cantar vem do ritmo da banda e do sentimento de sinos da igreja do Edge tocando, a maneira como a guitarra canta naquele delay. Bono pode deslizar vocalmente sobre tudo isso. Mas é muito natural. E ele não tem medo de ir além do que ele é capaz, em algo bizarro como seu falsete em ‘Lemon’. Em ‘Kite’, em All That You Can´t Leave Behind, ele segura como se ele tivesse chorando de alegria.

Eu nunca tive a sensação de que ele estivesse manipulando a potência de sua voz para se exibir. Eles dizem que um submarino nunca vai no caminho inverso. Esse é Bono, sempre procurando por uma nova maneira de cantar. Essa é uma coisa que eu aprendi com ele: nunca descanse. Continue aprendendo e seja um bom ouvinte. Esse é o espírito de cantar – e ele tem isso definitivamente.”

Fonte: Rolling Stone

UltraViolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2
UltraViolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

2 Replies to “Dia do cantor: Bono entre os 100 melhores do mundo”

  1. Amei a descrição! A voz do Bonoé simplesmente incrível e é um dos motivos de eu ter me interessado pela banda! Pra mim ele é único, mesmo não tendo mais a voz de antes. Ele tem realmente uma forma diferente de cantar. E o que me fascina são cantores que demonstram paixão nas músicas. Grande Bono!

  2. Sempre considerei Billy Joe um completo babaca. Fiquei p… quando soube da parceria com U2. Mas essa definição fez com queessa criaturinha subisse completamente no meu conceito. Definição maravilhosa!!!

Comments are closed.