Bono: ‘transparência é a melhor vacina contra a corrupção’

Bono: ‘transparência é a melhor vacina contra a corrupção’

Bono, co-fundador da ONE, disse:

“Aqui é o lugar onde a borracha acerta a estrada (a ação começa a acontecer). Ou melhor, o petróleo, o gás, o cobre e os diamantes. Pra quem pensa que a corrupção é uma assassina tão grande quanto a AIDS, tuberculose e malária, esse é realmente um grande negócio. Como o Juiz Brandeis disse há muito tempo, a luz do sol é um verdadeiro desinfetante, ao qual eu gostaria de acrescentar que a transparência é a melhor vacina contra a corrupção.
Nós e os outros precisamos absorver os detalhes das regras da SEC (Securities and Exchange Comissions), mas reflete o motivo da legislação Cardin-Lugar ter passado em primeiro lugar: para usar a lei para oferecer algumas soluções reais para o mundo, transformando as vidas dos pobres.
Nós aplaudimos todos aqueles que, como os senadores Cardin, Lugar e Leahy, que trabalharam para isso. ONE e nossos parceiros na Coalizão Publish What You Pay (PWYP) vão continuar a chamar os líderes de Berlim a Beijing para aprovar leis semelhantes às que estão em vigor agora nos Estados Unidos.”

A emenda Cardin-Lugar de Extrativos de Transparência torna obrigatória para todas as empresas listadas nas bolsas de ações dos Estados Unidos (ou apresentando relatórios anuais com a SEC) que divulguem o que pagam aos Estados Unidos e aos governos estrangeiros por extrair petróleo e gás, e mineração. Significativamente, a SEC deixou claro que não vai fornecer isenções para quaisquer empresas ou países. Efetuando pagamento público, a regra vai: melhorar sensivelmente o ambiente de negócios, capacitar todos os cidadãos, especialmente na África, com informações valiosas sobre as receitas do governo que eles precisam para deixar os seus líderes responsáveis; e tornar mais difícil para os funcionários corruptos desviarem receitas de gastos com serviços essenciais, como saúde, escolas e água limpa.

“Esse é um grande dia,” disse o presidente e CEO da ONE Michael Elliot. “Estamos incrivelmente gratos aos senadores Bem Cardin, Richard Lugar e Patrick Leahy, como também os representantes Barney Frank, Maxine Waters e outros pela sua forte liderança bipartidária nesta medida inovadora. Nós agora incitamos a União Europeia para rapidamente para aprovar sua própria lei de extrativo de transparência e outras nações ao redor do mundo a seguir o exemplo, para que em breve tenhamos um verdadeiro comum, padrão internacional na transparência dos recursos naturais. Os líderes globais devem mostrar seu comprometimento para eliminar a extrema pobreza, garantindo que o vasto potencial de doação natural do mundo é aproveitado para melhorar as vidas de suas pessoas mais pobres.”

Fonte: ONE

UltraViolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2
UltraViolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

One Reply to “Bono: ‘transparência é a melhor vacina contra a corrupção’”

Comments are closed.