Bono confirmado em show de homenagem a Pavarotti

Bono confirmado em show de homenagem a Pavarotti

No dia 6 de setembro será realizado em Modena um concerto em homenagem ao tenor italiano Luciano Pavarotti. A data marca exatamente cinco anos de sua morte.

O show coincide também com o 20º aniversário da Fundação Pavarotti and Friends, criada para ajudar crianças bósnias.

Segundo o site italiano Net1News, já foram confirmadas as presenças de Bono, Sting, Laura Pausini e Andrea Bocelli.

Só lembrando que Bono escreveu a canção ‘Miss Sarajevo’ a pedido de Pavarotti. Em 1995, Bono e Edge, acompanhados de Brian Eno, se apresentaram com o tenor em Modena. Em 2003, devido a grande amizade, Bono voltou a cantar em Modena. Desta vez, ele cantou ‘One’ sozinho e ‘Ave Maria’ em um dueto com Pavarotti.

Em 2007, quando Pavarotti faleceu vítima de câncer, Bono escreveu uma carta que foi publicada no site oficial do U2. O título era assim: “Alguns cantam ópera, Luciano Pavarotti era uma ópera”.

Ninguém podia concretizar aquelas melodias acrobáticas como ele. Viveu as canções, sua ópera era uma grande mistura de alegria e de tristeza; surreal e terreno ao mesmo tempo; um grande vulcão de homem que cantava o fogo mas derramava-o com um amor à vida em toda a sua complexidade, um amigo grande e generoso.
Muito, muito divertido, o Pavlova que nós o costumávamos chamar.
Um manipulador emocional, se quisesse que alguém lhe fizesse algo, era impossível dizer não. Um grande elogiador.
Quando quis que o U2 lhe escrevesse uma canção, telefonou para ao nossa empregada, Theresa, continuamente, assim que, nós falamos sobre pouco mais em nossa casa.
Quando quis que o U2 fosse tocar em seu festival em Modena, viajou para Dublin sem anunciar-se com um grupo de filmagens, e parou-nos na porta. A sua vida e talento eram grandes, mas o seu sentido de serviço ao mais fraco e vulnerável era maior.
Nós escrevemos-lhe “Miss Sarajevo”. Ele tinha trabalhado na crise humanitária que era a guerra na Bósnia. Viajamos juntos num vôo da força aérea das NU para Mostar… todos nós muito sérios com capacetes de guerra, apenas quase atirados neste avião industrial com este grande homem que tem um grande pão com parmigiano de Reggio Emilia, “o mais melhor queijo no mundo” disse… só para fazer-nos rir.
Em Pesaro, a sua casa de verão, viveu uma vida quase boémia com um estúdio de gravação ajustado acima numa casa de anexo – mas fez todos os seus vocais no seu quarto… lá era uma rede pendurada entre dois pinheiros para uma siesta. Gostava de comer, de dormir e de então aquecer então as suas cordas vocais, embora me recorde que comia mais do que aquecia as cordas vocais. Quando pela primeira vez gravamos com ele, saí de lá bem mais pesado do que quando cheguei.
Intelectualmente curioso, não poderia deixar de furar a sua própria geração – amante de ideias novas, povos novos, novas formas de canções.
Um homem sexy cuja a vida se iluminou outra vez quando caiu se apaixonou por Nicoletta e enquanto prestava atenção quando Alice brincava no quintal. Amou muito todas as suas filhas. A tristeza de perder o seu único filho era o seu único silêncio.
Falei-lhe esta última semana… a voz que antes era mais alta do que o som de uma banda de Rock, era agora um sussurro. Ainda assim comunicou o seu amor. Completamente cheio de amor.
É isso o que as pessoas não compreendem sobre o Luciano Pavarotti. Mesmo quando a sua voz perdeu força, as suas habilidades interpretativas faziam dele um gigante entre alguns homens altos.”

Fonte: Notícia U2 Achtung / Tradução da carta Sombras e Árvores Altas

UltraViolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2
UltraViolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

One Reply to “Bono confirmado em show de homenagem a Pavarotti”

Comments are closed.