Turnê 360° decolava há exatos três anos

Turnê 360° decolava há exatos três anos

No dia 30 de junho de 2009, o U2 lançou sua estação espacial 360° em Barcelona. Foi o início de uma turnê que durou dois anos, com 110 apresentações, em 30 países, para um público de 7 milhões de pessoas. Com isso, a banda conquistou a marca de ter a turnê mais lucrativa de toda a história da música, arrecadando mais de $ 700 milhões de dólares.

Na estreia desta turnê, mais de 90 mil pessoas lotaram o Camp Nou com ingressos que foram vendidos em apenas 54 minutos.

O U2 apresentou ao mundo “The Claw” – A Garra -, que viraria o símbolo maior da turnê. Uma imensa estrutura metálica de 50 metros e 390 toneladas, que ocupava metade do gramado do estádio. “A Garra” foi inspirada na obra Sagrada Família, do arquiteto catalão Antoni Gaudi.

Além do mais, de forma inovadora, o U2 conseguiu trazer a plateia bem próxima da banda, com fãs ao redor de todo o palco. Este novo conceito de 360° proporcionou uma visão mais clara do show e permitiu a entrada de mais pessoas, o que possibilitou a redução dos preços dos ingressos.

O show começou com “Breathe”, do mais recente álbum ‘No Line On The Horizon’. O público teve a surpresa de ver Larry entrando primeiro e começando a tocar sua bateria sozinho. Depois vieram Adam e Edge e por último Bono. Deste mesmo disco, foram tocadas ao todo sete músicas. Bem diferente do que nós vimos aqui no Brasil em abril de 2011.

Os hits clássicos também não faltaram, além de outras canções que estavam meio deixadas de lado nas últimas turnês e que retornaram com força total. Destaque para “The Unforgettable Fire” e “Ultra Violet”.

Ao longo do show, o U2 fez uma homenagem ao cantor Michael Jackson que tinha falecido recentemente. Bono dedicou a ele a música “Angel of Harlem” e cantou trechos de “Man in the Mirror”.

A estação espacial do U2 também fez contato com outra estação espacial. Para comemorar o 40° aniversário da chegada do homem na Lua, Bono fez contato direto com a Estação Espacial Internacional, conversando com astronautas sobre o meio ambiente e a necessidade de se preservar o planeta.

Eles ainda seguraram folhas de papel, criando a frase “The future needs a big kiss”. O show praticamente parou neste momento, quando todos os membros da banda fizeram perguntas aos astronautas.

Outro momento emocionante foi quando Bono cantou “Walk On” para Aung San Suu Kyi. A líder birmanesa ganhou voz nesta turnê, aparecendo no telão gigante. Fora isso, o público e ainda várias outras pessoas (geralmente voluntários da Anistia Internacional) entraram no palco com máscaras dela. “Deixem seus rostos serem o dela,” disse Bono.

Durante o show, a banda pareceu estar muito feliz com o início desta nova turnê. Ainda mais porque puderam estar bem pertinho do público e sentir e emoção dos fãs.

“O U2 está sempre em casa quando nós tocamos ao vivo. Este é o lugar onde nossas músicas vivem,” Larry.

Set list: Breathe / No Line On The Horizon / Get On Your Boots / Magnificent / Beautiful Day / I Still Haven´t Found What I´m Looking For / Angel of Harlem / In A Little While / Unknown Caller / The Unforgettable Fire / City of the Blinding Lights / Vertigo / I´ll Go Crazy If I Don´t Go Crazy Tonight / Sunday Bloody Sunday / Pride (In The Name Of Love) / MLK / Walk On / Where The Streets Have No Name / One / Ultra Violet (Light My Way) / With Or Without You / Moment of Surrender.

Em comemoração a esta data e ao lançamento da compilação U22, o site oficial do U2 vai realizar o “U22 Day” com os fãs de todo o mundo. Saiba mais sobre como participar aqui.

Por Fernanda Bottini

UltraViolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2
UltraViolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

Comments are closed.