Aung San Suu Kyi: O triunfo do espírito

Aung San Suu Kyi: O triunfo do espírito

No próximo dia 18 de junho, Bono irá encontrar a líder birmanesa Aung San Suu Kyi para lhe entregar o prêmio da Anistia Internacional – “Embaixadora da Consciência” -, num show especial em Dublin.

Para comemorar este momento histórico de quem já foi tão homenageada pelo U2, resolvi resgatar esta reportagem de junho de 2001, do Independent, sobre a gravação do vídeo dela que foi exibido durante a turnê 360º.

Atrás do muro alto em uma estrada de Rangoon, uma antiga casa colonial senta-se em grandeza um pouco desbotada. Em algum lugar está  Aung San Suu Kyi tocando o piano. É um ritual diário, desenvolvido ao mesmo tempo pra passar a maior parte dos últimos 21 anos na prisão como líder do movimento para trazer a democracia para Mianmar.

Durante meus anos de prisão domiciliar, eu sempre desejei ser uma compositora, porque então eu poderia ter gasto o meu tempo escrevendo”, diz ela. “A música é muito mais universal do que palavras.”

É também uma forma de afirmar a própria liberdade em face de seus captores, que, apesar de fazerem um grande show de melhorar sua prisão domiciliar após as eleições amplamente desacreditadas em novembro passado, continuam a monitorar suas comunicações e viagens, de modo que ela raramente sai de casa exceto para visitar os escritórios do seu partido, a Liga Nacional pela Democracia (LND).

Eu não sinto qualquer liberdade”, explica ela.”Porque eu nunca me senti sem liberdade. Nunca senti que não era livre em todos estes anos, então o fato que eu não estou mais sob prisão domiciliar não faz eu me sentir mais livre.”Ela acrescenta, com um sorriso: “Eu sou muito ocupada.”

Hoje ela está ocupada, porque ela concordou em me conhecer e mais dois colegas, encomendados pela banda de rock U2 para filmar um curta-metragem para a sua turnê mundial. Até o momento o U2, que é destaque do Festival Glastonbury nesta sexta-feira, termina sua turnê 360º no mês seguinte, sete milhões de pessoas os viram tocar em 30 países. Se algum não estiver familiarizado com a Birmânia ou o seu Prêmio Nobel, na hora que a banda tocar sua canção “Walk On”, escrito para ela, eles vão saber quem ela é e o que ela representa. Muitos irão se inscrever para se juntar a Anistia Internacional ou a Campanha da Birmânia Livre.

Quando a prisão domiciliária de Aung San Suu Kyi foi revogada, era ideia do Bono secretamente fazer um filme para promover a causa dos milhares de prisioneiros de consciência que permanecem nas prisões birmanesas. Como algo a partir de um romance de espionagem, uma linha secreta de comunicação foi criada, e após várias falsas partidas nós voamos para a Tailândia para preencher nossas câmeras com fotos de  férias para a nossa “história coberta”. Obtenção de vistos turísticos em Bangkok, saímos para Rangoon, onde os nossos celulares não funcionam mais, onde e-mails são monitorados e recomenda-se cautela no caso “alguém está olhando”.

A LND, liderada por Aung San Suu Kyi, ganhou 82 por cento dos assentos nas eleições de 1990, mas os militares sempre se recusaram a transferir o poder. Depois de décadas de ditadura, o país tornou-se o mais pobre do Sudeste Asiático e também o mais paranóico – há inúmeras histórias de pessoas sendo presas por dizerem a coisa errada no lugar errado.

Como as comunicações com Aung San Suu Kyi são censurados e muitas vezes não conseguem chegar, não era inteiramente surpreendente que no portão de sua casa a equipe de serviço não estava nos esperando … e não estavam familiarizados com o catálogo U2. Felizmente, nossas credenciais foram rapidamente estabelecidas e um estúdio improvisado criado na sala de estar, incluindo um lençol verde colado na parede para criar uma “tela verde”, para pós-produção gráfica.

Depois de muitos anos, sou finalmente capaz de falar com você.”  Fluente, articulada e graciosa, Daw Suu, como todos a chamam, é uma presença natural e carismática na frente da câmera, mantendo seus bons olhares marcantes em seu 66º ano.

Vocês, que tal distância enviam apoio à Birmânia, nós agradecemos. Estudantes, professores, trabalhadores, mães, pais, irmãs, irmãos, fãs de música – fãs do U2 como eu. Quando você levantar suas vozes nós ouvimos, elas são mais altas do que qualquer banda de rock, do que qualquer exército. ”

Uma hora mais tarde, filmagem feita, ela se senta debaixo de uma enorme tela de seu pai, o general Aung San, o homem que liderou a independência da Birmânia, antes de ser assassinado em 1947, quando ela tinha apenas dois anos de idade. Ela é incentivada a ouvir notícias sobre as revoltas populares no norte da África. “Quando vejo as pessoas nos países árabes que fazem o mesmo tipo de coisas que os nossos jovens fizeram em 1988, mostrando o mesmo tipo de necessidades e o mesmo tipo de coragem e determinação para mudar suas vidas, então eu sinto que somos todos um, e isso aquece o meu coração.”

Foi em 1988 que ela voltou para a Birmânia para visitar sua mãe doente, deixando seu marido britânico e dois filhos no Reino Unido. Ela nunca mais voltou, percebendo que tinha que ficar ao lado dos monges como eles levaram milhares de pessoas comuns tentando derrubar os militares. Três mil manifestantes foram mortos e 10.000 presos e, apesar de mais revoltas populares, nomeadamente em 2007, os generais ainda conservam a sua permanência no poder.

Temos que trabalhar para a mudança o tempo todo”, diz ela. “Pode haver momentos em que sentimos que o que fizemos não tem realmente alcançado grandes resultados, às vezes pode haver regressão, mas isso não importa. O mundo não é um lugar estático, ele não deve ser estático. Devemos estar se movendo o tempo todo, movendo-se para trazer a melhor mudança, em vez de apenas ficar sentado ali e deixar as coisas acontecerem da forma como outras pessoas que não são tão desejosas que boas mudanças aconteçam.”

Ninguém vivo hoje é um símbolo mais reconhecido da resistência pacífica em face da tirania inflexível, e sua paixão pela revolução não-violenta é a mais notável, dado o sofrimento do povo birmanês e à prisão de muitos líderes pró-democracia. Mas sua convicção luminosa que trabalhar para o bem comum é o nossa melhor vocação é ofuscada por todas as dúvidas que passam. Ela deseja que mais jovens sejam politicamente ativo, mesmo que alguns considerem um “pouco chato”.

Eu não acho que é chato trabalhar para outras pessoas. Eu não acho que é chato pensar sobre como você pode melhorar a vida das outras pessoas. Eu não acho que o altruísmo é chato. Eu não acho que fé na liberdade é chato. Eu gostaria que as pessoas jovens entendessem que: estas coisas não são chatas em tudo, que estas são as coisas que tornam este mundo o tipo de lugar onde você pode moldar seu próprio destino ”.

Ela forma o seu próprio destino mais profundamente quando ela desafiadoramente optou por não deixar a Birmânia, sabendo que ela não teria sido autorizada a retornar se ela fizesse. Isso a faz singularmente qualificada para falar sobre liberdade, o assunto de suas duas palestras Reith, gravadas por uma equipe da BBC em uma missão posterior clandestina. Transmitido no final deste mês, eles exploram como a liberdade pode ser conquistada em seu próprio país e o que isso significa para a primavera árabe. Na conversa, é evidente que ela escolhe graciosamente para fugir das categorias impostas sobre ela por seus captores.

Eu tentei explicar para as pessoas que perguntam o quanto limitado nos sentimos na Birmânia”, diz ela. “Eu sempre digo que nos sentimos livres, aqueles de nós que têm seguido a nossa própria consciência – que é a maior liberdade. Nós não achamos que iremos falhar e não temos medo de tentar. O esforço em si é um triunfo, o fato de estarmos em curso há mais de 20 anos, que muitos dos nossos povos passaram por tão terrível vezes e ainda ainda estamos fazendo isso, vamos continuar. Isso em si é um triunfo, um triunfo do espírito. ”

E a liberdade não demorará para chegar à Birmânia, ela prevê, convidando o U2 para visitar e realizar “um grande concerto para comemorar a democracia”.  Músicos e artistas são poderosos agentes de mudança social, um ponto dramaticamente sublinhado quando outro ativista da NLD, Htin Kyaw, interrompe parando em inglês, para lembrar sua prisão de 14 anos. Em 2004, sua esposa contrabandeou uma cópia da revista Time para ele, que contava uma história sobre o U2 e “Walk On”. “Eu estava tão contente e eu derramei minhas lágrimas”, diz ele, com os olhos jorrando. “Eu perguntei a minha filha mais nova para enviar as letras na escrita, mas eu não sei as notas, então eu não posso cantar … mas estamos caminhando!”

Uma das palavras para as quais Aung San Suu Kyi é a mais famosa é a sua exortação para “use sua liberdade para promover a nossa”. Impressionado com a história de Htin Kyaw, o seu rosto se ilumina em explicar que aqueles no Ocidente que fazem campanha pela liberdade raramente percebem o poder que eles exercem. “Você não sabe o quanto isso significa quando [as pessoas] estão cortadas do resto do mundo, quando eles têm essa sensação de que realmente eles ainda são lembrados, que as pessoas sabem que eles estão lá.”

Em sua juventude, ela ri, todas as celebridades faziam “falem delas mesmas nas colunas de fofocas”.Hoje, ela sente que eles entendem que eles podem aproveitar a sua fama para o bem. “Bono é uma das pessoas que realmente começou esse movimento de artistas se envolvendo em questões de direitos humanos e questões políticas, o que é muito bom. Eu realmente acho que ele está à frente deste movimento, e agora cada vez mais artistas ecantores estão se envolvendo em questões humanitárias. Música e arte em geral têm o poder de mudar as pessoas, e as pessoas têm o poder de mudar a história. Eu acho que é como isso vai.”

Com muitas cópias das nossas gravações e vários esconderijos obscuros identificados para tirá-las da casa e depois do país, nós chegamos ao fim da nossa conversa. Nossos inconvenientes práticos são triviais comparando aos da população da Birmânia e ela insiste em destacar a solidariedade que ela compartilha com todos que trabalham pela liberdade. Ela aponta para os outros membros da NLD agora voltando a sua sala para seu uso convencional.

“A maioria das pessoas aqui tem passado um tempo na prisão,” ela diz. “Mas, bem, aqui estão elas. Isso em si é um triunfo.”

UltraViolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2
UltraViolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

Comments are closed.