Happy Birthday Bono – Uma homenagem

Happy Birthday Bono – Uma homenagem

Se você perguntar pra alguém que não é fã do U2 se ele conhece o Paul David Hewson, você acha que essa pessoa saberia de quem se trata? Quase certeza que não. Mas e se fosse falar: “Bono”? Aí, provavelmente ela iria reconhecer. Descrevendo assim, parece que estamos falando sobre pessoas diferentes. Na realidade, é a mesma pessoa que tem dentro de si diversos personagens, alter-egos, características às vezes tão distintas, mas que ao mesmo tempo no fundo são tão semelhantes e que remetem ao mesmo ser.

Hoje, 10 de maio, comemoramos o seu aniversário. Vocalista, compositor, roqueiro, superstar, investidor, ativista, bilionário, filantropo. Membro mais novo da família Hewson, formada por pai católico e mãe protestante – algo incomum na época -, Bono foi uma criança difícil e chorou até os 3 anos. Com a morte repentina do avô, enquanto comemorava bodas de casamento, e a seguinte morte da mãe no funeral dele, Bono sofreu muito. Esses fatos mudaram sua adolescência e seu jeito de ser pra sempre.

Mas aí veio o ano de 1976. Segundo o próprio, um ano muito importante na sua vida. Foi quando ele conheceu a Ali, que veio a ser sua namorada e depois esposa, e também foi o começo do U2. “Nada mudou muito desde então. Eu ainda estou com a Ali e eu ainda estou com a banda.” (citação do livro U2 By U2)

O U2 acabou sendo uma espécie de ‘salvação’, onde Bono abria seu coração pra desabafar e refletir sobre diversos temas que o cercavam e também podia colocar sua raiva e insegurança nas suas apresentações quando subia ao palco.

O garoto da região norte de Dublin conquistou o mundo. Hoje, aos 52 anos, Bono tem o respeito não só dos fãs do U2, mas também de políticos, religiosos, celebridades, empresários e qualquer pessoa que defenda uma causa social. Apesar de ter se tornado um rockstar mundialmente conhecido, conseguimos enxergar ainda um menino dentro dele, que continua morando na Irlanda e vivendo cercado pelos mesmos amigos da época de escola.

À frente do U2, Bono mostrou que além de cantar bem também mandava muito nas letras cheias de emoção ou engajadas. Suas performances com a banda, desde cedo, deixavam claro que ali estava alguém que iria brilhar e se tornar um verdadeiro showman. A rebeldia da juventude, a apresentação inesquecível no Live Aid, a americanização na fase The Joshua Tree/Rattle and Hum, a re-invenção da sua imagem como The Fly, Mirrorball e MacPhisto durante a Zoo TV, a continuação da ironia e crítica em PopMart, a ‘maturidade’ do seu engajamento nas turnês mais recentes… Simplesmente, não dá pra escolher um momento singular em sua carreira. E eu ainda espero ser surpreendida mais muitas vezes por este multi-homem no comando do U2.

Bono foi simplesmente além do esperado. Ele não se contentou apenas em fazer música pra divertir as pessoas, ele quis usar o seu instrumento de trabalho para ajudar a construir um mundo melhor, com mais justiça e igualdade social.

Desde cedo, a política e o engajamento social fizeram parte da história do U2 e principalmente da vida do Bono. Nem dá pra citar aqui todo o trabalho humanitário que envolve o U2, só isso seria tema de uma tese. Mas podemos mencionar alguns momentos, como a participação no grupo Band Aid e no single ‘Do They It´s Crhistmas?’ e as apresentações da banda no Live Aid (1985) em prol da África, quando Bono e Ali passaram quase 1 mês no continente africano acompanhando essa difícil realidade, e depois no Live 8 (2005) paralelo à campanha Make Poverty History, pedindo aos líderes mundiais o perdão da dívida externa dos países mais pobres do mundo. O empresário Paul McGuinness e os membros da banda foram premiados com o Prêmio Embaixador da Consciência pela luta pelos direitos humanos.

A participação na turnê da Anistia Internacional “A Conspiracy of Hope” (1986) também marcou a trajetória da banda. Outro destaque foi o show ‘Stop Sellafield’ (1992), durante a turnê Zoo TV, e que selou uma parceria com o grupo Greenpeace. Bono, ao lado do The Edge, também contribuiu com o projeto ‘War Child’ cantando a música “Miss Sarajevo” com o tenor italiano Luciano Pavarotti (1995). Isso deve ter deixado seu pai muito feliz, já que ele era um amante da ópera.

Indo para um tema ‘doméstico’ e que está na alma do U2, eles tocaram em Belfast (1998) trazendo ao palco os líderes políticos da Irlanda do Norte para promover a paz e acabar com os conflitos, dias antes do Acordo da Sexta-Feira Santa. Acompanhado de sua esposa Ali, Bono também dá apoio ao Chernobyl Children. Inclusive, a renda da música “The Sweetest Thing” foi revertida a este projeto.

Em 2000, Bono se juntou a Bob Geldof novamente na campanha do Jubilee 2000 pedindo a anulação da dívida externa do terceiro mundo. E dois anos depois co-fundou a DATA – Debt, Aids, Trade, Africa.

A partir de 2001, quem ganhou apoio incondicional do U2 foi a líder birmanesa Aung San Suu Kyi. A música “Walk On” é dedicada a ela, que participou da turnê 360° com depoimentos no telão e na forma de máscaras distribuídas para o público.

Bono e Edge compartilharam o palco com diversos outros artistas no concerto 46664 (número de prisão de Nelson Mandela), em 2003, para juntar forças nos esforços contra a disseminação da AIDS e do vírus HIV, que atinge grande parte da população africana.

Uma das organizações internacionais mais fortes até hoje em dia é a ONE, co-fundada por Bono em 2004, seguindo os moldes do Make Poverty History. A ONE é aliada a RED, que se junta à grandes empresas para vender produtos RED com o lucro todo destinado ao Fundo Global para apoiar a luta contra a AIDS, tuberculose e malária na África. Bono e Ali também criaram a EDUN (2005), uma marca de roupas com o objetivo de desenvolver o comércio com a África e encorajar os outros a fazerem o mesmo, usando matéria prima e mão de obra locais.

O trabalho humanitário de Bono rendeu muita exposição de sua imagem. Claro, há sempre algumas críticas negativas ao seu lado ‘messiânico / de salvador do mundo’. Mas ainda bem que ele não se deixa abater por isso. Pelo menos, ao contrário de muitos, ele coloca a mão na passa e luta pelo o que acredita. Seu engajamento o fez ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz e escolhido como Personalidade do Ano pela revista Time. Ganhou a “Medalha de Honra” no Chile e a “Ordem da Liberdade” em Portugal. Recebeu o título de cavaleiro, sendo nomeado honorário comendador da Ordem do Império Britânico. Isso só pra citar algumas das premiações que ele recebeu, tendo o reconhecimento pelo seu esforço e dedicação às causas sociais.

Por isso, o Ultraviolet-U2 fã clube está promovendo uma campanha em prol do GRAACC. Inspirados neste lado ativista do Bono, pelo sétimo ano seguido, nos dedicamos a arrecadar fundos em nome da instituição como forma de homenagear nosso ídolo e mostrar que os fãs do U2 também se envolvem e se importam. Aqui estão todas as informações necessárias de como fazer a sua doação: http://www.ultraviolet-u2.com/noticias/2012/05/01/campanha-comemore-o-aniversario-do-bono-ajudando-a/

Para finalizar, selecionei algumas mensagens dos fãs, que foram enviadas pelo twitter, desejando felicidades ao Bono. Se você não enviou sua mensagem, pode deixá-la também como comentário.

“Roses are red, violets are blue, Bono it’s your birthday, happy b-day to you.” (@lusaiden)

“Happy birthday Bono! New year’s Day!!” (@flaviohdf)

“Bono, continue fazendo a diferença entre os homens. Te amo para sempre.” (@BonoCristina)

“Bono, parabéns,no dia em que nasceste, certamente uma estrela brilhou mais intensamente no céu. Paz, Luz e Felicidades, sempre!” (@rossanalucia)

“Very happy ! or portuguese muitas felicidades, saúde e amooooooooooor 8-)” (@silviasen)

“#Felizaniversario #Bono” (@maira1503)

“Hi Bono, happy birthday to you, congratulations, we like you so much!” (@cafenaveia)

“A Happy Birthday to my favorite Irishman o/ God bless you always!” (@livbernardes)

“H-Bday Bono, Congratulations for you!!” (@marcelomelo08)

“Happy Birthday Bono! Thanks for change COMPLETELY my life, my dreams, my lifestyle … Long live to the King! #U2 #BONO” (@_spaceboy_)

UltraViolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2
UltraViolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

14 Replies to “Happy Birthday Bono – Uma homenagem”

  1. Obrigada Carol, MT e Drea!
    Lembrando que as fotos são do Ricardo Rocha.
    Parabéns pra ele também e aproveito pra agradecer pela parceria de sempre.

  2. Texto maravolhoso Fer! Trabalho impecável seu e do Ricardo! Parabéns!
    E feliz niver para aquele que é nossa maior inspiração: Bonão, feliz 52 meu veinho!!!

  3. Parabéns a todos!!! Especialmente ao Bono… ;D
    “Baby, baby, baby, light my way!!! “

  4. Linda homenagem a quem de fato merece.Parabens a esse grande ser humano,que, tendo tudo, resolveu compartilhar seu tempo,dinheiro e amor junto aos mais necessitados.”Its a beautiful day…Dont let it get away”.

  5. Parabéns ao nosso amado Bono!

    feliz aniversário!

    Fernanda, linda homenagem!! Parabéns pelo trabalho no fã-clube!  sorriso
    E ao Ricardo pelas imagens!

  6. O Bono é um cara brilhante.
    Qual outro artista do showbusiness mudou sua voz, sua interpretação, durante a carreira?
    Bono e … Bob Dylan, talvez. No início ele tinha uma voz/interpretação carregada. Depois começaram os sussurros e o auge com a emulação de velhos cantores de blues e country.  Quando tudo parecia definido, ele volta cantando em falsete. E depois começa a fumar e sua voz vai ficando rasgada e boêmia, quando então ele manda uma “In a Little Whilte” cheia de alma, com uma voz que corta suas cordas vocais.
    Antes de qualquer coisa, eu acho o Bono o melhor cantor de todos os tempos.
    Parabéns ao cara que se esconde atrás dos óculos.

  7. No dia 10 de maio de 1960 nasceu uma pessoa que com certeza iria mudar a vida de muitas pessoas. Digo isso pelo seu ativismo e pelo seu grande talento, os quais o tornaram realmente um grande homem.
    Por isso, Feliz Aniversário a um dos homens que mais admiro nesse planeta!!!feliz aniversário! Que ele continue sendo essa pessoa espetacular e rodeada de luz que ele é. E Be Strong, concordo com tudo que vc disse! Não é à toa que ele me impressiona a cada disco… rs.aprovado
    Tudo de bom pra ti Bonão! Que Deus continue iluminando seu caminho e o da sua filhota Jordan!!! Deve ser uma festa pai e filha fazerem aniversário juntos! hehehehe
    Love you too much!sorriso

  8. parabéns ao Bono  e a Jojo pelo dia de hoje. é um dia especial não só pra família Hewson mas pra todos nós fãs do u2. q Deus continue iluminando eles. em especial o Bono nosso ídolo tão amado. q Deus continue ilminando ele nesse caminho q ele segue tão lindamente. um filho,marido,pai,idolo mundial,ativista,enfim,um grande homem, uma grande pessoa. parabéns Bono!!!!!!!!

  9. Olá Uvs!
    Obrigada colegas pelo texto compartilhado!
    Parabéns para esse ser iluminado por quem amo tanto!
    feliz aniversário!

  10. Parabés bono que o senhor jesus te matenha sempre com forças e com essa
    garra que vc tem felizzzz aniversariofeliz aniversário!

Comments are closed.