My U2 Playlist direto do site do U2

My U2 Playlist direto do site do U2

Caroline van Oosten de Boer é a editora fundadora do U2log.com (2000-2011) e autora do livro “U2 Live: A Concert Documentary”.

Foi “New Year´s Day” do War, em 1983, que a apresentou a banda enquanto ‘a agonia, êxtase e catarse’ de Moment of Surrender, em 2009, ela acha, pode ter sido ‘o melhor momento’ da banda. Ela já viu o U2 ao vivo mais de 60 vezes e hoje mantém os fãs atualizados pelo twitter @u2log.

Nós pedimos a Caroline para vasculhar no seu catálogo, colocar os b-sides no toca-discos e vir com a sua U2 Playlist.

1 – New Year´s Day – War
Esta é a canção que me fez tomar consciência do U2, sem saber o seu nome, quem eles eram, de onde vinham e o que representavam. Eu estava na faculdade, fui a boates e ouvi duas músicas pelas quais tive simpatia: Rock the Cabash do The Clash e esta. Ainda me dá uma emoção toda vez que eu as escuto ao vivo.

2 – Two Hearts Beat As One – War
Uma coisa que me chama a atenção ouvindo ao War é a incrível energia nervosa que muitas canções têm. Surrender, Like A Song e The Refugee são implacáveis e também Two Hearts Beat As One. Existe um bootleg com 13 takes diferentes de estúdio desta música. Só para masoquistas.

3 – A Sort of Homecoming – The Unforgettable Fire
Eu escolhi esta pela faixa título do álbum e Wire, ambas estão no alto do meu ranque de uma longa lista. Escutar agora é enriquecedor, alegre e esperançoso como senti há 28 anos, quando eu coloquei a agulha para tocar. Como The Unforgettable Fire era mais ou menos minha apresentação ao U2 (além da citada New Year´s Day), eu não tinha preconceitos quando eu comprei o LP, mas a diversidade sonora deve ter assustado um pouco os fãs mais velhos.

4 – Red Hill Mining Town – The Joshua Tree
Eu comprei o The Joshua Tree em K7 durante uma parada em Toronto, na semana em que foi lançado. Andando por um shopping com esse álbum nos fones de ouvido, na hora eu fui para Red Hill Mining Town – não é minha música favorita do álbum, que é Exit – eu percebi que eu não sabia onde estava ou o que estava fazendo – eu me perdi na música e tive que encontrar um lugar pra me sentar. São as palavras ditas “we’ll scorch the earth, set fire to the sky, we stoop so low, to reach so high” que me levaram de volta a 87, quando foi possivelmente o ápice do meu fanatismo incondicional, eu fiz os meus primeiros amigos do U2 e vi a banda ao vivo pela primeira vez…

5  – 6 – 7 – Walk to the Water, Luminous Times (Hold On To Love) e Deep In The Heart
Em dias singulares, Walk To The Water é minha música favorite do U2 de todos os tempos.“He said he was an artist, but he really painted billboards” é uma frase que continua a me confundir e diverter.Em letras grandes maiúsculas. Se fosse por mim, e se não me engano, The Edge, esses três lados-B teriam formado o coração do The Joshua Tree. Então, o álbum poderia ter sido “The Unforgettable Fire Part 2”, o U2 não teria rachado com a América, o U2 não teria alcançado as alturas da fama ou andado com super modelos, e então a banda ainda poderia ter sido só sua e minha e escutar a música deles no rádio poderia ainda ser uma surpresa e fazer o peito encher de orgulho. Você sabe, na “terra do bizarro”.

8 – A Room At The Heartbreak Hotel
Enquanto Angel of Halem tem uma melodia cativante, eu amo o lado-B deste single, é em contrapartida mais escuro: o outro lado do Sonho Americano. Menos dos “Chifres de Memphis”, mais do drama. Ela encaixa muito bem com o maravilho lado-B do Joshua Tree mencionado acima.

 9 – Night And Day
A única cover na lista.Se nós tomarmos a interpretação de Sinatra como ponto de partida – e eu amo Sinatra – aqui é onde o U2 melhora a sua versão: eles trazem a “noite” na música. Onde Sinatra canta romanticamente, Bono encontra o seu perseguidor interno e vai para um total desespero, com excelentes resultados.

10 – Love Is Blindness – Achtung Baby
Eu já escrevi aqui antes sobre minhas restrições iniciais com o Achtung Baby, mas a última faixa sempre foi a minha favorita. O U2 abraça as tradições europeias nessa balada de piano, com quase uma abertura clássica e sensibilidade no estilo de Brel.

11 – The First Time – Zooropa
A versão de Bono da parábola do filho pródigo ambiguamente reflete em sair, não voltando pra casa e diferentes tipos de amor. Vocais seguros contra levemente inquietante música de fundo é um estado de espírito que continua na próxima canção de Zooropa, Dirty Day.

12 – Miami – Pop
O que? Eu ouvi você. Você odeia essa música. Muito justo. Talvez não seja a melhor música do álbum, mas você deve tê-la visto ao vivo. Na estrada, essa canção pequena e estranha se transforma no veículo perfeito para Bono exibir toda a sua extensa habilidade de atuar: segurando com sua camisa de pavão, com sua Clockwork Orange encontra Ulster Orangeman, girando um guarda-chuva de estrelas e listras. Tendo em conta que a banda estava tocando na semana em que Gianni Versaci foi assassinado em Miami Beach, isto estourou nossas cabeças completamente quando o vimos fazendo isso. – algumas das melhores lembranças que eu tenho de ter o U2 ao vivo com meus amigos. Pra mim, Popmart foi a melhor turnê, e Miami/Bullet The Blue Sky/Please juntas foi um enorme coração da trevas.

13 – Please – Pop
‘Stop fighting, please, let’s talk, please?’ é como calmamente Bono inicia Please para o público na abertura da Popmart em Rotterdam. Em seguida, ele soltou sua ira. O que me atrai nessa música, além do vocal incrível, é o arranjo de Craig Armstrong.

14 – A Man And A Woman – How To Dismantle An Atomic Bomb
Se há um tema para esta playlist é que ela revela o que eu gosto de melhor no U2: drama, atmosfera, ternura, raiva. E depois há a melodia, que esta música tem de monte. Se você dividir as canções do U2 em estações, esta, Staring At The Sun e Electrical Storm representariam o verão. E no mundo do U2, o verão aparentemente iguala conflito e compromisso, e músicas maravilhosas.

15 – Moment Of Surrender – No Line On The Horizon
Sete minutes e meio de agonia, êxtase e catarse. O melhor momento do U2 veio com o décimo segundo álbum. Eu estou com Eno, eles nunca deveriam cortá-la por tempo e deveria ter sido o primeiro single. Ela teria sido um grande chute no traseiro no espaço de tempo das rádios.

Confira a U2 Playlist de Garret Jacknife Lee: http://www.ultraviolet-u2.com/noticias/2012/03/31/u2com-relembra-my-u2-playlist/

Confira a U2 Playlist de Daniel Lanois: http://www.ultraviolet-u2.com/noticias/2012/04/16/u2-playlist-com-daniel-lanois/

Tradução – U2.COM

5 Replies to “My U2 Playlist direto do site do U2”

  1. Sensacional… Adorei a playlist e os motivos dela… Melhor coluna do U2.COM em muuuuuuuuito tempo…

  2. Fiquei com medo dessa Caroline! Parece que leu meu pensamento. Concordo com um monte de música aí de cima!

  3. A minha seria; “The Ocean” / “Gloria” / “Drowning Man” / “Promenade” / “In God’s Country” / “Heartland” / “Dancing Barefoot” / “All I Want Is You” / “Bad” (Ao Vivo) / “The Fly” / “Love Is Blindness” / “Stay” / “Dirty Day” / “Your Blue Room” / “Please” (Ao Vivo) / “In a Little While” / “No Line On The Horizon”… O porque? Só quando eu tiver tempo…rss

  4. Me pareceu bem coerente. Já vi fã fazendo lista cheio de faixas Lado B/Não-lançadas só pra mostrar que conhece mais que os outros.
    O que tenho escutado com mais euforia do U2 recentemente inclui “With A Shout”, “Like A Song”, “Wire”, “Exit”, “If God Will Send His Angels”, “White As Snow”… Claro que tem várias outras que gosto muito, mas essas me fazem fugir do protocolo da tracklist de um CD.
    E “Miami” é o patinho feio do U2: Ou você odeia, ou você adota.

Comments are closed.