Turnê 360° no Brasil – 1 ano

Turnê 360° no Brasil – 1 ano

O tempo passa muito rápido mesmo, não acham? Parece que foi ontem que nos preparamos pra estar em mais uma turnê do U2. Os ingressos para turnê 360°, aqui no Brasil, foram vendidos em dezembro de 2010 e os shows só aconteceriam em abril de 2011. A espera parecia longa, a ansiedade foi grande e agora já estamos comemorando um ano da passagem da maior turnê do mundo ao nosso país. E não é exagero de fã não. A 360° acabou se tornando a turnê mais lucrativa que já existiu, arrecadando mais de $ 736 milhões de dólares e sendo vista por um público superior a 7 milhões de pessoas. Marcas que entraram para a história da música.

Nesta primeira parte vamos relembrar os shows. O U2 tocou no Brasil nos dias 9, 10 e 13 de abril. Mas dias antes, muitos fãs já estavam acampados na porta do estádio do Morumbi e sentiram um pouquinho do que poderia estar por vir, ouvindo a passagem de som da banda enquanto estavam na fila. A expectativa para os shows só aumentou.

Claro, nem dá pra descrever toda a emoção de estar presente em mais um show do U2. Com certeza, teve fã que viu a banda de pertinho pela primeira vez e teve fã que teve a oportunidade de estar em muitos outros shows. Não importa. Naquele momento em que a banda pisa no palco, o coração de todo mundo bate mais forte na mesma sintonia ou simplesmente quase para de bater. Estou certa de que todos ficaram maravilhados com apresentações fantásticas, cada dia com a sua peculiaridade, onde a banda e o público se tornaram um só.

DIA 9 – “São Paulo da garoa, São Paulo terra boa”
A primeira surpresa da noite veio até antes do show começar. A clássica “Trem das Onze”, do grupo Demônios da Garoa, foi tocada antes da já tradicional e esperada “Space Oddity” do David Bowie, que prepara a entrada da banda. O estádio inteiro cantou dando as boas-vindas aos irlandeses. Aposto que quem não gostava desta música mudou de opinião depois deste show ou pelo menos vai lembrar do U2 toda vez que ouvi-la.

Sendo o primeiro dia, obviamente, creio que todos ficaram encantados com o palco, a garra, a dimensão do telão cilíndrico, as luzes e cores que foram projetadas até no céu. A cada música, o show ficava melhor.

No primeiro show, o U2 emocionou os 90 mil fãs. Lembrando alguns momentos, pudemos cantar “Feliz Aniversário” e “Help”, dos Beatles, a ninguém menos que Jullian Lennon. A banda não deixou de fazer uma homenagem também às crianças assassinadas, dias antes, na escola Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro. Os nomes dos estudantes foram exibidos no telão em “Moment of Surrender”. Como esperado, o U2 dedicou “Walk On” para Aung San Suu Kyi enquanto voluntários da Anistia Internacional tomavam o palco com velas acesas. Bono ainda pegou uma garota da plateia e a fez declamar a letra de “Carinhoso”, de João de Barro e Pixinguinha.

DIA 10 – Zooropa
O show de domingo foi considerado por muitos a melhor noite. Primeiramente, foi com esta apresentação que o U2 bateu o recorde dos Rolling Stones, tornando a ‘360° Tour’ a maior turnê da história.

Por outro lado, os fãs puderam se deliciar com “Zooropa”. A música foi tocada pela primeira vez na íntegra ao vivo. Na verdade, não foi algo tão inesperado pois muitos fãs já haviam a escutado na passagem de som. A expectativa era para a primeira noite, mas acabou acontecendo mesmo no segundo show. Que privilégio!

Outras mudanças no set list foram “Pride (In The Name of Love)”, “North Star”, “Ultraviolet”, mais do que especial para o nosso fã clube, e “Out of Control”, que não era tocada desde 4 de dezembro de 2006. Além disso, “Trem das Onze” deu lugar à “A Minha Menina” dos Mutantes, no início do show. O U2 presenteou os fãs com um show impecável.

DIA 13 – Seu Jorge
Último show da turnê 360° no Brasil. O diferencial deste dia foi a participação especial do Seu Jorge. Ele tocou com o U2 a música “The Model”, do Kraftwerk. O cantor já havia gravado esta cover, original de 1978, no seu disco “Seu Jorge e Almaz”.

Este show foi transmitido via streaming para todo o continente. Novamente, “Pride” e “Zooropa” entraram no set. “Get On Your Boots” foi dedicada ao jogador Ronaldo, que estava presente no Morumbi. Como de costume, uma fã foi chamada ao palco e, desta vez, leu a letra de “Beautiful Day” traduzida. Apesar da voz desgastada, Bono cantou com o coração e não decepcionou os fãs brasileiros, que se emocionaram com esta última apresentação.

Conclusão: três shows espetaculares, com o repertório modificado a cada dia, variando de 23 a 25 músicas. Nas três apresentações, o U2 começou o show com “Even Better Than The Real Thing” fazendo um resgate do Achtung Baby, que completou 20 anos no ano passado, e de vários hits ao longo da sua carreira.

A turnê, que começou em junho de 2009, foi se transformando com o tempo. Nossa amiga Ana Vitti pôde assistir aos shows em Dublin e resume bem a diferença da experiência vivida aqui no Brasil. No início da turnê “a banda estava muito focada em promover o No Line On The Horizon e tivemos um set list repleto de músicas desse CD. Já nos shows de São Paulo, as músicas do No Line foram dando lugar a outras músicas. Ficaram mantidas “Get On Your Boots”, “Magnificent” e “Moment of Surrender”. Em compensação, pudemos ouvir “Zooropa” e “Out of Control”, aparições raras”.

Leiam também o depoimento do membro da UV, Cristiano Bayer – http://temuh.tumblr.com/post/21066781239/essa-foi-a-ultima-foto-daquela-noite-enquanto-o

A nave espacial esteve em todos os tipos de lugares interessantes e nós falamos a verdade quando dissemos que viemos até aqui para ver vocês. Normalmente nós cantamos para a nossa plateia, mas aqui a nossa plateia canta para nós. Normalmente nós fazemos o show para a nossa plateia, mas aqui vocês fazem o show para nós.” U2

7 Replies to “Turnê 360° no Brasil – 1 ano”

  1. Obrigada por nos preparar essa materia!
    Esta difícil, muito difícil segurar a emoção!
    1 ano de um sonho sonhado e realizado!
    Beijão!

  2. ahhhh.. que saudades!!!
    mesmo depois de ter assistido 3 shows na terra santa (Dublin) e 3 shows na Argentina, tê-los na MINHA terra é uma emoção única. Eles amam o Brasil e nos os amamos incondicionalmente.
    Muitas “adras” rolando agora de saudades….

  3. Adoro a citação no final. São coisas como esta que me deixam feliz. apaixonado

    Ah, segundo show, você foi tão bom. Pena que no terceiro eu comecei a passar mal bem na hora em que começou.

  4. Outra beleza: os balões verde-amarelo que foram em direção à banda em “Where The Streets Have No Name” no dia 9.
    E replicando Msa., shows fora do Brasil tem seus encantos, mas nada é como ver na nossa terra.

  5. Parabéns Fernanda, muito legalo teu trabalho aqui no site, gostei de todos os reviews que li até agora.
    abs, MT

Comments are closed.