20 anos de ZOO TV

20 anos de ZOO TV

No dia 29 de fevereiro de 1992, o U2 iniciava a turnê ZOO TV em Lakeland Arena, Flórida, nos Estados Unidos. A turnê que estreava um novo modo de ser da banda, com um palco high-tech, reinventou o estilo do U2 e, consequentemente, o espaço dos shows, incorporando imagens e aumentando a performance para a platéia.

Larry: “Nós queríamos muito fazer algo que nunca tinha sido visto antes, usando TV, texto e imagem. Foi um projeto enorme e muito caro. Nós nos permitimos sermos levados pela nova tecnologia.”

Naquela noite, o U2 abriu o show tocando direto 8 músicas do Achtung Baby, num total de 10 durante todoa noite. Sobre o álbum, Bono afirmou: “É o som de quatro caras derrubando a árvore Joshua” (referência ao The Joshua Tree).

Bono disse a imprensa depois do show: “Nós podemos perder algumas das ‘crianças pop’, mas… nós não precisamos delas.” Vejam no vídeo abaixo:

Foi uma resposta também aos críticos, encarnando personagens como The Fly, Mirrorball e MacPhisto. De forma irônica, Bono revelou: “Cansei de bancar aquele otário segurando uma bandeira de paz, para assumir meu lugar verdadeiro de estrela.”

“Nos anos 80, nós tentamos ser nós mesmos mas falhamos quando as luzes acendiam. Na ZOO TV nós decidimos nos divertir sendo outras pessoas, ou pelo menos sendo versões de nós mesmos,” afirmou Bono.

Dois dias antes do show, a banda fez um ensaio geral e sobre isso Adam disse: “Nós estávamos em Lakelands por alguns dias fazendo ensaios gerais e se entendendo com os equipamentos. Eu me lembro do momento em que as roupas chegaram e, finalmente, nós vimos Bono como The Fly.”. Deem uma olhada no ensaio de “Zoo Satation” em 27 de fevereiro de 1992:

Edge revelou: “Havia uma sensação enorme de empolgação lá, no início da turnê ZOO TV. Nós sabíamos que estávamos fazendo algo que ninguém nunca tinha feito antes.”

Uma característica marcante desta turnê foram os telefonemas que Bono costumava fazer, desde a Casa Branca até pedir pizzas para toda a plateia. A tecnologia estava sempre presente, com os carros Trabants pendurados no palco, inovando nas transmissões via satélite, zappiando pelos canais de TV, fazendo links direto com outros lugares.

Larry: “Muita gente estava com medo de que o U2 tivesse perdido a consciência porque nós estávamos vestidos de forma irreverente e kitsch com todo o exagero de um rockstar. As pessoas pensaram que nós tínhamos abandonado o passado. Realmente, nós abandonamos nossas inseguranças. Isto deve ser a coisa mais política que nós já fizemos.”

Edge: “ZOO TV não era uma peça de cenário, era um estado de mente. Estava constantemente envolvendo e mudando e absorvendo novas idéias. Se você comparar a abertura da leg indoor, na América, em Fevereiro de 1992, com o final da turnê outdoor, em Tóquio, em Dezembro de 1993, mal consegue reconhecer que é o mesmo show. Nós mudamos conscientemente para cada parte do mundo.”

Paul: “A ZOO TV foi mundialmente entendida como uma nova categoria de apresentação. (…) Psicologicamente, levou o U2 ao grupo de elite, que só contém Pink Floyd e The Rolling Stones. Eu me lembro de assistir um dos shows com Mick Jagger. Ele me disse ‘Isso vai ser como o Star Wars. Se você fizer uma maior que essa, nós temos que fazer algo bem melhor.’ E de uma maneira, ele estava certo porque dali em diante, o público não aceitaria mais uma banda em uma caixa preta com um pouco de aço e uma lona por detrás deles e alguns cartazes no lado com fotos. Essas três bandas, Pink Floyd, The Rolling Stones e, em grande parte, o U2 elevaram o compasso para todos.”

Citações retiradas do livro “U2 by U2”

8 Replies to “20 anos de ZOO TV”

  1. Assisti à Popmart, Vertigo Tour e 360…mas creio que morrerei infeliz por não ter assistido à ZOO TV Tour…quem sabe noutra vida…uma pena!!!!!

  2. Adam disse: “Nós estávamos em Lakelands… finalmente, nós vimos Bono como The Fly.”
    Ué? E o vídeo de The Fly? Não conta?

  3. Ricardo, eu também fiquei pensando nisso.
    Mas acho que ele quis dizer que foi a primeira vez que viram o The Fly em ação, no palco, numa performance de verdade num show.

Comments are closed.