Especial U2 Books – Parte 5

Especial U2 Books – Parte 5

Continuando, segue a quinta parte, com os próximos 5 livros, sempre em ordem cronológica de publicação (obs.: refere-se às edições que possuo, podem haver outras mais antigas ou mais recentes).

The U2 Reader, A Quarter Century Of Commentary, Criticism, and Reviews, by Hank Bordowitz
Hall Leonard Corporation, 2003

Coletânea de artigos e entrevistas publicadas em revistas e jornais, como Spin, Musician, Melody Maker, Newsweek, Revolver, Time, People, The Washington Post, Financial Times, The Village Voice, The New York Times, Los Angeles Times, dentre outros. Os capítulos são organizados por temas, como Among Punks, On the Road, Politics, On the Record, Spirituality, etc, e o livro cobre até mais ou menos 2001. Gosto bastante desse livro, justamente por me possibilitar o acesso a esse material, gosto de reler esses artigos, vez por outra. O livro não contém fotos. Pra quem gosta de ler artigos e entrevistas antigas como o U2, e não quiser ou não conseguir comprar esse livro, o site @U2 tem um ótimo acervo.

U2 The Complete Guide To Their Music, by Bill Graham with Caroline Van Oosten De Boer
Omnibus Press, 2004

Tenho dois exemplares desse livrinho, o primeiro editado em 1995, o segundo  em 2004. O autor do original, Bill Graham, famoso jornalista e crítico musical irlandês, teve papel muito importante na história do U2. Acreditou neles desde o princípio, foi quem os apresentou a Paul McGuinness, e permaneceu amigo deles até sua morte prematura, em 1996. A primeira edição cobre até o Zooropa, e a segunda, com a colaboração/continuidade da editora do fansite U2Log, a holandesa Caroline Van Oosten De Boer, cobre até o ATYCLB. O livro traz um misto de comentários, contextualização e interpretação sobre cada faixa, e algumas fotos bem legais. Gosto bem mais do que o do Niall Stokes (Into The Heart).

U2 Show, by Diana Scrimgeour
Riverhead Books, 2004

O livro se propõe a documentar, em fotos e entrevistas, toda a produção dos shows do U2, até a Elevation Tour. As fotos são lindas demais, de encher os olhos. Quanto às entrevistas com o pessoal envolvido na produção dos shows, temos uma série divulgada aqui no site, com versões que eu fiz desses textos, basta conferir.

U2 & i, The Photographs 1982-2004, by Anton Corbijn
Schirmer Mosel, 2005

Fantástico livro, são quase 4 kg de pura beleza, em fotos fenomenais e texto escrito a mão pelo autor, o fotógrafo holandês Anton Corbijn, responsável pela imagem do U2 desde a época do War. Na verdade, a primeira sessão de fotos com eles aconteceu ainda em 1982, e o livro acompanha a produção fotográfica de Anton com o U2 até a época do lançamento do HTDAAB. Há ainda alguns textos interessantes nas primeiras páginas, da autoria de gente como Bill Clinton, Salman Rushdie, Wim Wenders e Michael Stipe. Imperdível, mesmo que ainda seja caro.

Bono In Conversation with Michka Assayas
Riverhead Books, 2005

O mais próximo de uma auto-biografia do Bono até hoje publicada, o livro traz conversas ao vivo e por telefone que o autor, o jornalista francês Michka Assayas teve com ele no período de alguns anos, entre 2002 e 2004. Os dois conversam sobre tudo, desde reminiscências do Bono sobre sua infância e adolescência e as origens do U2 (minha parte favorita), até sua vida em cima do palco, e seu envolvimento com diversas causas sociais. Outro livro imperdível, que tem versão em português (editado em Portugal), com o título Bono por Bono.

7 Replies to “Especial U2 Books – Parte 5”

  1. U2 & I, eh maravilhoso. Anton Corbjin prova que de fotografo meio oficial virou amigao da turma e fez este livro maravilhoso. 
    U2 Show eu tive, vcs acreditam que perdir, esqueci num lugar. Esta biografia do Bono, eu sempre falo que sentar e ler e nunca li, preguica.

Comments are closed.