20 anos de Achtung Baby (Parte 3)

20 anos de Achtung Baby (Parte 3)

Está bem documentado que o U2 começou um caso de amor público com a dance music e as discotecas durante a gravação do Achtung Baby, embora não tenha sido a primeira vez que eles tenham mexido com isso: “Two Hearts Beat As One” recebeu um tratamento de remix por Francois Kervokian, por exemplo. Como Nial Stokes escreveu em “ Into The Heart: The Stories Behind Every U2 Song”, “o interesse do U2 na dance music tem sido estumilado pelos seus próprios planos para abrir The Kitchen, no Hotel Clarence. Além disso, sempre queria estar na vanguarda da cultura jovem, para saber o que estava acontecendo, para absorver todas as lições que podem ser aprendidas e aplicá-las de forma inteligente na evolução da banda.” Com isso na mente, o U2 mais uma vez se voltou à Richie Smyth para criar seu terceiro vídeo de Achtung Baby, para o Perfecto Mix de “Even Better Than The Real Thing”, em julho de 1992.

Nesse ponto, o U2 já tinha completado as duas primeiras legs da turnê Zoo TV. Anne-Louise Kelly, diretora do escritório Principle Management, em Dublin, estava certa de que o U2 tinha que expandir o alcance de “Even Better Than The Real Thing”. Smyth explica: “Este foi um momento interessante para a banda em outro nível. Dance music estava saindo do underground e tornando-se mainstream. Anne-Louise Kelly viu o que estava vindo com o movimento dance e empurrou a ideia do remix. A banda trouxe Paul (Oakenfold) para fazer o Perfecto Remix e Anne-Louise Kelly me chamou e disse que eles precisavam de um vídeo e rápido.”

Smyth só teve quatro dias para criar o clipe. “Foi o maior tempo que eu passei sem dormir e não era em uma farra. Ainda bem eu tinha um editor maravilhoso, Juniper Calder, e nos trancamos na sala de edição, desligamos os telefones e mergulhamos em 100 horas de filmagens. Não houve nenhuma apresentação à banda ou re-edições. Foi direto ao ar e eu fui direto pra cama.”

O projeto do vídeo remix foi bastante diferente da premiada versão original que Kevin Godley dirigiu, mas atingiu o mesmo objetivo que Bono estabeleceu ao escrever a música. Em “U2 By U2”, Bono descreveu a letra de “Even Better Than The Real Thing” como “não substancial como letra, mas que sugere uma certa tensão sexual e desejo de se divertir jogando em águas rasas. Abaixo da superfície das coisas… Foi bom para tirar alguns bits divertidos do rock ´n´roll. Nós precisávamos dessa coisa lúdica para equilibrar o que estava no coração do álbum e fazer a amarga pílula um pouco mais doce de engolir.” Smyth foi capaz de levar essa brincadeira a outro nível, mostrando o lado malicioso do U2. Nial Stokes descreveu como “a banda tinha redescoberto seu senso de diversão, à La Marc Bolan no tributo do tipo glam rock no Top Of The Pops quando eles estavam batendo seus próprios adolescentes.”

O uso das imagens de Smyth de vídeos anteriores de Achtung Baby, e um arquivo de imagens do U2 no Marrocos durante o lançamento do Achtung Baby, direcionaram o tema. De Larry e Edge dançando com Bono para Anton Corbjn durante as muitas sessões de fotos, como as dançarinas do ventre, o vídeo é a grande lembrança daquele momento do U2.

Desde seus feitos com os vídeos de Achtung Baby, a carreira de Smyth só melhorou. Ele colaborou com os vídeos de “Last Night On Earth” e “Vertigo (Temple Bar Mix)”. Mais recentemente, ele se estabeleceu como um premiado diretor internacional de comerciais. Ele divide seu tempo entre Dublin e Los Angeles.

Fonte: @U2

Comments are closed.