Bono e 60 artistas africanos pedem à ONU mais ajuda para o Chifre da África

Bono e 60 artistas africanos pedem à ONU mais ajuda para o Chifre da África

O vocalista da banda irlandesa U2, Bono Vox, e 60 artistas africanos liderados pelo cantor senegalês Youssou N’Dour pediram nesta quinta-feira à ONU mais fundos contra a crise de fome no Chifre da África.

Mais de 30 mil crianças morreram nos últimos três meses e 13 milhões de vidas correm perigo na Somália, no sul da Etiópia e no norte do Quênia”, lembraram os artistas em uma carta enviada aos dirigentes mundiais que participam da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York.

Os artistas também pediram aos países que “invistam mais nas soluções de longo prazo para aumentar a produtividade agrícola e a segurança alimentar” nessa região da África, conforme se comprometeram nos encontros internacionais de Áquila, na Itália, e de Maputo, em Moçambique.

Os 60 artistas, entre os quais se destacam Nameless, Angelique Kidjo, 2face Idibia e Hugh Masekela, pediram também às autoridades mundiais que “invistam mais energia” para o avanço da paz na região e para “pôr fim ao ciclo de instabilidade” política.

A organização sem fins lucrativos ONE, da qual Bono é cofundador, afirmou em uma nota que, dos US$ 22 bilhões prometidos em Áquila pelo Grupo dos Oito (G8, os sete países mais ricos do mundo mais a Rússia), “só 22% dos fundos foram finalmente desbloqueados”.

A ONE lembrou também o compromisso dos líderes africanos, assumido em 2003 em uma reunião da União Africana, de destinar 10% do Produto Interno Bruto (PIB) de seus países à agricultura.

Fonte: EFE

Comments are closed.