Especial “U2… E você também!”

Especial “U2… E você também!”

Especial “U2… E você também!”

Sempre que lia textos em sites de fãs sobre o U2, sempre me perguntava uma coisa; Por quê os sites de ‘fãs’ só ficam dando ‘CTRL C + CTRL V’ em notícias vindas de sites gringos, traduzindo textos sem colocar um pingo de opinião nem observação crítica. Se quisesse ser jornalista, teria estudado jornalismo! Sou FÃ! E fã tem idéias, desejos e opiniões.

Quando comecei a escrever para o site da UV, outra idéia me veio a cabeça; Se este é o site de fã-clube, porque não dar espaço para as pessoas que fazem parte do grupo? Por quê só quem tem um pouco mais de facilidade com a escrita deveria ter esse espaço para se expressar?

Com isso na cabeça, tive a idéia do primeiro especial, “U2 no Brasil… Pelos fãs!”, que contou em quatro partes a saga da banda pelo Brasil através dos olhos de quem madrugou em fila, viajou de longe e pulou muito durante os três shows em São Paulo. E o resultado foi sensacional…

Agora, vamos começar um novo especial; “U2… E você também!”, com a intenção mais específica ainda de ouvir os fãs e suas histórias; Como começou a gostar da banda? Qual a maior loucura que já fez por eles? Sua coleção, sua música preferida ou como ela afetou ou faz parte do seu dia a dia…

Desde o início do mês passado, venho divulgando aqui e através da lista da UV para todos mandarem suas histórias, e já recebi várias. A idéia, é continuar com esse especial até o mês de agosto, então, ainda dá pra você mandar a sua história para o meu e-mail particular, marcioguariba@hotmail.com. Sempre com foto, para ilustrar…

E pra começar o especial, dois textos… Vamos lá?

Minha paixão pelo U2 foi algo muito repentino e sem esperar….. Já na época do colegial, já tinha uma certa simpatia…. ainda sem conhecer nada da banda…. lembro-me que ouvia uma música ambiente, ou no rádio, e gostava, me chamava a atenção…. era sempre do U2. Nessa época, eles estavam lançando o “All that You Can’t Leave Behind”.Um dia, o tempo estava fechado…. e comecei a ouvir o CD pela Walk On. Na hora, o tempo começou a abrir, um sol muito tímido queria começar a aparecer…. acho que aí comecei a pereceber a magia do U2, e Walk On é minha eterna preferida.
Já na faculdade, em 2004, uma banda cover de Curitiba foi se apresentar em Ponta Grossa, onde estudava. Ali minha paixão nasceu. Comecei as pesquisas: biografia, discografia, letras, etc etc… ainda sou uma fã jovem, 7 aninhos 🙂 
A partir daí, muitas coisas aconteceram, e em muito pouco tempo, em função do U2. 
Sempre quis estudar fora, para aperfeiçoar o inglês… no entanto, quando ainda adolescente, meu sonho era a Inglaterra… Graças a Deus não foi possível naquela época rsrs…. quando realmente a oportunidade apareceu, em 2007, mudei de ideia, fiz as malas, e embarquei para uma aventura, de crescimento e busca pessoais, rumo à Irlanda. 
Lá “aprontei” muitas, tentando conseguir contato com o U2 a qualquer custo…. entre as vária peripécias, estão as mais marcantes:

– ouvir o “Happy Birthday to You” na frente da casa do Bono, dia 10 de Maio de 2007;
– esbarrar com a Eve, quando ela estava (provavelmente) voltando para casa, e eu indo embora depois de mais uma tentativa frustrada em Killiney;
– um dia, de plantão na frente do estúdio, em novembro de 2007: estava muuuito frio, e uma chuva fininha… eu lá, encolhida, esperando por alguma coisa… o Sam O’Sullivan com pena de mim, veio conversar comigo, batemos um papinho rápido… ele falando que não tinha ninguém ali, para eu ir embora porque estava chovendo e tal… perguntando de onde eu era, etc… quando ele finalmente decidiu ir embora, pedi uma foto…. e obtive a resposta que não esperava! “essa coisa de fotos é só para o rockstars!” Ok, then…. 
– e, apenas com um mês na Terra Encantada, conhecer o vocalista de uma banda cover de Dublin, e depois de apenas um “parabéns, você é muito bom, cara!!!”, ficarmos amigos, namorados, e casados até dezembro do ano passado. Sim, até isso o U2 me proporcionou!

Hoje, o U2 faz parte da minha vida de uma tal forma…. que é impossível traduzir em palavras, e que as pessoas “normais” jamais entenderiam. É mais que uma religião, ou filosofia de vida… é tudo para mim: quem me traz forças, quem me consola, quem me dá alegria, quem faz me sentir HUMANA!!!
Mayara Bettoni – UV São Paulo

U2, o começo….

Olá!

Se você viu o título e pensou que eu iria falar do começo da banda, não! Estou falando do começo do U2 para você! Porque uma vez que se comece a ouvir a banda, é impossível parar.

Pra mim foi em 1985, vendo na tv o vídeo de Pride(In the name of love).Primeiro o som da guitarra, a câmera passando pelo porto,The Edge andando, Bono no palco,sentado num canto, levantando e colocando o microfone no pedestal…A inevitável pergunta;”Quem é esse cara?”e a música…Pride é uma das minhas favoritas até hoje.

Começou o processo(sempre divertido) de descoberta de uma banda….. Unforgettable Fire era o último álbum lançado na época…mas tinha também o Under the Blue Red Sky, ver como a banda soava ao vivo,ouvir Sunday Bloody Sunday pela primeira vez, cantar junto aquele refrão.

E tudo que veio na seqüência? Joshua Tree, ver Rattle and Hum no cinema( e chamar o filme e o álbum de Rato com Rum, era automático..hahaha). A surpresa que foi Acthung Baby,um clássico instantâneo, acostumar com Zooropa, ZooTV, a turnê mais animal que esses caras já fizeram, ver o vídeo de Discotheque e pensar:”Credo, o que é isso?”, ouvir pela primeira vez aquela seqüência matadora de All That You Can´t Leave Behind( Beautiful Day, Stuck, Elevation, Walk on e Kite,sensacional!), batizar sem sentir o álbum How to Desmantle…de Vertigo..”Ouviu o novo cd do U2?” “Qual? O Vertigo? Ouvi sim!”.

Chegamos no NLOTH, que foi saboreado aos poucos e se tornou ainda mais especial pra mim porque foi nessa turnê 360° que eu assisti a banda ao vivo pela primeira vez.

U2 tem essa coisa única, não é só a qualidade das canções, é o sentimento que a banda desperta, a vontade de ouvir sempre, sejam músicas novas ou antigas, é o elo que se forma, forte,duradouro.

Não sei como foi pra você, mas pra mim aquele dia de 85 foi ,sem nenhum aviso, o começo de uma das melhores coisas que já conheci….U2!

Raquel – UV Paraná

2 Replies to “Especial “U2… E você também!””

  1. Liiiiiiiiindas histórias!!!! Faz a gente se sentir “normal”, pois pensamos da mesma forma, quando tantos acham que é puro exagero!
    Suas aventuras na Irlanda são impagáveis, Mayara! Experiências para a vida toda! E Raquel, compartilho contigo meu primeiro show do U2, na 360… e o álbum “Vertigo”….kkkkkkkkkkkk! sorriso

Comments are closed.