CD: “Medium, Rare And Remastered” (U2) – Sobras aquém de Bono e companhia

CD: “Medium, Rare And Remastered” (U2) – Sobras aquém de Bono e companhia

Fonte: SRZD

Costumam dizer que se sobra de estúdio fosse bom, não seria sobra. Na maioria das vezes, deve-se dar razão a quem diz essa frase, apesar de sempre haver uma exceção ou outra por aí. “Medium, Rare & Remastered”, infelizmente, não chega a ser uma exceção – apesar do quê, sobras de estúdio de uma das principais bandas do mundo nunca podem ser consideradas dispensáveis.

O CD duplo não está sendo vendido nas lojas convencionais. Ele pode ser baixado facilmente em qualquer site de troca de arquivos pela internet, mas a cópia física somente pode ser adquirida com a compra da assinatura anual do site oficial do U2, que dá direito ao acesso a material exclusivo da banda (vídeos principalmente), bem como à prioridade na hora do perrengue de comprar ingressos para os shows na Europa e nos Estados Unidos. Preço: 50 dólares. E a quem interessar possa, o CD demora de 15 a 20 dias para chegar ao Brasil, e não são cobradas taxas alfandegárias adicionais.

Mas a verdade é que o tal CD de sobras está bem longe de dar uma ideia do U2 em seus melhores momentos. De um modo geral, as 20 faixas do CD duplo soam apenas razoáveis, com poucos momentos brilhantes que fizeram o nome da banda irlandesa.

O primeiro disco é composto basicamente por sobras de estúdio de “All That You Can’t Leave Behind” e “How To Dismantle An Atomic Bomb”. Do primeiro, destaca-se “Love You Like Mad”, com um belo trabalho de guitarra de The Edge, e que poderia estar presente no álbum original – mesmo que fosse a sua pior faixa. Já de “How To Dismantle…”, além da balada (no estilo épico costumeiro dos irlandeses) “Smile”, vale a pena dar uma escutada nas versões alternativas de “All Because Of You” e “Sometimes You Can’t Make It On Your Own”. Se a primeira soa mais crua, a segunda ganhou uma guitarra mais forte de The Edge. Mas, no final das contas, ainda bem que essa versão foi dispensada do álbum original lançado em 2004.

Curiosas também as faixas “Beautiful Ghost / Introduction To Songs Of Experience” e “Jesus Christ”, sobras dos álbuns “The Joshua Tree” e “Rattle And Hum”, respectivamente. A segunda, uma espécie de “rockabilly-gospel” é a faixa mais interessante de “Medium, Rare & Remastered”.

O segundo CD, por sua vez, traz faixas menos raras. As quatro primeiras (“Saturday Night”, “Trash, Trampoline And The Party Girl”, “Angels Too Tied To The Ground” e “Wave Of Sorrow”), inclusive, já fazem parte das recentes edições comemorativas dos discos “Boy”, “October”, “War” e “The Joshua Tree”. As demais foram retiradas de lados B de singles dos discos “All That You Can’t Leave Behind” e “How To Dismantle An Atomic Bomb”, como “Always”, “Fast Cars” e “Neon Lights”, todas mais do que conhecidas pelos fãs da banda irlandesa.

Enfim, “Medium, Rare & Remastered” não chega a ser um grande álbum de sobras, mas vale como curiosidade. Ainda mais se levarmos em consideração o fato de que o disco duplo não é vendido nas lojas de CD. Ou seja, quem garantir o seu agora, daqui a alguns anos, terá uma raridade na prateleira. Se é que quem escuta música hoje em dia ainda se liga nessas coisas…

2 Replies to “CD: “Medium, Rare And Remastered” (U2) – Sobras aquém de Bono e companhia”

  1. MT, és tu? mostrando a língua
    Rápidas observações:
    * Realmente, nada de tão espetaculoso no material a ponto de ser realmente trazido à tona. Ao contrário de “Mercy”, por exemplo, que era uma faixa oficialmente não-lançada, virou o xodó dos fãs e foi parar no EP Wide Awake in Europe.
    * Eu gostei bastante de “Levitate” também, embora não faça questão de procurá-la em meio a tanta coisa do próprio U2 para ouvir e reouvir.
    Uma humilde observação: não seria “Xanax And Wine” ao invés de “Fast Cars”?

  2. Esse artigo não foi escrito pela Maia Teresa, é uma tradução feita por ela de um texto mencionado na fonte. Eu resgatei por achar interessante e levantar a discussão sobre ele

Comments are closed.