Bono pede ao Japão que aumente ajuda multilateral à África

Bono pede ao Japão que aumente ajuda multilateral à África

Fonte: Terra

O cantor Bono, líder do grupo irlandês U2, pediu hoje ao Japão, país que anunciou recentemente que dobrará sua ajuda bilateral à África, que vá além, e aumente a ajuda multilateral ao continente em assuntos como a luta contra a aids.

Bono, que participava de um ato paralelo à Conferência Internacional para o Desenvolvimento da África, em Yokohama, disse que a idéia de que o Japão dobrará sua contribuição ao continente africano é “enganosa”, já que, “olhando os números, se entende que o que aumentará é somente a ajuda bilateral”.

Segundo o cantor, o aumento do dinheiro prometido pelo Japão não inclui contribuições ao Fundo Global de Luta contra a Aids, a Tuberculose e a Malária, uma instituição da qual participam Governos, empresas e agentes civis.

Os líderes africanos pediram hoje ao país asiático que potencialize os investimentos privados em seu continente.

Após agradecer ao Japão por seu anúncio de que duplicaria sua ajuda oficial ao desenvolvimento na África até 2012, os representantes de 52 países africanos assinalaram que o aumento do investimento privado na África é vital para manter a taxa de crescimento continental de cerca de 5,7%.

Comments are closed.