Mostra em Londres traz fotos inéditas de U2 e Bob Marley

Mostra em Londres traz fotos inéditas de U2 e Bob Marley

Fonte: BBC Brasil

Bob Marley, U2, Michael Jackson e Al Green são alguns dos astros clicados pelo fotógrafo David Corio entre os anos de 1977 e 1987. A galeria londrina Rockarchive apresenta fotos inéditas dessa época na mostra “Memoirs From The Mosh Pit” (“Memórias da fila do gargarejo”, em tradução livre). Todas as imagens da exposição no bairro de Chelsea, no oeste da capital britânica, foram capturadas em Londres.

Além dos mais famosos nomes da música na década abrangida pela mostra, a seleção de fotos traça ainda uma espécie de linha evolutiva da música popular, retratando as raízes do punk, bem como a influência do reggae e do soul. As fotos de Corio são acompanhadas por comentários do próprio fotógrafo sobre as circunstâncias e importância dos fotografados, revelando ângulos pouco conhecidos também das vidas dos astros.

O U2, por exemplo, é descrito por Corio – que os fotografou no teto de um hotel na cidade de Cork, na República da Irlanda, em 1980 – como “rapazes de vida correta que bebiam com moderação”, o que levou as esperanças do então jovem fotógrafo de “festas rock’ n’ roll” a “se evaporarem rapidamente”.

Sobre o expoente do reggae Bob Marley, cujo último show em Londres foi fotografado por Corio, ele conta que gastou três rolos de filme, mas só conseguiu capturar Marley de olhos abertos em duas fotos. “Bob se apresentava quase num transe hipnótico. Era como um bruxo dançando, com suas tranças por todo o rosto, durante o show inteiro”, narra Corio, acrescentando o detalhe de que, para fotografar Marley melhor, foi obrigado a entrar em um laguinho e ficar com água até o peito.

As imagens que compõem a mostra foram tiradas durante trabalhos para revistas como NME, The Face, Time Out e Black Echoes. As fotos de David Corio estão em exposição e à venda na galeria Rockarchive de Chelsea até o dia 1º de junho.

Comments are closed.