U2 e Pretenders entram para o Hall da Fama do Rock and Roll

U2 e Pretenders entram para o Hall da Fama do Rock and Roll

Parte de artigo da Reuters via Yahoo:

A banda de rock irlandesa U2 foi recebida no Hall da Fama do Rock and Roll, liderada por seu carismático vocalista Bono. A vigésima cerimônia anual, realizada na noite de segunda-feira no hotel Waldorf Astoria, em Nova York, também homenageou a banda The Pretenders, liderada pela vocalista e guitarrista Chrisse Hynde. Outros homenageados na noite foram os veteranos do soul Percy Sledge e The O’Jays e o grande guitarrista de blues Buddy Guy. Ao apresentar o nome do U2, o roqueiro Bruce Springsteen falou: “O U2 é guardião de alguns dos elementos mais belos da arquitetura sônica do mundo do rock’n’roll.”

Bono, que é cristão declarado, foi um dos destaques do concerto Live Aid realizado em 1985 em benefício das vítimas da fome na Etiópia, e, desde então, trabalha incansavelmente em prol dos pobres do mundo. Esse fato provocou especulações segundo as quais a administração Bush estaria cogitando em nomeá-lo o próximo presidente do Banco Mundial. Mas, em coletiva de imprensa concedida após a cerimônia do Hall da Fama, o cantor desmentiu a idéia. “Não desista de seu trabalho principal ainda — você é bom nisso”, brincou Springsteen, fazendo referência às especulações em torno do cantor.

Bono exortou os executivos do setor de música a repensar sua maneira de trabalhar, dizendo que, no clima atual, obcecado pelas vendas, o U2 teria sido abandonado durante a fase baixa que se seguiu a seu segundo disco, “October”, que incluía canções de cunho declaradamente religioso. Para ele, astros como Springsteen e Neil Young, que também não tiveram sucessos no início de suas carreiras, tampouco contariam com o apoio das gravadoras, hoje. Fundado em Dublin em 1978, o U2 criou canções políticas como “Sunday Bloody Sunday” e hinos de rock enaltecedores, como “Where the Streets Have No Name”. Atualmente a banda está fazendo turnê pela América do Norte para promover seu álbum mais recente. Formado por Bono, o guitarrista The Edge, o baixista Adam Clayton e o baterista Larry Mullin Jr., o quarteto de Dublin teve seu primeiro grande sucesso em 1987, com “The Joshua Tree”, tornando-se um dos grupos de maior sucesso do rock mundial.

Os indicados para entrar no Hall da Fama do Rock’n’Roll precisam ter um histórico de gravações de pelo menos 25 anos e têm que ser escolhidos por um grupo composto por pessoas do setor da música. A cada ano, críticos reclamam sobre a não inclusão de algumas bandas.

Comments are closed.