U2 inunda mercado com lançamentos

U2 inunda mercado com lançamentos

Além do novo single, que chega às rádios esta semana, banda lança uma coletânea de hits com edições diferenciadas e ainda prepara DVD para dezembro

Nova York – Chega esta semana às emissoras de rádio da Europa e dos Estados Unidos o novo single do U2, Electrical Storms. A faixa, uma das duas inéditas que vão integrar a compilação de maiores hits da banda irlandesa na década de 90, ganha lançamento adiantado porque Bono Vox resolveu dar uma fita demo com a música de presente de casamento para um amigo, que é DJ de uma rádio inglesa e já fez uma prévia do trabalho. Com o disco Best of 1990-2000, cuja edição inicial vai trazer um CD bônus, o U2 mais uma vez deve voltar às paradas e à mídia, mesmo com material requentado.

O álbum principal pretende repetir o sucesso do primeiro Best Of, lançado em 1998, com os primeiros sucessos. São 16 músicas, quase todas saídas da fase eletrônica (os discos Achtung Baby, Zooropa, Passengers: Original Soundtracks 1 e Pop), além de faixas compiladas de All That You Can´t Leave Behind. Além de Electrical Storm (em versão produzida por William Orbit), o álbum traz também a inédita The Hands That Built America, que vai fazer parte da trilha sonora de Gangues de Nova York. A música foi tocada durante a apresentação de um trecho do filme de Martin Scorsese no Tribeca Film Festival, em Nova York, em maio.

Os representantes do U2 sabem que o mercado fonográfico mudou bastante desde 1998 e que, na era da distribuição digital de música, é preciso oferecer mais atrativos para fazer o público gastar dinheiro comprando trabalhos velhos. Assim, quatro músicas – Discothèque, Gone, Numb e Staring at the Sun – foram retrabalhadas pelo produtor Mike Hedges. As outras vêm em versão original.

Os realmente fanáticos vão ter de disputar as poucas cópias disponíveis da edição limitada de “lados B”, que traz clássicos da banda remixados por produtores de música eletrônica como Paul Oakenfold e Alan Moulder. Deste álbum fazem parte Even Better Than The Real Thing (Perfecto Mix), Numb (Give Me Some More Dignity Mix), Mysterious Ways (Solar Plexus Club Mix), If God Will Send His Angels – (Big Yam Mix) e Lemon (Jeep Mix), além de raridades como uma versão de Happiness Is a Warm Gun (The Gun Mix) e Lady With the Spinning Head (Extended Dance Mix).

Para quem não conseguir esperar até o dia 4 de novembro, o single de Electrical Storm deve satisfazer, pelo menos um pouco, os fãs hardcore. São dois CDs, um com dois remixes de New York e outro com versões ao vivo de Bad, 40 e Where The Streets Have No Hame, e um DVD, com o clipe (dirigido por Anton Corbijn), entrevistas e fotografias.

Em dezembro, é a vez de chegar ao mercado o DVD completo que acompanha a compilação. Vão ser incluídos clipes do disco principal (alguns com versões alternativas feitas para outros países ou para remixes), um mini-documentário chamado The Road to Sarajevo, com trechos do show que eles fizeram na Bósnia em 1997, e seis faixas-bônus: Please, If God Will Send His Angels, Wild Horses, Lemon, Last Night On Earth e MoFo. Haja dinheiro!

Guto Barra, da Planet Pop

Comments are closed.