Começa temporada de lançamentos de discos na América

Começa temporada de lançamentos de discos na América

Nomes importantes da música, como Whitney Houston, Justin Timberlake, Christina Aguilera e Santana, vão lançar discos nos próximos meses e esperam ter números expressivos de vendas até a época do Natal

Nova York – Falta pouco para o início do outono nos Estados Unidos e a temporada principal de lançamentos da indústria fonográfica. Nomes importantes da música, como Whitney Houston, Justin Timberlake, Christina Aguilera e Santana, vão lançar discos nos próximos meses e esperam ter números expressivos de vendas até a época do Natal. Executivos das grandes gravadoras estão preocupados com o apelo de seus artistas. Nomes como Macy Gray, Mariah Carey, Michael Jackson e Paul McCartney, por exemplo, tiveram fracassos de vendas com seus álbuns lançados no mesmo período do ano passado. Neste verão, que está quase no fim, as vendas de discos na América foram 10% menores do que na mesma estação no ano passado. Confira a seguir alguns dos lançamentos previstos para os próximos meses:

Whitney Houston – Seu último disco de estúdio foi My Love Is Your Love, de 1998, que teve 1 milhão de unidades vendidas nos Estados Unidos. Nada mau, mas bem menos do que seus trabalhos anteriores. De lá para cá, a artista chamou atenção da mídia com um suposto contrato de US$ 100 milhões com a Arista Records e uma série de fofocas sobre uso de drogas. O single de lançamento do disco, Whatchulookinat, que reclama da imprensa fofoqueira, recebeu críticas negativas e está praticamente fora das rádios. O álbum, ainda sem título, era para ter chegado às lojas este mês (a tempo de ser inscrito ao Grammy), mas teve seu lançamento adiado para novembro.

Christina Aguilera – O novo disco, ainda sem título, é a seqüência de seu trabalho de estréia, o hit Christina Aguilera, de 1999. De lá para cá, a gênia na garrafa mudou sua imagem de teen saudável para diva sexy. Se o público vai aprovar a transformação, ninguém sabe. O trabalho vai ser lançado em 29 de outubro. O single de estréia, que ainda não chegou às rádios, é uma canção de r&b em parceria com o rapper Redman, Dirrty (sic).

TLC – Chega às lojas em novembro o primeiro disco do grupo TLC depois da morte de Lisa Left Eye Lopes em um acidente de carro em Honduras no início deste ano. O trabalho tinha começado a ser gravado antes do acidente e inclui faixas com a participação dela. Tionne T-Boz Watkins e Rozanda Chilli Thomas resolveram continuar o grupo e gravaram faixas novas como um duo.

Rolling Stones – A banda completa 40 anos e comemora a data com o lançamento da compilação de hits Forty Licks, com 2 CDs e 40 canções, inclusive 4 inéditas (Don´t Stop é uma delas). Um disco vai ter seus sucessos com a gravadora ABKCO; o outro vai reunir as faixas gravadas para a Virgin Records. Algumas das canções que estão no trabalho são (I Can´t Get No) Satisfaction, Ruby Tuesday, Brown Sugar, Miss You, Start Me Up, Gimme Shelter, Get Off My Cloud, Paint It Black e Happy. O álbum vai ser lançado em 1º de outubro.

Nirvana – O que pode ser um dos principais lançamentos deste ano ainda não foi confirmado. A gravadora Universal Music pretende colocar nas lojas americanas em 22 de outubro uma compilação de hits do Nirvana que está pronta desde o ano passado. O disco, cujo título não foi revelado, incluiu a canção inédita You Know You´re Right. O trabalho era para ter saído no aniversário de 10 anos do disco Nevermind, mas disputas judiciais entre Courtney Love, viúva de Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic impediram o lançamento. Há rumores de que um acordo entre as partes está prestes a sair.

U2 – Outra compilação aguardada é U2 – The Best of 1990-2000 com lançamento previsto para 12 de outubro no mercado americano. O disco é uma seqüência de U2 – The Best of 1980-1990, hit de 1998. O álbum vai ter faixas dos quatro discos gravados pela banda irlandesa nos anos 90. Outros destaques do trabalho são as canções Ms. Sarajevo, com Luciano Pavarotti e Brian Eno, e Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me, da trilha sonora do filme Batman Eternamente (1995), além de duas faixas inéditas gravadas especialmente para o disco. Apenas na semana de lançamento vai estar disponível uma versão dupla com o disco de hits e outro de lados B e raridades do período.

Elvis Presley – Depois do sucesso da compilação 1, dos Beatles, dois anos atrás, é a vez de as atenções estarem voltadas para um disco de hits do rei do rock. A expectativa é que ELV1S 30 Number One Hits seja para o rei do rock o que a coletânea foi para os Fab Four, com seus 8 milhões de unidades vendidas apenas nos Estados Unidos. O disco, com lançamento marcado para 24 de setembro, vai ter juntos os 30 singles do músico que chegaram ao topo da parada americana. A pedido dos fãs, o remix de A Little Less Conversation, do DJ holandês JXL, vai ser uma faixa bônus do disco.

Carlos Santana – O guitarrista vai repetir a fórmula do megahit Supernatural em seu novo trabalho. Por enquanto, ele disse apenas que vai ter uma série de participações especiais em Shaman, como as de Rob Thomas, Everlast e Dave Matthews no disco anterior, lançado em 1999, que teve 14 milhões de unidades vendidas apenas nos Estados Unidos. A data de lançamento do disco ainda não foi anunciada, nem os títulos das faixas.

India.Arie – Outro nome que conseguiu destaque no mercado por conta de uma avalanche de prêmios no Grammy deste ano. Ela resolveu aproveitar a exposição na mídia conseguida com as sete estatuetas para lançar a toque de caixa seu segundo disco. Voyage to India vai chegar às lojas em 24 de setembro.

Justin Timberlake – O álbum-solo de estréia do cantor do ´N Sync é um dos discos mais aguardados deste ano. Há poucas informações disponíveis sobre o disco, que deve chegar às lojas em novembro. Uma prévia do trabalho foi dada na semana passada no Video Music Awards da MTV americana. A performance mais fraca do evento foi justamente a aparição-solo do cantor. Ele encarnou Michael Jackson na música Like I Love You, com direito a dancinha e trejeitos parecidos, chapéu e vocais cantados em falsete.

Comments are closed.