Rita Rocha
Os irlandeses U2 cancelaram a digressão europeia que estava prevista para este Verão, segundo confirmou ao Disco Digital Nuno Bramcaamp, da Ritmos e Blues, a empresa organizadora do concerto em Portugal. A mesma fonte adiantou que o cancelamento desta digressão deve-se a razões pessoais, sem acrescentar mais pormenores.
Em meados de Fevereiro fora confirmado que os U2 estavam em negociações para regressar a Portugal, em Agosto, num concerto a realizar no Estádio de Alvalade.
Aguarda-se agora uma justificação oficial para o cancelamento desta segunda parte da «Elevation Tour» pela Europa. Os U2 tinham manifestado, no início deste ano, a intenção de regressar aos palcos europeus durante o Verão de 2002.
Para já, o site oficial da banda confirmou que este verão não estão agendados quaisquer concertos, contrariamente aos rumores que começaram a correr na Internet de que ainda se podiam realizar alguns espectáculos. A possibilidade de uma remarcação desta digressão está ainda em aberto, mas sem quaisquer garantias oficiais.
Caso se concretizasse este concerto em Lisboa, esta seria a quarta actuação dos U2 em Portugal. A banda irlandesa estreou-se no nosso país no Festival Vilar de Mouros, em 1982, tendo regressado para dois concertos em Lisboa, também no Estádio de Alvalade, em Maio de 1993 e em Setembro de 1997.
11-03-2002