Especial U2 Books – Parte 3

Especial U2 Books – Parte 3

Continuando, segue a terceira parte, com os próximos 5 livros, sempre em ordem cronológica de publicação (obs.: refere-se às edições que possuo, podem haver outras mais antigas ou mais recentes).

Bono In His Own Words, by Susan Black
Omnibus Press, 1997

Um dos primeiros livros que comprei, lá pelo ano 2000. Compreende uma coleção de “quotes”, ou citações do Bono, de 1979 a 1993, mais ou menos, divididas por assuntos, ou temas, como A Banda, Irlanda, Religião, Shows, Albums, O Jogo da Fama, Composição, Futuro. Apresenta ainda algumas fotos em preto e branco. Um livrinho singelo, mas bem interessante, edição esgotada.

Into The Heart, The Stories Behind Every U2 Song, by Niall Stokes
Thunder´s Mouth Press, 1997

Esse livro é bem conhecido, já teve várias edições. A minha é de 1997 e cobre até o Pop. Há duas edições mais novas, cobrindo até ATYCLB e até HTDAAB, respectivamente. Já li e reli várias vezes, e mantenho minha opinião: não fecho com algumas das interpretações do autor, mas pelo menos ele tem autoridade pra falar do assunto, já que é um dos mais antigos apoiadores do U2, editor da revista Hot Press. Considero um livro interessante, em especial pelas citações e comentários do Bono, e também de outros, como Brian Eno. As fotos que ilustram o livro também são bem legais. Ainda é possível comprá-lo novo, na Amazon.

U2 The Road To Pop, by Carter Alan
Faber and Faber, 1997

Excelente ao contar a história americana do U2: é assim que gosto de me referir a esse livro, que já reli algumas vezes. O autor foi deejay de uma das rádios universitários de Boston de maior audiência, a WBCN. Ele é realmente um apaixonado pelo U2, desde o começo, quando caiu em suas mãos um vinil importado do single A Day Without Me. Acompanhou a construção da carreira deles nos Estados Unidos, quando comiam muita poeira pelas estradas americanas, tocando em cidades e lugarejos por todo o país, em especial no início dos anos 80. É dele a melhor descrição que conheço sobre a saga de Red Rocks, que resultou no show da turnê War de 1982 que todos conhecemos. Não posso deixar de comentar, porém, que o lançamento desse livro contrariou o U2, em especial o Larry, não pelo conteúdo em si (ao contrário do livro do Eamon Dunphy, Unforgettable Fire, que eles execraram publicamente), mas sim porque eles consideraram que Carter Alan de certa forma os traiu, ao ganhar dinheiro com a amizade e confiança que eles depositaram nele. Isso não diminui o valor do livro, na minha opinião. A primeira edição tem o título Outside Is America, publicada em 1992. Na reedição de 1997, o título passou a ser The Road To Pop, cobrindo até o lançamento do Pop e o início da PopMart.

A Grand Madness, Ten Years On The Road With U2, by Dianne Ebertt Beeaff
Hawkmoon Publications, 2000

Esse foi o primeiro livro sobre o U2 que comprei. É basicamente um diário dos shows que essa fã americana assistiu, desde a Conspiracy of Hope Tour, de 1986, até a PopMart, em 1998. Na época, achei o máximo, afinal de contas até 2000 eu só havia ido a um show da U2 (PopMart, em Buenos Aires), então ler sobre as experiências dessa garota me deixou um misto de inveja e admiração, porém relendo alguns anos depois vi que o livro não é tudo isso. A edição está esgotada.

Walk On, The Spiritual Journey Of U2, by Steve Stockman
Relevant Books, 2001

Livro que aborda um tema vital nas composições do U2, sua espiritualidade e fé. O autor é um pastor protestante em Belfast, e um grande fã do U2. Fez um ótimo trabalho de pesquisa sobre as raízes, motivação e influências, em especial do Bono, ao compor e falar sobre Deus. Ao contrário de outros tantos  títulos que considero apelativos demais no tocante ao tema da espiritualidade do U2 e do Bono, esse livro é de agradável leitura, ao abordar esse tema sem desbancar para a pregação gratuita, nem rotular o U2 de “banda cristã”.  O livro ganhou uma edição brasileira publicada em 2006 pela W4 Editora, com o título Walk On, A Jornada Espiritual do U2.

8 Replies to “Especial U2 Books – Parte 3”

  1. Parabéns, bom artigo. Tinha interesse em ler os anteriores – parte 1 e 2. Alguém me pode dar uma ajuda, pois já tentei encontrar, mas não consigo.
    Um abraço malta.

  2. Nossa MT que demais!!!!!! Estava esperando muito por esta 3º Parte…rsrsr
    MUITO BOM!!!!!!!!!!!!!!!!
    Parabéns!!!!!!!!

  3. Pessoal, mais uma vez, obrigada pelo feedback. Espero concluir esse material logo, ainda faltam vários livros. Abs, MT

  4. Excelente! Como sempre, MT!

    Into The Heart, The Stories Behind Every U2 Song, já tem uma edição atualizada de 2009, com o No Line…

  5. oh meu deus, eu sou tao novinha nem tenho dinheiro  pra comprar essas raridades, se eu fosse rica gastaria td com livros, cd’s, posters, blusas enfim tudo do U2′ rindo

Comments are closed.