Especial U2 Books – Parte 2

Especial U2 Books – Parte 2

Continuando então, segue a segunda parte, com os próximos 5 livros, sempre em ordem cronológica de publicação (obs.: refere-se às edições que possuo, podem haver outras mais antigas ou mais recentes).

U2 Burning Desire, The Complete U2 Story, by Sam Goodman
Castle Communications, 1993

Esse livro cobre desde o começo da carreira do U2 até o lançamento do Achtung Baby e o início da Zoo TV Tour. O texto do livro é montado a partir de trechos de entrevistas e artigos das mais diversas fontes, funcionando quase como uma compilação desse material, em princípio bem confiável. A apresentação desse livro é muito interessante, formato grande, todo em negativo, ou seja, papel preto e texto em branco, e produzido com material de alta qualidade. O melhor, porém, são as fotos, tanto coloridas quanto em preto & branco, muitas ocupando páginas inteiras, lindas demais. Minha principal crítica, no entanto, é a falta de crédito para as fotos, tanto autor quanto local e data. Tinha muita curiosidade em saber de que data são as fotos, em preto & branco, de um show dos early years que aparecem muito nesse livro, e que só vi nele. Acabei descobrindo a data no U2 Live, do Pim Jal de La Parra, onde uma delas aparece creditada como sendo de um show no Country Club, em Cork, fevereiro de 1980. Enfim, é um belo livro, sem dúvida.

U2 Faraway So Close, by BP Fallon
Little, Brown and Company, 1994

Esse livro acompanha o roteiro da Zoo TV Tour desde 24 de fevereiro de 1992 a 1o de outubro de 1993, contando bastidores da tour e muitas outras estórias, num estilo nem sempre fácil de ler, com muitas inside jokes e expressões ou gírias difíceis de decifrar. O autor, BP Fallon, foi deejay e guru oficial durante esse período da Zoo TV, uma figura muito louca, por sinal. O estilo do texto lembra muito o diário do Willie Williams disponível no U2.com, porém contendo muitas declarações dos próprios U2ers. Um ponto forte desse livro são as fotos. Muitas das fotos são de sua autoria, mostrando Bono, Edge, Larry e Adam nas situações mais inusitadas e cômicas, além de muitas fotos de gente da equipe do U2 na época, muitos até hoje na estrada com eles, além de fotos do próprio BP. O livro também tem formato grande, papel brilhante, e é muito lindo. Não sei se há outras edições mais novas, mas certamente está esgotado. 

Race Of Angels, The Genesis Of U2, by John Waters
Fourth State, 1994

Esse é um dos meus livros preferidos, escrito por um antigo desafeto do U2, o editor da revista In Dublin, John Waters, que com esse livro se redimiu totalmente, na minha opinião. Isso porque ele foi o principal responsável pelas críticas infundadas à participação do U2 no Self Aid, show beneficente que aconteceu em 17 de maio de 1986, com a renda destinada a auxiliar os desempregados da Irlanda. Sendo contrário a essa iniciativa, na época, ele disparou sua metralhadora giratória verbal contra o U2, principal nome do lineup do show. Isso motivou uma das performances mais viscerais do Bono até hoje, atormentado pela raiva e indignação. Imperdível de ver e ouvir. Mas enfim, de volta ao livro, a proposta de John Waters foi ir fundo nas origens irlandesas do U2, analisando o contexto não só da época, como da história do povo irlandês e de sua personalidade muito peculiar, além de suas mazelas políticas e da intransigência religiosa que tantas vezes os levou para o caminho da violência e da luta armada. Como o livro foi publicado logo após o fim da Zoo Tv Tour, contém muitas citações dos U2ers dessa época, resultado de suas entrevistas com eles, exclusivas para o livro. Não é um livro de leitura fácil, em termos de tema e mesmo vocabulário, mas o estilo do autor é apaixonante. Com ele se aprende muito sobre a Irlanda e os irlandeses, pra quem se interessa também por esses assuntos. O livro não contém fotos. Eu o considero a must have, mas também está esgotado, só é possível encontrar exemplares usados.   

U2 At The End Of The World, by Bill Flanagan
Delta, 1995

Esse é considerado por muitos fãs como o melhor livro sobre o U2 já publicado. Com certeza é o que melhor espelha a era de ouro da Zoo TV Tour. Assim como BP Fallon, Bill Flanagan acompanhou toda essa tour fantástica, época em que a criatividade deles chegava à estratosfera, e eles viviam a pleno, como verdadeiros rock stars (bom, pelo menos a versão deles sobre, well, vida de rock star). Assim como John Waters, ele divulga no livro entrevistas exclusivas com os U2ers, com fatos e estórias reveladoras, muitas delas engraçadas, outras mais intimistas, todas muito interessantes, excitantes, pra dizer o mínimo. Há algumas poucas fotos em preto & branco. Esse livro, na verdade, dispensa apresentações. Compre já, se achar algum exemplar.

U2´s The Joshua Tree, The Making Of, by Dave Thompson
CG Publishing, 1996

Esse livrinho vinha numa caixinha de CD, como parte de uma série chamada Compact Book. É simples e despretensioso, mas bem interessante e correto ao contar a história da criação dessa primeira obra-prima do U2, The Joshua Tree. O autor contextualiza o álbum no tempo, na época em que foi composto, e também cada música, em especial. Comenta também sobre os b-sides e sobre as duas primeiras legs da Joshua Tree Tour.

4 Replies to “Especial U2 Books – Parte 2”

  1. Muito boa a idéia de falar sobre os livros…
    Eu, como colecionadora, amei isso! Só nessa segunda parte tem 2 livros que estou em dúvida de comprar.
    Estou decidindo entre o U2 Burning Desire, The Complete U2 Story e o U2 Faraway So Close.

    Muito bom isso! Valew UV

  2. Pessoal, muito obrigada pelo feedback. Ando um pouco atrasada com as resenhas, mas aos poucos vou colocando o trabalho em dia. Ainda faltam alguns capítulos.
    MT

Comments are closed.