Ver Versão Completa : adeus a Ray Charles - Mundo musical se despede
JunnoVox
18/06/2004, 20h01
(pow ninguém do forum mencionou algo :( )
O mundo da música se despedirá da lenda do soul Ray Charles com dois dias de luto público, conduzido por astros da música e fãs, culminando com um funeral no melhor estilo gospel, que será celebrado na sexta-feira.
O corpo do "gênio do soul", que faleceu na quinta-feira passada de uma doença hepática aos 73 anos, está exposto hoje à visitação pública no Centro de Convenções de Los Angeles, onde foi montado um rígido esquema de segurança.
O caixão do músico, considerado o pai do soul, está aberto desde o meio-dia local (16h de Brasília) e assim permanecerá durante oito horas para permitir que seus milhares de fãs possam prestar as últimas homenagens.
"Esperamos uma grande afluência", disse o relações públicas de Charles, Eric Raymond, acrescentando que a família do músico pediu que seu corpo ficasse exposto como tributo final à sua legião de fãs.
Nesta sexta-feira, o astro terá uma despedida emocionante no funeral que reunirá mais de 1.200 amigos, familiares e personalidades da música, que assistirão ao coro de uma escola local entoar os cânticos gospel que o músico tanto apreciava.
Astros como Stevie Wonder, Willie Nelson e B.B. King executarão músicas durante o funeral, no qual também estarão presentes celebridades como o ator americano Clint Eastwood e o reverendo Jesse Jackson.
O ex-presidente Bill Clinton, o respeitado produtor musical Quincy Jones - amigo de longa data e colaborador de Charles - e o comediante Bill Cosby também prestarão suas homenagens ao músico no funeral, que tem previsão de duas horas.
Após a cerimônia, o cortejo fúnebre de Charles, conduzido por 26 motocicletas, passará em frente a seu estúdio, em Los Angeles, um ponto histórico que o músico considerava sua casa.
Lá, a procissão fará uma pausa de um minuto antes de prosseguir para o sepultamento de Ray Charles, no cemitério do distrito de Inglewood.
O aclamado pianista e compositor, vencedor de 13 prêmios Grammy, inclusive um pelo conjunto de sua obra, deixa um enorme legado musical e sua marca indelével na indústria da música depois de 58 anos de carreira.
E tem uma noticia de hoje no terra:
Sexta, 18 de junho de 2004, 15h30
B.B. King e Clint Eastwood homenageiam Ray Charles
Mais infos:www.terra.com.br/musica
Se foi mais um dos grandes da musica :(
Que deus esteja com você
pabloidz
19/06/2004, 17h50
Só quando morrem os grandes standards da música americana e as rádios lembram-se de tocar suas músicas, eu tenho a chance a perceber a importância de um músico como Ray Charles. Até gostei das coisas jurássicas dele, mas não sou muito fã de soul primitivo...
JunnoVox
19/06/2004, 18h47
Jurassico, mais melhor que muita porcaria "moderna" e descartavel que tocam por ai.
Se tivessemos mais musicos como ele a mundo da musica não estaria tão decadente.
Hoje as melhores bandas, e os melhores cantores são os mais velhos.
Isso chamamos de experiencia, dedicação a musica e ao publico.
Já ouvi dizerem que o Iron Maiden por exemplo é Jurassico, mais num tem bandinha novinha que faz o som dos caras.
Também ja ouvi que o U2 esta decadente...
Quero ver nascer bandas assim ainda.
Não estou alfinetando você não amigo, só estou dando minha opinião sobre o comentario.
Abraços.
pabloidz
19/06/2004, 19h36
Não tive a mínima intenção de usar o termo jurássico de forma pejorativa.
Como disse anteriormente, nunca tinha tido a chance de conhecer o trabalho de Ray Charles. Com a morte dele, o rádio e a TV relembraram alguns dos seus sucessos, muitos dos quais eu conhecia sem associar o nome à pessoa. Coisa boa, em grande parte feita nos anos 50, quando ainda não havia o estilo "soul music", termo inclusive cunhado pelo próprio Ray.
Por eu somente conhecer (e adorar) soul music do final dos anos 60 e começo dos 70 (Marvin Gaye, Curtis Mayfield, Sam & Dave, e todos os nomes da gravadora Stax), o som do Ray Charles me soou datado. E ele era um cantor que também se valia muito de regravações dos standards da música mundial, estilo de gravar que realmente não aprecio.
Um exemplo: constantemente as pessoas se referem às bandas de rock progressivo do começo dos anos 70 como jurássicas. Sinceramente, não consigo ver o que há de ofensivo nessa palavra. Grande parte da música que ouço é velharia, e é sempre assim que me refiro a ela. Velharia. E logicamente melhor do que as porcarias espalhadas pela cena atual.
Só acho que tem coisa boa hoje em dia sim, e sem repetir o que já foi feito, mas é preciso garimpar atrás delas. Um tanto trabalhoso, mas vale muito a pena. Pra que procurar o som do Iron em outra bandinha, se o original já está a contento? Eu nunca procuro ouvir o U2 em outra banda, não teria razão para isso.
Abraço,
Pablo (ouvindo Renaissance, podia ser mais jurássico? :lol: )
JunnoVox
19/06/2004, 19h51
Meu acho que tu não entendeu a questão, acho que ninguem procura ouvir uma banda nova querendo que ela seja como a outra e sim ouvir bandas que sigam o mesmo caminho que as boas bandas.
Devo ter expressado mal, porque acho que você não entendeu, por você não gostar muito tudo bem cada um tem seu gosto, da mesma forma que eu não gosto muito Rollings Stones não aprecio o trabalho deles acho que o Mick deveria aprender a cantar direito primeiro mais é apenas minha opinião, cada um tem seus gostos
Só acredito que acho que precisamos de seguidores de caras grandes que ainda vivem e que se foram e apartir dos percusores ai sim criar a nova boa musica. Não que não tenha bandas e cantores novos bons, mais a qualidade caiu muito.
Não tenho lembrado que o termo Jurrássico fosse algo bom, muitas bandas que são chamadas assim e cantores não gostam muito do termo. :P
Mais se não foi sua intenção tudo bem não vamos entrar em uma crise por causa disso.
Foram apenas maus entendidos.
Porque ambos curtimos o som Jurássico :lol: Sem duvida tem muito da boa musica ai ;)
Abraços
PCALIFORNIA
19/06/2004, 21h17
ju.... eu nao vou nem me extender muito por que esse topico virou praticamente o topico: " a revolta de ju.....! :bravo: " :P
mas é chato no min. nao haver comentarios a respeito do falecimento do RAY....
sentimos todos que amam a musica de uma fprma geral ok? ;)
pabloidz
20/06/2004, 00h29
Já ouvi dizerem que o Iron Maiden por exemplo é Jurassico, mais num tem bandinha novinha que faz o som dos caras.
É, eu realmente entendi a frase acima um pouco distorcidamente... Mas, sei lá, quanto ao jurássico, vou continuar usando esse termo. Acho que a palavra combina tão bem com certas bandas... :D
JunnoVox
20/06/2004, 01h46
Se Jurássico é bandas como Iron, AC/dc, WhiteSnake, Led e etc.
Então serei até morrer um Dinossauro, pois esses caras acima tem muito o que ensinar :lol:
Realmente o termo se encaixa para bandas que já eram, por isso eu fiquei chateado, bandas que não tem nada o que ensinar.
Chamam os caras de dinossauros (extintos)
Sou mais esses caras viu como eu já disse, gosto da boa musica não me identifico com a musica atual que esta uma droga.
Sei que vc não usou o Termo pra ofender nem nada, mais naquele momento foi o que eu pensei, pois o termo é ofensivo sim.
Vejo Britney Spears, Linkim Park e outras bandas.
New metal o que veio de novo nisso é bom afinal??? Rap com metal... (onde foram parar a tecnicas obrigatorias de voz para os cantores do estilo, kd os guitarristas de verdade, afinal acho que o new metal não precisa)
Britney que não passa de uma imitação da madona mais só que muiiiiiiiiiiito inferior.
Ai vejamos, o que eles estão inovando, afinal a tendencia de fazer musica estilo anos 80 esta voltando... Agora porque isso esta acontecendo, porque afinal de contas a musica não envelhece, a arte é eterna e em quanto existir a boa musica,
vão tentar imitala e talvez tentar melhorala, mais tudo que estou vendo e um bando de fabricados tentando fazer algo moderno pra nós. E ao invez de evoluir estamos é regredindo, e perdendo qualidade.
Temos que lembrar que um dia bandas como U2, Iron, terão que parar.
E espero que quando isso acontecer, ou algum membro dessas bandas se for, eu espero não ouvir que eles são dinossauros. E Espero não estar em um forum e a galera esquecer de abrir um topico sobre eles. Me da a impressão os bons são esquecidos.
Sim Como a Paty mencinou fiquei chateado sim, acho que ninguém lembrou da morte de um cara que fez muito pela musica. Sei lá foi mais facil abrir tantos topicos do lembrar que um musico importante morreu, acho que foi mais dificil, ou passou despercebido mesmo...
Estou aqui praticamente sozinho, sim mais fiz a minha parte. Espero ser compreendido pelo menos dessa vez.
Bem abraços
Não conheço nada do Ray, mas com certeza ele vai fazer falta, assim como a Barry White, que tinha uma voz lindíssima e as suas músicas eram as preferidas dos motéis, muita gente namorou ouvindo o Barry!!!!
PCALIFORNIA
20/06/2004, 02h18
RAY CHARLES CANTOR DE MOTEL....HAHAHAHAHAHA
VCS ME MATAM.....HAHAHAHAHAHAHAA :lol: :lol: :lol:
ADEUS, RAY CHARLES....
NA VERDADE NAUM TENHO MUITO TEMPO DE POSTAR COISAS NO FORUM... MAS SENTI MUITO E ACOMPANHEI AS NOTICIAS PELA TV......
E O DESTINO DE NOS TODOS.....
VAMOS VIVER INTENSAMENTE...
pabloidz
20/06/2004, 03h05
Me da a impressão os bons são esquecidos.
Foi essa a impressão que eu tive quando fiquei conhecendo a história do Ray Charles, depois de sua morte. Se ele é o pai da soul music, se ele foi tão importante para a música, porque tão poucos o lembraram de forma realmente apaixonada, não apenas para constar como boletim de telejornal? Pena.
Quanto ao pessoal daqui da Ultraviolet não se lembrar dele, não podia ser feito muito. Afinal, ele teve uma ligação pequena, senão imperceptível, com o universo (pop)rock, que é onde quase todos nós estamos inseridos...
Ainda o "jurássico": 1977 trouxe tanta novidade para a música que sons feitos há somente três anos antes passaram a soar datados. Como se fossem de uma outra era. Meu lado punk é mais forte, então continuo não achando nada demais no termo. Mas o disco do Sex Pistols é tão datado quanto qualquer um do Yes...
Me sinto na obrigação de ouvir mais Ray Charles :)
Valeu,
Pablo
(ps: quase continuo a discussão, mas falar de new metal é phoda...)
JunnoVox
20/06/2004, 03h16
Valeu amigo pabloidz, é sempre bom conversar de musica com pessoas que entendem sobre isso tambem.
Um abraço.
pabloidz
20/06/2004, 03h18
Também gostei da discussão!
:saúde:
PCALIFORNIA
20/06/2004, 03h50
Valeu amigo pabloidz, é sempre bom conversar de musica com pessoas que entendem sobre isso tambem.
Um abraço.
:D :D :D
FICO FELIZ DE VER O JU FELIZ AGORA...!RS
vBulletin v3.6.2, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.