Ver Versão Completa : O Bono é bom? - A tocar guitarra?
Cristina Cruz
03/08/2003, 13h54
"O meu objectivo era tocar mal guitarra. É o que eu faço..." Bono
Hoje estive a rever o concerto "Pavarotti & Friends" e tomei especial atenção ao Bono a tocar guitarra na canção "One". Antes de começar a cantar teve especial cuidado com a guitarra, se estava afinada e etc...
Depois, durante a canção tive a sensação que ele apenas tocou acordes gerais. Com isto quero dizer que acho que ele apenas acompanha a música com um ou outro acorde.
Então pessoal, ele sabe ou não tocar? :huh:
Cris
Mirrorball
03/08/2003, 18h28
A citação que você traduziu é esta, certo?
"I want to play the guitar very badly and I do play the guitar very badly." (Bono)
Eu acho que ela tem outro sentido... O primeiro "very badly", eu acho, quer dizer "muito". "Eu queria muito tocar guitarra e eu de fato toco guitarra muito mal." Não ficou bem traduzido assim mas acho que é este o significado, é um jogo de palavras com "very badly" tendo um sentido diferente em cada oração. "Muito" na primeira, porque ele quer muito tocar guitarra, e "muito mal" na segunda, porque ele toca muito mal.
Mas eu sei que ninguém está interessado na língua inglesa. Sobre o Bono tocar guitarra, o consenso parece ser que ele não toca bem. Eu não entendo nada de guitarra, só sei tocar piano "very badly". Mas as pessoas que entendem dizem no geral que ele toca muito mal, como ele próprio admite.
Cristina Cruz
03/08/2003, 19h45
Eu não conhecia a citação original. Isto partindo do pressuposto que a origem é essa que você transcreve.
A que eu citei veio numa entrevista que o Bono deu a um jornal português quando eles estiveram cá. E de acordo com a entrevista o sentido que ele dá é mesmo esse de que ele não toca propriamente bem.
De qualquer modo, as fontes jornalistas são o que são e pode muito bem se uma deturpação e o riginal ser como você refere. Who knows ?
Eu aprendi a tocar viola classica durante alguns anos, mas nem isso me habilita a dar uma opinião sobre os dotes do nosso B-Man, por incrível que pareça. Ele o básico sabe. Eu seu reconhecer quem sabe o mesmo que eu... :lol: :D
Alguém mais conhecedor dá uma opinião mais especializada?
Cris
Infelizmente eu tenho que concordar que o Bono não toca bem.... ele toca o basico, a base, ate pq com o edge na banda nao precisa fazer mta coisa. Ele nao e horrivel, mas ta longe de tocar bem. :)
martin mcfly
04/08/2003, 02h27
acho q o bono não toca mal não....ele faz bem oq ele se propõe a fazer..q é guitarra base...ou seja...fazer so acordes...pra deixar a música cheia...e dar mais liberdade ao edge.Oque me faz afirmar que o bono não é um mal guitarrista..é que ja vi em shows como o da elevation tour em boston..os papeis se inverterem ,ou seja,o edge fez a base e o bono fez o solo. Posso estar enganado..mas em "gone" no dvd de boston..o solo no final..quem começa é o bono,não da pra confirmar porq ele fica de costas..e depois o edge sola..(é mais um riff q eles fazem)..chuta a guitarra :aprovado: etc. em "walk on"..no mesmo show..quem faz o solo do começo é o bono.Concordo que o Bono parece meio desajeitado..com a guitarra como se ele não tivesse "intimidade" com o instrumento...talvez isso faça ele parecer pior do que..é.O bono é um vocalista nato., e não um guitarrista nato...a guitarra fica pro edge.Posso dizer por experiencia própria cantar e tocar ao mesmo tempo não é nada fácil...
por tudo isso acho o bono um bom guitarrista..ele nunca comprometeu...(pelo que eu saiba). B)
followerU2
04/08/2003, 09h18
Bem legal a resposta do martin mcfly :aprovado:
Não entendo nada de guitarra, mas vejo as coisas da seguinte forma...o Bono mentiu duas vezes pra entrar na banda, lá no longinquo ano de 1976...disse que sabia cantar e também tocar guitarra...como ninguém é perfeito, ele garantiu que 50% do que disse se tornasse realidade...resumindo, parece que como guitarrista ele é um ótimo, maravilhoso, sedutor, apaixonante cantor ;)...e tão ou melhor compositor. :sim:
Maria Teresa
Na hora que o edge chuta a guitarra no show, quem da o ultimo acorde e um guitarrista de apoio q fica atras do palco (da pra ver no dvd). Mtas bandas tem isso, principalmente as que tem 1 guitarrista so (raimundos e o surto por ex.) . Ao meu ver o Bono fica de costas exatamente pra nao verem q nao e ele q esta fazendo akilo. E nao ha nada de errado em ter uma guitarra de apoio atras do palco... mtas vezes as musicas sao gravadas com mais de 3 guitarras, o q fica dificil pra 2 fazerem ao vivo. Tem uma musica do smashing pumpkins por exemplo que foi gravada com 7 guitarras, outra do alice in chains com 4...
É como o mcfly disse: para o q ele se propoe a fazer, q e encher a musica, ele toca direitinho. :)
Mirrorball
04/08/2003, 19h48
Gente, eu estou imaginando coisas ou não correu uma época um boato de que a guitarra do Bono estava desplugada no show de Boston? Estou ficando maluca?
eu nao ouvi falar disso nao... provavelmente e mentira. o bono toca sim. so q tem uma guitarra do alem junto... ;)
amanha eu vejo o dvd e presto mais atençao.
Concordo com a Alison, com o Edge na banda o Bono não precisa fazer nada praticamente... É como o Edge fazendo backing vocal, peraí, não, esquece, o Edge fazendo backing vocal é muito mais notado na música que o Bono tocando guitarra... :D
Nao sei se ele é bom, mas sei q ele tocando I will follow foi muito estranho, nunca tinha visto ele tocar essa musica, não gostei nao.
Juliano :cerveja:
martin mcfly
05/08/2003, 18h27
Acho q se o bono não precisasse fazer nada com a guitarra ..ele nem a pegaria...
como ja foi escrito nesse tópico..existem músicas que precisam de duas guitarras ou ate 3 se for o caso do guitarrista de apoio..estar tocando tb...alem do que..tocar guitarra e cantar ao mesmo tempo..é foda..não acho q o bono pegaria a guitarra so por vaidade..criando assim uma preocupação a mais pra ele..durante um show...Tb acho natural...q o the edge apareça mais no back q o bono na guitarra..alem do edge cantar muito e ate ter gravado o vocal principal em algumas músicas..todos prestam mais atenção nos vocais q nos instrumentos...(isso não é regra). B)
Quem tá falando aqui que o Bono tá pegando a guitarra por vaidade kra, se liga... o Bono nunca precisaria disso e qualquer um sabe... <_<
E olha só, vc pode achar que é muito foda pegar a guitarra e cantar ao mesmo tempo, mas o Bono tá nessa banda desde os 17 anos de idade, ele tem experiência de sobra pra fazer isso muito melhor do que faz agora.. Mas eu nem ligo pra isso, o que o Bono tem que fazer bem mesmo é cantar e isso ele consegue..
E quanto ao Edge cantar muito, não exagere, parece que vc ficou ofendido ou algo assim com o que eu falei, está defendendo demais uma idéia que eu não dou a mínima pois u2 é a minha banda favorita e de praticamente todos no fórum mesmo o Bono sabendo tocar guitarra ou não.. <_<
martin mcfly
06/08/2003, 02h14
nao cara..não fiquei ofendido...é so minha opinião..so não concordei quando vc disse q o bono não precisa fazer praticamente nada..na guitarra...é claro q o bono tem experiencia de sobra pra tocar e cantar ao mesmo tempo... em nenhum momento falei q ele não tinha experiencia ou capacidade pra tocar e cantar ao mesmo tempo...concordo quando vc diz q oque o bono tem q fazer é cantar ..e acho q ele canta muito ..mas não acho q exagerei quanto ao the edge acho q ele canta muito tb..O U2 tb é munha banda preferida...como de todos aqui..o bono tocando guitarra ou não...so acho q se ele não precisasse fazer praticamente nada na guitarra..ele nem a pegaria..se ele toca ..é pra fazer a base da música..deixar a música cheia...pra dar mais liberdade ao the edge nos solos. pode parecer q não..mas isso faz diferença B)
Pra vcs pararem de brigar decide conversar com o Bono e ele me disse q não vai mais tocar guitarra nos shows.
Se o problema é esse, já ta resolvido.
Juliano :cerveja:
<_< <_< <_< pensei ,pensei e cheguei à conclusão de que ele só acompanha mesmo. a música mas já tá ótimo porque ele continua cantando :assobio: :assobio: :assobio: coisa que eu adoro :lol: :lol: :lol:
Be Strong
25/06/2004, 11h14
Realmente o Bono não é um primor na guitarra, mas arranha. Eu li em alguma entrevista que a maior frutração do Bono é ser limitado na guitarra, o que o impede de colocar todas as suas idéias em prática. Para ele isso é angustiante.
Cá pra nós, ele tem grana e tempo para fazer umas aulinhas, né?
Acho q ele engana bem , mas tá bom assim, né?Deixa a técnica p/ Edge! :lol:
JunnoVox
25/06/2004, 13h56
Ha ele bate no maximo alguns acordes... mais tocar mesmo toca nada...rs
é até muito bom ele não saber tocar bem guitarra, pois o bono "preso" é muito ruim, a performance dele no palco é excelente, ele tem que ser um vocalista "solto" mesmo!!! pois assim como ele no palco, existem pouquíssimos! acho que em instrumentos ele fica muito bem na gaita mesmo, como em running e desire!
;)
PCALIFORNIA
25/06/2004, 20h33
ele mesmo ja disse que é um músico frustrado.....disse que fica quase desesperado quando tem uma musica na cabeça e nao consegue passar pra guitarra.... :P
atomic bomb
25/06/2004, 20h36
Nivel amador... ;)
Spanish eyes
25/06/2004, 20h42
Digamos que como guitarrista o Bono é mesmo um excelente vocalista... :assobio:
Vamos deixar a guitarra pro Edge... ;)
PCALIFORNIA
25/06/2004, 20h47
Nivel amador... ;)
amigo fred podemos ate nos arriscar a dizer que o parcero...toca no meu do bolo pra ninguem ouvir.....hahahaha :lol: ( que sacanagem...rs)
Larry Mullen
25/06/2004, 20h57
O bono eh bom, mas eu acho que ele tá com osaco cheio de tocar guitarra, e alem disso eu naum consigo ver ele em um show duas horas amarrado em uma guitarra, .... ;) , eu acho que ele ia ter um troço..... :lol: :D
PCALIFORNIA
25/06/2004, 22h09
O bono eh bom, mas eu acho que ele tá com osaco cheio de tocar guitarra, e alem disso eu naum consigo ver ele em um show duas horas amarrado em uma guitarra, .... ;) , eu acho que ele ia ter um troço..... :lol: :D
relamente imagina ele se jogando em cima do povo....rsssss com uma guitarra a tira colo....rss...
resumindo...ele une o útil ao agradável :lol:
*Carol*Ws*Sl*Hewson*
25/06/2004, 23h38
ahhh deixa ele , tadinhooo, ta ótimo assim hehehee...
:D
O Bono não toca guitarra bem guitarra, aliás, nem precisa.
Saber o básico pra ele já é importante, é a partir do básico que as músicas são escritas.
O Bono nos shows toca guitarra pra música ficar mais completa e dar um certa liberdade ao Edge. A maioria das músicas são gravadas com mais de uma guitarra e não ficaria legal o Bono tocar e cantar em todas as músicas. E a liberdade que ele tem de correr e ir ao público?
Ele toca realmente como base em algumas músicas, mas é pra "liberar" o Edge e deixar que ele faça o que quer.
Té +
Michelle_vox
26/06/2004, 15h03
O Bono faz a base na guitarra apenas isso e normal a maioria dos vocalistas das bandas nao sabem tocar bem guitarra so fazem a base da música.
Eu acho que o Bono toca bem violao ja a guita e melhor ele deixar so pro edge.
Spanish eyes
26/06/2004, 16h21
O Bono já é vocalista, compositor e garoto propaganda do U2! Já está de bom tamanho, né? Deixa a guitarra pro Edge... :D
Bono Cry
26/06/2004, 16h28
O Bono já é vocalista, compositor e garoto propaganda do U2! Já está de bom tamanho, né? Deixa a guitarra pro Edge... :D
:aprovado: vou ter que concordar com voce =P o Edge da conta do recado sozinho!!
PCALIFORNIA
26/06/2004, 19h58
graças a deus né cry??rssss
imagina deixa tudo na mao do boninho... :assobio:
:oh: :lol: rs
Elevation man
26/06/2004, 21h02
O edge é melhor cantor do que o Bono guitarrista.
mas o Bono pode se dar ao luxo de "só" cantar, pq o Edge é "o" cara!
PCALIFORNIA
26/06/2004, 22h07
o topico é ..."vamos arregaçar com a moral do boninho como guitarrista" :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Bono Cry
26/06/2004, 22h31
..."vamos arregaçar com a moral do boninho como guitarrista"
:ROTFLOL: :ROTFLOL: :ROTFLOL: :ROTFLOL: Adorei ;)
PCALIFORNIA
27/06/2004, 00h15
:lol: se algim dia o bono vier a ler isso... vai entrar numa crise depressiva!!! :P
vBulletin, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.