PDA

Ver Versão Completa : With or Without You - compartilhando uma dúvida

Ane Witt
23/05/2004, 01h34
Sei que With or Without You é uma música bem comentada do U2, até revi os tópicos para não repetir algo que ja tenha sido discutido.
Esse tópico é basicamente sobre a interpretação da música, eu tenho 3 versões, acredito mais em uma, queria saber a opinião de vocês.

1ª-Como Withor without you seria a primeira música romântica da banda, penso que trate de uma relação homem-mulher (ainda mais porque ele usa "She"). Sendo o Bono o compositor, imagino que esta mulher seja a Ali, então porque "Com ou sem você" se eles são casados? Se eu não me engano, foi nessa época que o Bono escreveu The Sweetest thing (lado B do single Where the street ou I'm Still haven't Found), e na letra dessa música, da a entender que a Ali não é tão sonsa assim (digo sonsa pq temos a mania de dizer que o Bono apronta das suas e ela não faz "nada"), que ela "maltrata" o maridão. Não sei se consegui ser suficientemente clara até agora, mas o ponto é o seguinte: como todo casal tem suas desavenças, talves o "I can't live with or without you" seja que o Bono não poderia viver com essa dúvida, com a incerteza de que ela (Ali) estaria com ele, só poderia viver com ela, com ou sem não daria.

2ª- Também de uma relação homem-mulher, não precisa necessariamente tratar do Bono, pode ser de qualquer um da banda ou outro. O ser em questão não pode ficar junto dela por qualquer motivo, mas viver longe é impossível. Se fosse em relação ao Bono , teria que ser uma traição, mas não acredito muito nisso.

3ª- Essa seria com a interpretação religiosa, parecida com a de cima, mas com sentido religioso.

É isso, o que vocês pensam? Espero que tenham entendido as minhas interpretações, as vezes complico demais para explicar.

T+

Ane Witt :cerveja:

victor_f
23/05/2004, 01h56
Eu li no 'Into The Heart' que é uma música de amor.

Mirrorball
23/05/2004, 02h13
Não sei se With or Without You é romântica. Alguns dizem que é sobre drogas, sobre não poder viver com ou sem elas.

atomic bomb
23/05/2004, 07h23
Não sei sobre o que, acho que é sobre amor!Só sei que a musica é linda ;)

Spanish eyes
23/05/2004, 10h11
Como Withor without you seria a primeira música romântica da banda, penso que trate de uma relação homem-mulher (ainda mais porque ele usa "She").

Eu acho que WOWY é uma música romântica, mas não uma música romântica qualquer, daquelas "meladas", mas sim misteriosa. Não acho que seja religiosa pois o Bono não ia pegar uma menina da platéia, abraça-la, beijá-la na boca e tudo mais cantando essa música se esta tivesse um cunho religioso, não ia pegar bem, né? ;)

Aliás, essa música é perfeita pra namorar!!!! A propósito, acabei de ouvir ela agorinha mesmo!!!! :)

it's me who's fucking beautiful
23/05/2004, 10h35
Não sei se With or Without You é romântica. Alguns dizem que é sobre drogas, sobre não poder viver com ou sem elas.
Cada coisa maluca...

depois de ver akele parte de one "you ask me to enter but than you make me crawl" ser interpretada como alusao ao sexo oral naum duvido mais de nada :lol:

Spanish eyes
23/05/2004, 10h51
depois de ver akele parte de one "you ask me to enter but than you make me crawl" ser interpretada como alusao ao sexo oral naum duvido mais de nada

Que história é essa fucking? :blink: Não estou entendendo... :huh:

pabloidz
23/05/2004, 13h37
Acho que ele quis se referir ao "you can swallow or you can spit", certo?

Promenade
23/05/2004, 14h25
Musica sobre drogas é A Running To Stand Still...
With Or Without You é misteriosa mesmo... até demais.. como toda música romantica tem que ser.. e se trata de uma relação homem mulher mesmo.. só q

Promenade
23/05/2004, 14h34
ops foi mal.. mandou sozinho qdo eu tava escrevendo.. :(

a msg inteira:
Musica sobre drogas é A Running To Stand Still...
With Or Without You é misteriosa mesmo... até demais.. como toda música romantica tem que ser.. e se trata de uma relação homem mulher mesmo.. só q
cheia de empecilhos..
e sobre essa história de "you can swallow or you can spit", será que se trata de de sexo oral? o bono seria capaz de fazer isso?? ( ele é capaz de tudo) <_< <_<

Stela
23/05/2004, 15h36
Cada coisa maluca...

depois de ver akele parte de one "you ask me to enter but than you make me crawl" ser interpretada como alusao ao sexo oral naum duvido mais de nada :lol:
As pessoas tem mania de complicar as coisas....
Pra mim, eu vejo as letras das musicas da maneira mais simples possivel... E nao é que eu esteja querendo pagar uma de santa, mas eu nunca interpretaria essa frase desse jeito, e nem a wowy ser sobre drogas, isso nao faz sentido... Ah sei lá.

Na verdade eu acho que wowy é sobre Jesus.
1) Qnd ele fala My hands are tied, algo como minha maos estão amarradas - eu vejo uma alusão de jesus pregado na cruz
2) My body bruised - meu corpo está dolorido - O corpo de jesus dolorido, tanto por causa das chibatadas quanto pelo proprio fato de estar pendurado na cruz
3) And you give yourself away- E vc se entrega - Qndo ele se entregou, morreu; Ou qnd Jesus se deixou capturar pelos soldados.

É isso...

followerU2
23/05/2004, 17h55
With or Without You, o eterno enigma....uma canção que fala de amor, sem sequer mencionar essa palavra. De que tipo de amor ela fala? Amor a uma mulher? Amor a Deus? Existem interpretações possíveis para os dois tipos de amor.

Pessoalmente acho a versão sobre amor espiritual/religioso mais fácil de interpretar. Observem que existem 3 pessoas na letra: I/eu, you/você (a pessoa pra que ele fala/canta) e she/ela. Entendo que, nesse caso, you/você seja Deus/Jesus Cristo e she/ela seja a fé. Procurem reler a letra tendo essas pessoas em mente e verão como faz sentido.

T+
MT

victor_f
23/05/2004, 18h14
Acho que ele quis se referir ao "you can swallow or you can spit", certo?
Quem sabe ao "who's gonna taste your salt water kisses".

Tá cheio de sexo no achtung baby.

victor_f
23/05/2004, 18h17
3) And you give yourself away- E vc se entrega - Qndo ele se entregou, morreu; Ou qnd Jesus se deixou capturar pelos soldados.

Essa parte parece que é sobre o próprio Bono.
Ele se entregou em nome da Banda.

"It's about how I feel in U2 at times - exposed. I know that the group think I'm exposed, and that the group feel that I give myself away."

Bono_VoX
23/05/2004, 19h27
Que WOWY é uma música romântica, isso eu tenho certeza. A minha interpretação é a seguinte: a relação do casal descrito na música é tão conturbada que tanto faz já viver com ou sem ela... mas sem sombra de dúvida é uma música linda.

See the stones set in your eyes - Veja as pedras em seus olhos (vixe, a Ali brava..)

23/05/2004, 19h45
É o trecho de one msm, eu vi isso aki no forum, num topico q falava sobre fazer algo escutando U2, dirigindo, amando, bebado.., ai a gikah botou em amando one e o povo começou a falar de one

Ane Witt
24/05/2004, 00h48
Pelo visto todo mundo tem suas dúvidas em relção a With or Without you. Eu tinha quase descartado a opção de religiosidade, mas reli a música pela ótica da Maria Teresa, e faz sentido sim. Mas acho que o que a nossa nutricionista de plantão, Spanish Eyes :) disse muito relevante, se teria um fundo religioso, porque que o Bono sempre pega uma guria da platéia?
Realmente WOWY é bem misteriosa.

T+

Be Strong
24/05/2004, 13h18
Desviando um pouco o rumo do tópico, mas alguém lembra daquela história de que o U2 foi acusado de plágio de With or Without You lá por 87/88?

24/05/2004, 23h20
Pelo visto todo mundo tem suas dúvidas em relção a With or Without you. Eu tinha quase descartado a opção de religiosidade, mas reli a música pela ótica da Maria Teresa, e faz sentido sim. Mas acho que o que a nossa nutricionista de plantão, Spanish Eyes :) disse muito relevante, se teria um fundo religioso, porque que o Bono sempre pega uma guria da platéia?
Realmente WOWY é bem misteriosa.

T+

eu tenho a explicação...

O Bono quis fazer uma msk religiosa, qnd terminou viu q tbm podia ser romantica e pra se aproveitar das fãs ( e vice-versa ) chama elas pro palco :lol:

Ei

pros q defendem a msk como romantica...

pq o bono fala she e you?

24/05/2004, 23h21
Desviando um pouco o rumo do tópico, mas alguém lembra daquela história de que o U2 foi acusado de plágio de With or Without You lá por 87/88?
se lembro... eu tava com 20 anos na epoca, fiquei chocado ao ver isso :lol:

agora serio...

eu nem era nascido e nunca escutei falar disso, agora to curioso...

Bono_VoX
24/05/2004, 23h23
nossa, nunca tinha ouvido falar... como foi isso?
Meu colega disse que o Jonh Lennon já tinha escrito uma música chamada Sunday Bloody Sunday... ele viu em um livro sobre os Beatles!

Lucilla
25/05/2004, 06h21
1) Quanto a "Sunday Bloody Sunday" de Lennon, eh que ao que parece foram feitas pelo menos duas musicas sobre os eventos do dia que ficou conhecido como "Bloody Sunday" (Domingo Sangrento), quando o exercito britanico atirou em civis irlandeses, ou coisa assim.

U2 fez uma, Lennon fez outra. Se uma tem algo a ver com a outra, eu nao sei. Mas basta dizer que o Bono (e o U2) eh absolutamente contra o IRA e demais terroristas irlandeses, e o Lennon era a favor, e ate mandava dinheiro pra eles. (E isso eh outro ponto de "inimizade" entre fans das duas bandas. Eh por isso que eu acho que aquele "encontro" que o Alex imaginou, se tivesse acontecido, nao teria acabado la muito bem...)

2) Se bem me lembro, a estoria de "plagio" foi um fan maluco, que dizia que tinha escrito o Joshua Tree inteiro, e que o U2 tinha gravado prometendo dar credito a ele, e nao deu... Coisa de gente louca...
A nao ser que tenha tido outra coisa mais seria, que eu nao sei.

3) "She" e "you" em WOWY, eu acho, sao figuras de expressao. Acho que o Bono nao acha legal escrever todas as letras na primeira pessoa...
E eh fato sabido que ele adora misturar o amor a Deus com o amor entre homens e mulheres. Parece que ele acha que os dois tipos de relacionamento tem (ou deveriam ter, se querem ter algum significado) os mesmos tipos de conflitos, alegrias e duvidas...

Be Strong
25/05/2004, 08h36
Mas basta dizer que o Bono (e o U2) eh absolutamente contra o IRA e demais terroristas irlandeses, e o Lennon era a favor, e ate mandava dinheiro pra eles. (E isso eh outro ponto de "inimizade" entre fans das duas bandas. Eh por isso que eu acho que aquele "encontro" que o Alex imaginou, se tivesse acontecido, nao teria acabado la muito bem...)

Ahhh Lucilla! Não diga isso! Eu não acredito! Onde é que vc conseguiu essa informação? O Lennon dando dinheiro para o IRA?

Se for verdade mesmo vc estará me condenando a vários dias de tristeza absoluta. Ele escreveu "Give Peace a Chance" onde afirmava que não importavam os 'ismos' e que todos deveriamos viver em paz, enfim, dar uma chance a paz.

Lucilla
25/05/2004, 10h21
Ahhh Lucilla! Não diga isso! Eu não acredito! Onde é que vc conseguiu essa informação? O Lennon dando dinheiro para o IRA?

Teve uma vez uma briga feia na antiga WIRE entre fans americanos e irlandeses do U2 sobre pacifismo, nacionalismo e terrorismo na Irlanda do Norte, e nao sei como entrou a estoria do Lennon no meio, e essa foi a acusacao dum fan ("nacionalista") da Irlanda do Norte, quando um fan americano citou ideias "republicanas"...

E uma breve busca no Google revelou os seguintes resultados:

Lennon aided IRA, claims MI5 renegade (http://www.guardian.co.uk/Northern_Ireland/Story/0,2763,190430,00.html)

E de outro site eu tirei esse texto aqui:
John Lennon's MI5-FBI Files (http://www.commondreams.org/views/022500-102.htm)

Whether Lennon provided financial support to the IRA is a bit more complicated. Lennon was an outspoken supporter in the late sixties and early seventies of what he called "Irish civil rights." He joined protest marches in London organized by the Troops Out movement and appears in a well-known photograph marching in a demonstration carrying a sign that said Red Mole/For the IRA/Against British Imperialism. After British troops shot and killed thirteen people in Northern Ireland in 1972 on Bloody Sunday, Lennon wrote and recorded a song, "Luck of the Irish," and sang it at a demonstration in New York. But Yoko Ono recently denied that he ever contributed money to the IRA. Even if he had, it was a lawful act at the time. It wasn't until the British government passed the Prevention of Terrorism Act in 1974 that support for the IRA was criminalized.

Parece que ele participou de passeatas nos anos 60, apoiando o IRA.
E existem outros boatos que vao mais longe, chegando a dizer que Lennon teria ativamente arrecadado fundos para o IRA, e que Chapman seria na verdade um agente do MI-5 (servico secreto britanico) encarregado de impedir que ele lancasse uma turne mundial para angariar dinheiro pro IRA.
Veja o link abaixo:

John Lennon and the IRA (http://www.seeingred.com/Copy/letter.html)

Desculpe te desiludir, mas a verdade deve ser dita. Pode ser que Lennon nao tenha dado dinheiro exatamente, mas ele foi fotografado participando de passeatas "republicanas", e esteve sob a mira do FBI e do MI-5 por longos anos, por suspeita de "esquerdismo".

Edit:
E alias, diz a lenda aqui em Israel que a frase "give peace a chance" foi dita ao Lennon por um pacifista israelense chamado Abe Nathan.
Foi ele que contou a estoria, uma vez na TV daqui:

Segundo ele, foi na epoca que Lennon tinha acabado de se casar com Yoko, e estava recebendo reporteres e visitas com ela na cama da lua de mel deles.
Nathan, que durante muitos anos teve uma radio pirata pacifista chamada "The Voice of Peace" num navio que ia de alto a baixo da costa Israelense pro equipamento nao ser confiscado pela policia daqui, foi visitar o casal e durante a conversa teria dito a eles, sobre o conflito israelense/palestino que o mundo arabe "should give peace a chance".

Nisso, Lennon olhou para Yoko, repetiu: "hmmm, give peace a chance", e continuou a conversa normalmente. Algum tempo depois saiu a musica...

E mais um edit, pra nao ficar completamente off topic:
Sobre WOWY e o modo como Bono parece ver a religiao e o relacionamento das pessoas com Deus:

Existem varias "escolas de pensamento" que adotam essa visao de que o ser humano deve ter um relacionamento "pessoal" com seu Deus, um que reflete exatamente essa paixao que nos sentimos por outros seres humanos que a gente ama.

A base para esse pensamento eh a propria Biblia, mais exatamente o "Cantico dos Canticos". Assim como cada palavra e letra da Biblia nao esta la por acaso, esse livro, que a primeira vista parece "profano", na verdade eh uma ode de amor tanto a Deus como ao ser humano.

Eu imagino que eh dai que Bono tira a inspiracao pra letras "enigmaticas", como essa de WOWY.

25/05/2004, 10h55
Esse John Lennon é uma farsa...

bianoleiras
25/05/2004, 11h02

do plágio não me lembro não, eu me lembro é da história do cara q matou uma pessoa influenciado pela letra d "exit".

25/05/2004, 11h06
do plágio não me lembro não, eu me lembro é da história do cara q matou uma pessoa influenciado pela letra d "exit".
:ph34r:

Lucilla
25/05/2004, 11h09
Nao foi um suicidio?

bianoleiras
25/05/2004, 11h13
Nao foi um suicidio?

não foi não, eu me lembro q o cara foi a julgamento e puseram a música, e ele a cantou inteira....

Regis
25/05/2004, 11h15
É um assunto delicado. :huh:

O que torna a música a arte mais profunda é justamente o modo como ela atinge cada pessoa de uma maneira diferente.

Uma letra/música pode te lembrar sobre amor à uma pessoa (ou a varias) ou de quando vc ainda se sujava com giz de cera... sinceramente não acredito que haja uma interpletação apenas... isso seria limitar a música. :rolleyes:

bianoleiras
25/05/2004, 11h18
aliás, acho q esse foi o motivo p/ o U2 não tocar mais essa música......... eu estou vagamente lembrando desta história, a li na antiga "Bizz"......

bianoleiras
25/05/2004, 11h22
quem se lembrar por favor me corrija no q eu estiver errado! eu li isso não sei se foi em 88, 89........

Bono_VoX
25/05/2004, 14h10
Putz, mais um ponto negativo para os Beatles pra mim... :reprvd:

Michelle
25/05/2004, 14h36
Meu povo,

Quer saber? Acho q tá td mundo certo e td mundo errado.... cada um interpreta do seu jeito, pq isso depende mto das experiências pessoais e da vivência de cada um.

E qnt ao Lennon, a história dele financiar o IRA deu reportagem até no Fantástico e na Revista Veja.

E se for realmente verdade, ele é completamente insano, pq no fim das contas o alvo principal do IRA era meter chumbo na Inglaterra.

Mi

Nani Violet
25/05/2004, 14h54
E se for realmente verdade, ele é completamente insano, pq no fim das contas o alvo principal do IRA era meter chumbo na Inglaterra.
posso estar enganada, mas acho que o IRA passou séculos lutando pela libertação da Irlanda (na época em que a República da Irlanda pertencia à Inglaterra, etc e coisa e tal...). Hoje em dia, o objetivo deles tá muito deturpado, eles saem metendo bomba em qualquer um, achando que lutam por uma causa. ISSO eu acho errado. O uso de violência, pra mim, é errado, não importa qual seja o motivo. Agora, o autêntico objetivo do IRA autêntico, que era a libertação da Irlanda, já foi muito nobre. Pelo menos foi a impressão que os livros de história, os filmes e afins me passaram....

Só pra não ficar off-topic, a minha interpretação de WOWY é a mais básica, a dos amantes... mas talvez o Bono realmente quisesse dar esse suspense à letra, sei lá :)

Bono_VoX
25/05/2004, 14h57
a minha interpretação de WOWY é a mais básica, a dos amantes...
A minha também, sabia? Hehehe... :wub:
hahahahaha, to brincando, Nani...

Regis
25/05/2004, 14h59
Quer saber? Acho q tá td mundo certo e td mundo errado.... cada um interpreta do seu jeito, pq isso depende mto das experiências pessoais e da vivência de cada um.
É isso q eu tava falando tb!!!... :lol:

Mas parece que novatos não são muito bem vindos... :(

Lucilla
25/05/2004, 15h07
Mas parece que novatos não são muito bem vindos... :(
Nonsense.

Eh so que, justamente como leva tempo pro novatos se acostumarem com os mais antigos, tambem demora tempo pros mais antigos se acostumarem com os novatos.

Continue escrevendo, que esta tudo bem! :)

Promenade
25/05/2004, 21h43
E li já sobre esse assunto do IRA, sobre o que a Nani Violet falou.. no começo eles pegavam um pouco mais leve.. mais atualmente a situação se inverteu.. quer dizer.. eles sempre foram um grupo radical.. mais antigamente suas acões tinham mais fundamento.. como por exemplo a libertação da irlanda q a Nani falou..
acho que eles ainda continuam com isso.. ainda bem.. ;)

Spanish eyes
26/05/2004, 09h32
É, parece que o mistério de WOWY vai continuar... :assobio:

Continuo achando que WOWY é sobre amor...

Ah, a idéia do fucking sobre a música (de no começo ser religiosa, mas depois ser uma desculpa para pegar as fãs) seria uma bela desculpa pro Bono ficar se agarrando com as fãs... ainda bem para nós, mulheres!!!!! :sou mau:

kimuravox
22/04/2006, 02h13
Trazendo esse topico de volta ja que a dúvia ainda tá no ar, talvez sempre fique, mas vi essa interpretação e achei interessante..
http://u2pia.blogs.sapo.pt/arquivo/229237.html

thaisss
23/04/2006, 16h16
Deve ser sobre amor mesmo
Tem um livro (que agora eu não consigo lembrar o nome, quem se lembrar coloque aqui no forum) em que eles falam sobre as musicas, e sobre wowy o bono fala que eles iam jogar a musica fora e dai o amigo dele falou que wowy era uma grande canção, e que eles deviam colocá-la no album. Será que nesse livro não tem nada falando sobre o significado?
De qualquer forma, cada um tem um jeito de interpretar as musicas.

Cacau
08/06/2006, 00h27
With or Without You, o eterno enigma....uma canção que fala de amor, sem sequer mencionar essa palavra. De que tipo de amor ela fala? Amor a uma mulher? Amor a Deus? Existem interpretações possíveis para os dois tipos de amor.

Pessoalmente acho a versão sobre amor espiritual/religioso mais fácil de interpretar. Observem que existem 3 pessoas na letra: I/eu, you/você (a pessoa pra que ele fala/canta) e she/ela. Entendo que, nesse caso, you/você seja Deus/Jesus Cristo e she/ela seja a fé. Procurem reler a letra tendo essas pessoas em mente e verão como faz sentido.

T+
MT

Maria Teresa,

Eu li esse tópico há um tempão atrás e achei muito legal essa versão espiritual!

Mas...pra mim WOWY é uma canção romantica...e é uma das minhas "All Time Favorites":wub:

Cacau
08/06/2006, 00h32
:assobio: Ressuscitei esse tópico pra fazer um mea culpa...

Nunca mais vou falar mal do Gavin:P

Eu já tinha lido outro dia umas coisas sobre ele e entendido melhor a relação dele com o Bono e o U2. Ele teria um papel de consultor da banda, e suas opiniões costumam ser pertinentes e respeitadas...

MAS...acabo de descobrir que se não fosse o Gavin, talvez eu nunca teria ouvido WOWY...a canção ia pro LIXO!!! Segundo o Bono foi o Gavin quem a resgatou e a estruturou da forma como conhecemos hoje.

Então: Um grande viva pro Gavin Friday!!!:aprovado:

No finalzinho desse video o Bono fala disso:

http://www.youtube.com/watch?v=FW5RriG9QYM

paco_one
08/06/2006, 02h06
eu axo que é romantica...

Be Strong
08/06/2006, 10h34
Eu já tinha lido outro dia umas coisas sobre ele e entendido melhor a relação dele com o Bono e o U2. Ele teria um papel de consultor da banda, e suas opiniões costumam ser pertinentes e respeitadas...

MAS...acabo de descobrir que se não fosse o Gavin, talvez eu nunca teria ouvido WOWY...a canção ia pro LIXO!!! Segundo o Bono foi o Gavin quem a resgatou e a estruturou da forma como conhecemos hoje.

Pois é Cacau. Inclusive, pelo que li, o Gavin praticamente forçou a banda a lançar With or Without You como single, porque eles não a queriam como música de trabalho do Joshua Tree.

E ao que parece o Gavin tem "muita" influência na banda, principalmente sobre o Bono, mas não tem como não achá-lo um pouco estranho naquela entrevista do DVD Extra de Chicago.