PDA

Ver Versão Completa : Não percam Domingo Sangrento em DVD - especialmente os extras!

followerU2
27/07/2003, 22h19
Não pude assistir ao filme Domingo Sangrento (Bloody Sunday, no original) no cinema, mas acabei assistindo em DVD nesse sábado. É um ótimo filme, a produção é muito interessante, bem simples, às vezes parece até um documentário. O filme foi rodado só com câmeras de mão, sem gruas ou trilhos, mas funciona tri bem assim, faz a gente se sentir um pouco dentro do filme. Arrisco dizer que essa triste história não poderia ser contada de outra forma.

Eu recomendo conferir os extras, principalmente assistir ao filme novamente com os comentários do diretor, o inglês Paul Greengrass, e do ator principal, o irlandês John Nesbitt. Apesar desse massacre ter acontecido em Derry, na Irlanda do Norte, uma boa parte do filme foi rodada em Dublin. Justamente a parte das barricadas e do tiroteio foram filmadas em Ballymun, aquele conjunto habitacional tipo Cohab que fica perto da casa onde o Bono nasceu e cresceu.

Paul Greengrass menciona o U2 duas vezes em seu comentário. A primeira é quando ele descreve a juventude na Irlanda do início dos anos 70, quando o Bloody Sunday aconteceu, e faz uma comparação com a geração seguinte, a geração dos nossos fab four. A segunda é no final do filme, enquanto Sunday Bloody Sunday está tocando junto com os créditos finais do filme. Ele conta que decidiu usar uma gravação que ele mesmo fez da performance deles em Croke Park, Dublin, em 1987. O mais legal é ouvi-lo dizendo que, ao cantar junto com o Bono "how long, how long must we sing this song", ele sentiu que teria que um dia contar essa história, quer dizer, a idéia do filme teria surgido ali. Ele não esconde que adora a música, principalmente a letra, e que essa versão deixa-a ainda mais significativa. Ainda enquanto a música está tocando, ele fala sobre as conqustas do U2 e coloca-os ao lado de outros tantos lutadores pela paz na Irlanda nesses últimos 30 anos, muito legal.

Enfim, assistir a esse filme, além de ser uma lição de história, faz a gente entender e amar ainda mais a banda e especialmente Sunday Bloody Sunday. Fica aqui o recado, confiram. :aprovado:

Maria Teresa

:)

Adelino
28/07/2003, 15h51
Grande dica!

Assim que chegar ao vídeo-clube eu vou locar o DVD... :aprovado:

followerU2
30/07/2003, 09h11
Tenho certeza que não vais te arrepender Adelino...sou capaz de conferir de novo logo logo...se não me engano ainda tem os comentários do ativista pelos direitos humanos que organizou a passeata que resultou no Bloody Sunday, Ivan Cooper. Não deu tempo de ver, mas acho que vale a pena dar uma olhada.

Por sinal, muitos parentes dos mortos no tiroteio (que foram na quase totalidade jovens de 17 a 20 anos, inocentes, sem ligação alguma com o IRA) participaram do filme, como extras e tal. O diretor comentou que, apesar de reviver o sofrimento daquela tragédia, elas queriam muito que essa história fosse contada, de forma justa, porque seus parentes não eram terroristas. Por sinal, é triste ver ao final do filme a fila de rapazes pegando em armas e se juntando ao IRA depois do massacre. Dá pra entender muito do que lemos no jornal e vimos na TV sobre os atentados terroristas do IRA, na Irlanda e na Inglaterra, durante essas últimas décadas.

Maria Teresa

Adelino
30/07/2003, 11h43
Dá pra entender muito do que lemos no jornal e vimos na TV sobre os atentados terroristas do IRA, na Irlanda e na Inglaterra, durante essas últimas décadas.

Podemos entender as coisas que estão acontecendo na Irlanda, e de tabela, muito do que passa pela cabeça dos nosso rapazes do U2. :dúvida:

Valeu, Maria Teresa