Ver Versão Completa : U2 e Religião
A propósito, Bono é católico, já tendo anunciado isso em várias entrevistas,
Apenas uma correção: o Bono é "cristão", somente. Nem católico, nem protestante, nem testemunha de Jeová, nem carismático, nem nada. Apenas cristão. E isso sim ele já afirmou em várias entrevistas. E é bom lembrar que o cristianismo é uma religião, assim como o judaísmo, o islamismo etc. ;)
E achei interessantíssimos os pontos de vista do Martin e do Michel. Excelentes. Vamos ver se o álbum vai seguir essa dualidade mesmo.
Apenas uma correção: o Bono é "cristão", somente. Nem católico, nem protestante, nem testemunha de Jeová, nem carismático, nem nada. Apenas cristão. E isso sim ele já afirmou em várias entrevistas. E é bom lembrar que o cristianismo é uma religião, assim como o judaísmo, o islamismo etc. ;)
E achei interessantíssimos os pontos de vista do Martin e do Michel. Excelentes. Vamos ver se o álbum vai seguir essa dualidade mesmo.
exatamente o q ouvi em varias entrevistas, inclusive na epoca do joshua tree q diziam q ele era catolico, ele deixava bem claro q poderia frequentar qualqer igreja pois era cristao sem religiao, inclusive tenho a revista ate hj.
pro povo q se exaltou aí ja sobre a maneira como Bono ve Jesus assista esse video:
http://br.youtube.com/watch?v=ZQNoElr4Lp8
pessoal e num eh qrer pregar nada,mas isso vai aos fãs q são cristãos eu penso assim,Bono é um grande exemplo para nós e tudo mais,mas ele eh humano como nós ele não contém a verdade absoluta e tbm pode errar como eu ou vc,pelo q vejo ele tenta e muito ser o melhor exemplo possivel para seus fãs,mas assim como qqr pessoa ele tbm eh falho em algumas coisas e acho q tem muita gente q acredita em Jesus prq o Bono acredita e se o Bono fala q não acredita em algo,logo tbm fala q não acredita sem ao menos entender os 2 lados da moeda,sem ao menos tentar ver na biblia oq realmente diz lá.Acho q Jesus vem antes de Bono ,até prq Bono serve a Jesus e não o contrario,logo ele tbm pode se enganar,na verdade eu acredito q não devemos seguir Bono e sim tentar ser como ele,ver onde ele esta certo e pegar paranós e ver noq ele esta errado e tentar melhorar.:D
Ele não é o messias gente calma :D
sei q vai ter alguns fãs mais fervorosos q num vão gostar,mas se isso não te serve deixe passar.:P
Acho muito chata e perigosa essa discussão acerca da religião professada por Bono, uma vez que isso é sempre muito perigoso e ele próprio sempre lutou contra a intolerância religiosa. Penso que tanto faz se ele é católico, evangélico, budista, ou não seja nada.
O que importa é a mensagem que ele tenta transmitir, de paz, solidariedade e entendimento, não é verdade?
Ah, já ia me esquecendo, ele sempre usa consigo um crucifixo benzido pelo Papa João Paulo II, salvo engano, isso me parece coisa de católico. ;)
http://www.youtube.com/watch?v=69yxwGN2hIw&feature=related
vejam isso
e me respondam se ele e religioso ou usa a religiao como uma forma de ter mais apoio nas suas campanhas
jorgefilipe_u2
22/01/2009, 21h50
Tópico pra todos debaterem assuntos em torno da fé dos integrantes da banda.
Acho muito chata e perigosa essa discussão acerca da religião professada por Bono, uma vez que isso é sempre muito perigoso e ele próprio sempre lutou contra a intolerância religiosa. Penso que tanto faz se ele é católico, evangélico, budista, ou não seja nada.
O que importa é a mensagem que ele tenta transmitir, de paz, solidariedade e entendimento, não é verdade?
Ah, já ia me esquecendo, ele sempre usa consigo um crucifixo benzido pelo Papa João Paulo II, salvo engano, isso me parece coisa de católico. ;)
então eu acho q ele é uma especie de simpatizante,ele deve ter algo q o diz "se eh de Deus ou para Deus eu agradeço e faço" ele não se limita a denominações,da msm forma ele tbm simpatiza com protestantes,akela igreja msm no Harlem q aparece em Rattle and Hum é protestante,não qr dizer q ele seja de uma ou de outra,acho q ele faz parte desse entendimento "se estamos fazendo o bem e fazendo para Deus q mau tem?" e talvez faça tbm justamente para não ser intitulado.
Sem contar q Bono é uma figura muito simpatica e carismatica ele tbm participou do carnaval da Bahia cantou com Ivete e tudo mais,não qr dizer q ele tenha gostado:aprovado: (vide a negação para participar do show dela para o DVD:assobio: )tbm faz parte de educação formalidade e simpatia
nildinha
23/01/2009, 18h47
Concordo, pois tanto nas entrevistas como nas letras das músicas o Bono e a banda passa muito bem para o fãs o que é ter fé, e me lembro qdo a filha do The Edge esteve com problemas de saúde, o quanto a fé foi importante pra ele naquele momento.
Mrs. Mullen
24/01/2009, 14h11
Ah, eu simplesmente apoio que Bono tenha uma religião independente do catolicismo, protestantismo etc etc, e concordo com tudo do que ele tem dito sobre religião. Talvez ele não seja somente católico ou declarado de uma religião por suas influências familiares: Filho de um pai católico e uma mãe protestante ;)
Simone The Rocker
24/01/2009, 15h59
Eu como uma atéia, gostaria muito que o Bono fosse um pouqinho mais laico, não que eu desrespeite a crença dele ou a dos outros integrantes, aliás do Larry e The Edge, Adam e eu seguimos a mesma falta de crença e principalmente de todas as pessoas, mas ser laico de vez em quando não custa nada.
Aliás eu queria aproveitar e falar sobre isso, meu ex-chefinho, sempre falava: como pode uma atéia gostar de uma banda onde cara coloca um crucifixo no microfone do final do show?
Eu não sei o que é, na verdade o que eu escrevi no primeiro parágrafo, talvez tenha sido da boca pra fora, porque no fundo, no fundo, eu não consigo criticar o que ele fez no final de cada show da VT, como uma atéia, eu não gostei de ver essa cena, mas como fã do U2, eu não consigo criticá-lo, sai assim, da boca pra fora, eu adoro a 40, a Pride e de vez em quando me pego cantarolando Yahweh.
Gente a minha situação é bem complicada em relação à eles, eu gosto da banda errada, só pode, é um amor proibido, mas eu gosto de viver esse amor, me faz bem, me acalma e me acolhe.
Mrs. Mullen
24/01/2009, 16h21
Gente! :oh: achei um artigo num blog aí... quem sabe esclareça algumas coisas.. e sei lá, seja legal ler pq simplesmente é uma entrevista com Bono :aprovado:
Pus em negrito e itálico o que achei legal da parte do Bono.
'' Livro “Bono: In Conversation (http://liberdadepelagraca.blogspot.com/2008/11/livro-bono-in-conversation-with-michka.html)
With Michka Assayas”.
No livro, Bono (vocalista do U2) fala sobre sua interessante espiritualidade e princípios do cristianismo.Há vários livros que falam sobre o U2 e o irônico vocalista Bono Vox (a maior estrela do rock), porém até agora Bono não havia contado sua história. No livro “Bono: In Conversation With Michka Assayas”, o roqueiro compartilha seus pensamentos com um jornalista francês e seu amigo, que está junto da banda desde o começo dela. Em uma série de perguntas e respostas, Bono discute vários assuntos, como a morte de sua mãe, quando era criança, e de seu pai, que morreu há alguns anos, o começo da banda, seus companheiros de banda, seu casamento, sua paixão por ações sociais, o efeito que sua vida tem por ser uma celebridade, sua fé e como isso permeia tudo.
A conversa entre Bono e Assayas aconteceu devido ao ataque terrorista em Madri, onde foram colocadas bombas em um trem no ano de 2004, deixando 1800 pessoas feridas e 191mortas.
Os dois estavam discutindo como o terrorismo é carregado pela religião quando Bono começou a falar do cristianismo, expressando sua preferência pela graça de Deus sobre o “carma”, mostrando sua visão apologética da morte de Cristo e sua clara mensagem sobre a palavra de Deus.
Bono: A minha compreensão das escrituras foi feita simplesmente pela pessoa de Cristo. Cristo ensina que Deus é amor. O que isso significa? Significa para mim um estudo sobre a vida de Cristo. Amor aqui é descrito como uma criança nascida num lar pobre, vulnerável e sem honra. Eu não deixo minha religião muito complicada. Bem, eu penso que eu conheço quem é Deus. Deus é amor e quanto mais eu falo deste amor, mais eu permito ser transformado pelo amor e agir por esse amor, que é minha religião. As coisas se tornam complicadas quando eu tento viver esse amor. Não é fácil.
Assayas: E o Deus do Antigo Testamento? Ele não era tão “paz e amor”?
Bono: Nada afeta a minha visão de Cristo. O evangelho mostra uma figura de exigência, às vezes até dividindo o amor, mas mesmo assim, continua sendo amor. Eu acredito no Antigo Testamento como um filme de ação: sangue, carros se batendo, efeitos especiais, o mar se abrindo, assassinatos, adultérios, a criatura de Deus com desejo de matar, rebelde. Mas a maneira que eu vejo uma relação de Deus é como um amigo. Quando você é criança você precisa de instruções e regras. Mas com Cristo, nós temos acesso a um relacionamento mais íntimo, enquanto no Antigo Testamento, a relação de adoração era mais vertical. No Novo Testamento, por outro lado, nós olhamos para um Jesus familiar, horizontal. A combinação é o que faz Ele na cruz (o credo da cruz).
Assayas: Falando sobre filmes de ação, nós falávamos sobre a América Central e do Sul, em nossa última conversa. Os jesuítas falavam sobre a palavra de Deus com uma mão trazendo a Palavra e a outra uma arma.
Bono: Eu sei, eu sei. A religião pode ser inimiga de Deus. Isso acontece quando Deus, assim como Elvis, sai da jogada (risos). As instruções foram ditas e dogmas são seguidos em uma congregação liderada por um homem, em que ele e os outros são guiados pelo Espírito Santo. O problema é quando a disciplina substitui o discipulado. Por que você está me atirando isso?
Assayas: Eu estava imaginando se você disse tudo isso ao Papa no dia em que você o encontrou.
Bono: Não sejamos tão duros com a igreja romana aqui. A igreja católica tem seus problemas, mas quanto mais velho eu fico mais estímulo eu encontro aqui (para lutar pelo que é certo). A experiência de estar em uma multidão de pessoas humildes, oprimidas, de pessoas que oram murmurando…
Assayas: … Então aí você não seria tão crítico.
Bono: Eu posso criticar (a igreja católica). Mas quando eu vejo irmãos e irmãs ajudando no trabalho de AIDS na África, padres e freiras ficando doentes e pobres por estarem dando de si pelas vidas na África, eu sou menos agressivo.
Um pouco mais tarde na conversa:
Assayas: Eu acho que estou começando a entender religião porque eu estou agindo e pensando como um pai. O que você acha disso?
Bono: Eu acho que é normal. É a mente se transformando com conceitos de que Deus, que criou o universo, pode estar querendo companhia, um relacionamento de verdade. Mas o que me deixa ajoelhado é a diferença de graça e carma.
Assayas: Eu nunca ouvi você falar disso
Bono: Eu acredito que nós somos movidos pelo carma, mas um nos move pela Graça.
Assayas: Eu não entendi
Bono: A idéia de todas religiões é o carma. Sabe, o que você fala volta pra você, olho por olho, dente por dente, ou na física, toda ação causa uma reação. É muito claro para mim que o carma é o coração do universo. Eu tenho certeza absoluta disso. Mas aí surge uma idéia chamada Graça, em que mesmo com o “tudo o que você planta, colherá” desafia a razão e a lógica. O amor “interrompe” as conseqüências de suas ações (com o perdão), que no meu caso é algo muito bom, pois eu faço muitas besteiras.
Assayas: Eu ficaria interessado em ouvir isso
Bono: Isso é entre eu e Deus. Mas eu teria grandes problemas com carma se ele definisse meu julgamento (seria condenado). Estou me mantendo pela Graça. Creio estar livre, pois Jesus levou todos os meus pecados na cruz, porque eu sei quem eu sou e espero não depender da minha religiosidade.
Assayas: “O filho de Deus que tira o pecado do mundo”. Eu queria acreditar nisso.
Bono: Mas eu amo a idéia do sacrifício de Cristo. Eu amo a idéia de Deus dizer: “Olhem seus cretinos, terão conseqüências o que vocês estão fazendo, vocês são muito egoístas e são pecadores por natureza e, vamos encarar, você não está vivendo uma vida muito boa, está?” E existem conseqüências para os atos. A idéia da morte de Cristo é que Cristo levou os pecados desse mundo, então ele (o pecado) não pode mais habitar em nós, e a nossa natureza pecaminosa não nos levará para a morte. Esta é a idéia. Isso deveria nos fazer mais humildes… não é por sermos bons que vamos para o paraíso.
Assayas: É uma grande idéia, e não estou negando. Esperança é algo maravilhoso, até mesmo quando parece ser alucinação, em minha percepção. Cristo tem seu status ao redor do mundo nos maiores críticos e pensadores. Mas o “Filho de Deus”, isso não é um pouco forçado?
Bono: Não, isso não é forçado para mim. Olhe bem, a história de Cristo como não sendo ligada a religião sempre é vista assim: Ele era um grande profeta, um rapaz muito interessante, tinha muito o que dizer de importante até para outros profetas. Mas na verdade Cristo não permite dizer isso. Cristo diz: “Não, eu não estou dizendo que eu sou um professor, não me chamem de professor. Eu não estou dizendo que sou um profeta. Eu digo: “Eu sou o Messias”. Eu digo: “Eu sou Deus encarnado”. E as pessoas dizem: “Não, não, por favor, seja somente um profeta. Um profeta nós conseguiremos aceitar”.
E Bono diz mais tarde, como considerar Jesus:
Bono:… Se nós pudéssemos ser um pouco mais como Ele, o mundo seria transformado. Quando eu olho para a Cruz de Cristo, o que vejo é que lá estão todos os meus pecados e os pecados de todas as pessoas do mundo. Então eu pergunto a mim mesmo uma pergunta que muitos fazem: Quem é esse homem?
Fonte: DotGospel ''
Mrs. Mullen
24/01/2009, 16h35
Achei um vídeo interessante sobre o assunto do tópico. :lol:
http://br.youtube.com/watch?v=B3wpkqSIP38&eurl=http://sobre-a-vida.blogspot.com/2007/10/bono-vox-e-graa-de-deus.html
Ps.: caso este vídeo esteja ruim, dê uma busca no youtube ''Bono U2 Fala da Graça de Deus em Cristo (http://br.youtube.com/watch?v=ZQNoElr4Lp8&feature=related)'', tem a parte 1 e 2; tem o Bono falando sobre religião tbm, mas nao vi inteiros, não sei se são bons ;)
Mrs. Mullen
24/01/2009, 17h00
Ah., achei um outro artigo. famoso até 'O Evangelho Segundo U2' ;)
http://www.luteranos.com.br/articles/8033/1/O-Evangelho-segundo-o-U2/1.html
Achei até legal. porém um pouco exagerado, intenso.
mrs. mullen
esses ultimos post seus dizem tudo,pode fechar o topico aki
ele eh cristão independente de religião e sobre buscar ajuda em religioes como catoliscismo ou msm evangelicos ,não qr dizer q vc eh de um ou de outro,sabedoria nunca eh d+ e acho q oq ele faz é pedir alguns conselhos em alguma igreja, até prq ninguem pode ser perfeito caminhando sozinho por suas proprias ideias e entendimento.
E oq gostei muito alí ,ele tem consciencia de q ser bom não basta e q ajudar as pessoas não é um merito e sim nada mais q obrigação de cada um
U2FANATIC
24/01/2009, 18h32
mrs. mullen
ele eh cristão independente de religião e sobre buscar ajuda em religioes como catoliscismo ou msm evangelicos ,não qr dizer q vc eh de um ou de outro,sabedoria nunca eh d+ e acho q oq ele faz é pedir alguns conselhos em alguma igreja, até prq ninguem pode ser perfeito caminhando sozinho por suas proprias ideias e entendimento.
E oq gostei muito alí ,ele tem consciencia de q ser bom não basta e q ajudar as pessoas não é um merito e sim nada mais q obrigação de cada um
gosto de pessoas de bom senso e q acreditam na inteligencia acima dos radicalismos, gostei mto do q vc falou e digo mais, bono é a propria indefiniçao em pessoa, usa um crucifixo em um show e ao mesmo tempo critica as religioes de forma ferrenha, no caso o coexist q é um pedido de bono q todas as religioes se fundem entre si, no minimo polemico e um assunto pra umas duzentas horas.
A questão é....para ser religioso é necessário seguir(pertencer) uma igreja??? ou basta crer em cristo(no caso do bono)
eu acho que ele mesmo se faz essa pergunta....ele é cristã(fato)...mas ele tem uma visão dualista da igreja(ódio e amor).....talvez não da igreja em sí....mas das pessoas que a fazem....esse eu acho que é o grande dilema do bono.... se sua fé é o suficiente ou não.
espero que possam ter entendido...:P
Mrs. Mullen
24/01/2009, 23h04
mrs. mullen
obrigada, Eumim! :aprovado:
com certeza, pus os posts aqui porque queria contribuir (já que o UV foi uma fonte inigualável de conhecimento pra mim, não apenas por assuntos do U2, mas de uma forma geral) e já que eu achei esses artigos, julguei interessantes postá-los aqui, não pra confrontar opinião de ninguém, nem dizer o que é certo ou errado pensar, apenas pra dar minha humilde contribuição e poder dizer: O Bono é o cara ! :lol: :lol: :aprovado:
paco_one
25/01/2009, 03h37
O Bono, é um cara que segue os ensinamentos de Jesus Cristo, pra isso não precisa pertencer a uma religião, na minha casa é assim, ninguem tem religião definida, eu sou batisado na igreja católica, mas conto nos dedos quantas vezes fui a uma igreja, mas sigo os ensinamentos de Jesus, que é amar ao proximo, ajudar uns aos outros, aceitar as diferenças, viver como um só, muitas igrejas fazem da fé uma ditadura, coisa que eu não gosto, por isso não costumo frequentar igrejas.
Muitas igrejas evangélicas generalizam o rock como satanista, por exemplo the number of the beast do iron maiden, não é satanista, isso tá na biblia no apocalypse, a musica só descreve o que tá escrito.
gosto de pessoas de bom senso e q acreditam na inteligencia acima dos radicalismos, gostei mto do q vc falou e digo mais, bono é a propria indefiniçao em pessoa, usa um crucifixo em um show e ao mesmo tempo critica as religioes de forma ferrenha, no caso o coexist q é um pedido de bono q todas as religioes se fundem entre si, no minimo polemico e um assunto pra umas duzentas horas.
obrigado u2fanatic:P
acho q religiosidade é como ele fala sempre,não é de todo o mau,o problema é qdo deixam Deus de lado e colocam regras sem sentido ,com coisas q nunca foram ditas na biblia e realmente torna akilo uma ditadura aí eh ridiculo.
Não conheço muito afundo outras religiões,mas o cristianismo trata de relação com Deus,vc servir a Deus por amor e temor a seus ensinamentos, não diz nada sobre regras ou q vc tenha q ficar morando em uma igreja,é vc e Deus,claro q vc deve viver em comunhão e seguir os ensinamentos biblicos, mas isso de coração algumas igrejas tornam isso regra e até te excluem por não fazer ou ser diferente,como se vc devesse algo a eles e não a cristo esse é o problema,qrem julgar sendo q são apenas servos como eu ou vc.:) Prq vc acha q existe tanto religioso triste??fazem as coisas sem nem entender o prq,não é algo de coração,é prq alguem disse a eles q isso era certo ou errado,vc acha q Deus qr ver vc triste?claro q não, ele diz q tem um outro lugar e q aki a felicidade talvez não seja plena,passariamos por alguns sofrimentos,mas nada q nos fizesse viver uma vida triste,mas sim tristeza momentanea prq aki é uma terra imperfeita mas temos q trabalhar para irmos para akele outro lugar,mas JAMAIS viveriamos tristes,"msm q falte o pão o coração ainda sentirá o poder" e não é igreja ou qqr religião q pode te dar isso apenas Jesus Cristo.
PS:putz desculpa aí U2FANATIC,comecei a viajar e depois q tinha escrito tudo isso q lembrei q vc eh ateu :( ,mas enfim pra qm servir aí tem um pekeno resumo sobre cristianismo:lol:
Ah e uma correçãozinha :P sobre o coexista não é sobre a fundição das religiões em uma,é sobre a união dos povos,sobre viverem em harmonia com suas proprias religiões respeitando a religião do outro,ele conhece bem sobre isso vide Irlanda catolicos e protestantes:)
A questão é....para ser religioso é necessário seguir(pertencer) uma igreja??? ou basta crer em cristo(no caso do bono)
eu acho que ele mesmo se faz essa pergunta....ele é cristã(fato)...mas ele tem uma visão dualista da igreja(ódio e amor).....talvez não da igreja em sí....mas das pessoas que a fazem....esse eu acho que é o grande dilema do bono.... se sua fé é o suficiente ou não.
espero que possam ter entendido...:P
concordo ,sobre algumas perguntas,acho q la em cima tem algumas respostas e ser religioso pelo menos pra mim não tem nada a ver com ser cristão e pra mim ele eh cristão e não religioso,religião não salva ninguem e sim o relacionamento com Deus como rege a biblia q eh a fonte de sabedoria do cristianismo:)
ah e mais uma coisa sobre a função da igreja(sem qqr denominação) a igreja q Jesus fundou,além de moral,social e outras funçoes,tem a funçao de juntar em comunhão e ensinar cristãos,os cristãos,como falei lá em cima é praticametne impossivel alguem entender tudo sozinho a igreja está aí para isso e não para reger regras e afins:feliz:
nildinha
25/01/2009, 16h12
Concordo. Faço minhas palavras as suas. A fé que o Bono tem é independente de religião, acho que isso é bem claro para quem acompanha a sua trajétoria e é até mesmo indiscutível, pois qualquer um percebe isso.
Acho que entendi: O Bono não gosta muito de intermediários entre os homens e Deus.
U2FANATIC
27/01/2009, 08h00
obrigado u2fanatic:P
acho q religiosidade é como ele fala sempre,não é de todo o mau,o problema é qdo deixam Deus de lado e colocam regras sem sentido ,com coisas q nunca foram ditas na biblia e realmente torna akilo uma ditadura aí eh ridiculo.
Não conheço muito afundo outras religiões,mas o cristianismo trata de relação com Deus,vc servir a Deus por amor e temor a seus ensinamentos, não diz nada sobre regras ou q vc tenha q ficar morando em uma igreja,é vc e Deus,claro q vc deve viver em comunhão e seguir os ensinamentos biblicos, mas isso de coração algumas igrejas tornam isso regra e até te excluem por não fazer ou ser diferente,como se vc devesse algo a eles e não a cristo esse é o problema,qrem julgar sendo q são apenas servos como eu ou vc.:) Prq vc acha q existe tanto religioso triste??fazem as coisas sem nem entender o prq,não é algo de coração,é prq alguem disse a eles q isso era certo ou errado,vc acha q Deus qr ver vc triste?claro q não, ele diz q tem um outro lugar e q aki a felicidade talvez não seja plena,passariamos por alguns sofrimentos,mas nada q nos fizesse viver uma vida triste,mas sim tristeza momentanea prq aki é uma terra imperfeita mas temos q trabalhar para irmos para akele outro lugar,mas JAMAIS viveriamos tristes,"msm q falte o pão o coração ainda sentirá o poder" e não é igreja ou qqr religião q pode te dar isso apenas Jesus Cristo.
PS:putz desculpa aí U2FANATIC,comecei a viajar e depois q tinha escrito tudo isso q lembrei q vc eh ateu :( ,mas enfim pra qm servir aí tem um pekeno resumo sobre cristianismo:lol:
Ah e uma correçãozinha :P sobre o coexista não é sobre a fundição das religiões em uma,é sobre a união dos povos,sobre viverem em harmonia com suas proprias religiões respeitando a religião do outro,ele conhece bem sobre isso vide Irlanda catolicos e protestantes:)
concordo ,sobre algumas perguntas,acho q la em cima tem algumas respostas e ser religioso pelo menos pra mim não tem nada a ver com ser cristão e pra mim ele eh cristão e não religioso,religião não salva ninguem e sim o relacionamento com Deus como rege a biblia q eh a fonte de sabedoria do cristianismo:)
ah e mais uma coisa sobre a função da igreja(sem qqr denominação) a igreja q Jesus fundou,além de moral,social e outras funçoes,tem a funçao de juntar em comunhão e ensinar cristãos,os cristãos,como falei lá em cima é praticametne impossivel alguem entender tudo sozinho a igreja está aí para isso e não para reger regras e afins:feliz:
pra finalizar so gostaria de dizer q nao sou ateu, alias nem sei q religiao sou, nao temo a deus pq se deus e amor pq devo teme-lo, esses ensinamentos estao enferrujados na minha opiniao, acho q tudo se transformou no final das contas numa forma de dominio e ganhar dinheiro.
pra finalizar so gostaria de dizer q nao sou ateu, alias nem sei q religiao sou, nao temo a deus pq se deus e amor pq devo teme-lo, esses ensinamentos estao enferrujados na minha opiniao, acho q tudo se transformou no final das contas numa forma de dominio e ganhar dinheiro.
Não gosto de falar sobre religião, mas no caso, não pude resistir.
É a tal história de falar para crianças: "Não faz tal coisa que Deus castiga...", mas Deus não é aquele que sempre perdoa e que nos ama incondicionalmente?
Acho que o Bono pensa isso também, pelo menos é o que ele quer, a união dos povos, ou no mínimo o repeito entre as religiões.
Isso melhoraria tanto o mundo... não haveria mais guerra.:(
cada um com o seu entendimento neh:aprovado:
eu, "EU", eu aki ninguem me disse isso,mas no meu entender esse temor não é temer de "medo" ,mas sim de respeito,assim como vc teme a seu pai e sua mãe,mas vc não teme de ter medo ou coisa assim,mas respeita e obedece,esse temor vem de guardar os mandamentos e crer nele,mas essa é a MINHA maneira de ver.
Sobre "não faz q Deus castiga" ,bom isso aí é ditado popular neh,mas tbm num qro aprofundar nesse ponto q eh outra historia,mas pra mim é coisa para assustar crianças kkkk só isso.
Sobre outro ponto q vc citou alí ,Deus é sim o Deus q PERDOA e ama incondicionalmente,mas ele tbm é um Deus justo q ama o pecador mas não ama o pecado,ele perdoa se vc pedir o perdão,mas se vc não qr ser perdoado se distancia dele e vira apenas mais 1 ou seja oq vc plantar colherá é a lei do karma mas o perdão acaba com isso.
É como Bono disse uma vez,as pessoas gostam de "criar Deus à sua imagem quando na verdade sabem q é o contrario",
aliás pro povo q é seguidor de Bono eu nunca o ví discordar de algo escrito na biblia,ja o ví questionar igrejas,mas nunca os ensinamentos,claro q todos temos duvidas a cerca de algo na biblia e ele tbm tem,mas nunca o ví protestar contra algo escrito lá e sim protestar sobre a maneira como as pessoas tratam oq foi ensinado lá ;-)
PS:desculpe se parecí meio rude em alguma parte aí,mas estou escrevendo do trabalho e tá um stress só aki kkk ta foda:assobio:
;-)
Mrs. Mullen
27/01/2009, 20h47
Ah eu simplemente admiro demais a posição espiritual do Bono. como ele mesmo diz, não tem uma religião. Isso é importante demaais. Acho que isso é uma grande influência para que existam tantas músicas boas (sim, creio que muitas músicas, destaque pra ''40'', tenham uma base nessa jornada espiritual do Bono)
e realmente é muito interessante ler sobre isso.
:aprovado:
O Bono é realmente um sujeito que nao tem angulos para se criticar.
"Uma fé inabalável em si mesmos e em Deus, catapultou-os para o topo."
Esta frase não é de nenhuma chamada de nenhuma emissora sensacionalista que transforma fé em circo. Ela se refere ao U2 em uma reportagem que a Cris postou no Tópico "Artigos sobre o U2":
Sempre tive a percepção de que imprensa/fãs estrangeiros sempre tiveram esta questão da crença, fé em Deus, cristianismo por parte do U2, como uma coisa totalmente normal e até mesmo como parte importante da carreira deles, uma qualidade da banda, já aqui no Brasil a impressão que eu tenho é que, salvo algumas exceções, isto soa um tanto quanto... estranho.
Queria saber do pessoal do outro lado do Atlântico se é isto mesmo. Se U2 + fé em Deus não soa tão estranho por aí.
Cristina Cruz
04/03/2009, 09h42
" Tenho esta fome em mim... para aonde quer que eu olhe, vejo a evidência de um Criador. Mas não vejo isto como religião, algo que tem dividido meu povo em dois. Não vejo Jesus Cristo como sendo parte de uma religião. Religião para mim é quase a ideia de Deus indo embora e as pessoas estabelecendo um conjunto de regras para preencher o espaço deixado por Ele. "
Bono, in U2 - a Spiritual Journey, 2001, página 21.
" Tenho esta fome em mim... para aonde quer que eu olhe, vejo a evidência de um Criador. Mas não vejo isto como religião, algo que tem dividido meu povo em dois. Não vejo Jesus Cristo como sendo parte de uma religião. Religião para mim é quase a ideia de Deus indo embora e as pessoas estabelecendo um conjunto de regras para preencher o espaço deixado por Ele. "
Bono, in U2 - a Spiritual Journey, 2001, página 21.
É exatamente isso o que eu penso!!! :aprovado:
É exatamente isso o que eu penso!!! :aprovado:
[2] :aprovado:
Mrs. Mullen
04/03/2009, 17h03
[2] :aprovado:
[3] entaãão :aprovado:
"Religião para mim é quase a ideia de Deus indo embora e as pessoas estabelecendo um conjunto de regras para preencher o espaço deixado por Ele. "
Isso pra o conceito de religião que se tem hoje em dia. A palavra religião indica "religar". A religação de um ser humano com o seu Criador, essa é a religião eterna e que não muda nunca.
O que acontece - na MINHA opinião - é que diferentes ideias e culturas adaptaram e normatizaram essa ligação com Deus pro seu ponto de vista, impondo regras, podando um amor infinito e ilimitado.
O Bono tem uma religião, sim. Se ele acredita que Jesus é o filho de Deus que veio à Terra e vai voltar, todos sabemos o que ele é.
Eu acho que o posicionamento do Bono sobre as "religiões" atuais vem, claro, do que as crenças fizeram e fazem com seu país. E da "incompatibilidade" de certas normas religiosas com sua vida.
E, me desculpe o Bono, mas quem faz ou fez parte de algum grupo espitirual sabe da importância de se estar em conjunto, se apoiando mutuamente nas horas boas e difíceis. Nesse aspecto a religião é um alicerce, saudável e fundamental para o ser humano.
Mas, claro: cada grupo na sua. Sem essa de ficar apontando o dedo e dizendo que minha crença é melhor do que a sua.
Isso pra o conceito de religião que se tem hoje em dia. (a)A palavra religião indica "religar". A religação de um ser humano com o seu Criador, essa é a religião eterna e que não muda nunca.
O que acontece - na MINHA opinião - é que diferentes ideias e culturas adaptaram e normatizaram essa ligação com Deus pro seu ponto de vista, impondo regras, podando um amor infinito e ilimitado.
(b)O Bono tem uma religião, sim. Se ele acredita que Jesus é o filho de Deus que veio à Terra e vai voltar, todos sabemos o que ele é.
Eu acho que o posicionamento do Bono sobre as "religiões" atuais vem, claro, do que as crenças fizeram e fazem com seu país. E da "incompatibilidade" de certas normas religiosas com sua vida.
(c)E, me desculpe o Bono, mas quem faz ou fez parte de algum grupo espitirual sabe da importância de se estar em conjunto, se apoiando mutuamente nas horas boas e difíceis. Nesse aspecto a religião é um alicerce, saudável e fundamental para o ser humano.
Mas, claro: cada grupo na sua. Sem essa de ficar apontando o dedo e dizendo que minha crença é melhor do que a sua.
(a) Exatamente, o problema é que esta religação é de Deus para o homem e não o inverso. E o homem muitas vezes inventa, ou como você disse, normatiza esta religação com seus próprios conceitos, e na maioria das vezes o resultado é o homem esquecer da Graça. É como se Deus morasse em nossa casa e quiséssemos escrever cartas para falar com ele.
(b) No meu entendimento, isto está mais para fé (da qual eu compactuo com ele) do que religião.
(c)Concordo plenamente com você, e acrescento que esta participação de um determinado grupo deva ser um meio e não um fim. A partir do momento que isto se torna um fim, é que vira a "religião" que o Bono comentou, aonde Deus se torna um mero detalhe.
acredito q a religião tenha um papel fundamental na formação moral do ser humano,ainda mais nestes tempos dificeis,mas religiosidade é uma coisa q me deixa puto sinceramente,akele mesmo cara q te aponta o dedo e diz "não faça isso prq é errado, faça assim..." faz coisas muito piores,uma hipocrisia incrivel,se ele te aconselha tudo bem,mas quando qr te julgar por seus atos q complica,primeiro pois ele não é Deus,segundo q ele esta fazendo igual ou pior e qr julgar,é como o pai assassino q chinga o filho por pisar em uma formiga
outra hipocrisia,essa muito cultuada pelas pessoas q não gostam de religião e q muitas vezes se dizem servos de Deus, é q dizem crer em Deus, mas não aceitam suas leis,alias acho q a maioria das pessoas são assim,acho q eu sou assim e até o proprio bono é assim.
Muitas vezes só seguimos os ensinamentos q nos convem,mas deixamos de lado akele q NÓS não julgamos corretos ou não entendemos,qm somos nós para julgar algo q Deus estabeleceu??é muito facil seguir o mandamento q diz para "não matarás", então nem eh algo q se possa dizer "Não farei isso porque Deus estabeleceu q não se deve fazer",mas quero ver vc amar seu inimigo como ama a sí msm ou então ser completamente honesto no seu dia a dia,qro ver vc resistir à tentação da imoralidade sexual,quando a mulher mais linda do mundo kiser dar pra vc quando estiver solteiro(ou homem no caso das mulheres) isso é ter fé e ser cristão,Jesus não disse "siga esse mandamento pois ele é + importante q outro", ele disse: "guarda todos os meus mandamentos" e isso generaliza todas as leis,não existe lei mais importante q a outra,ou vc segue ou vc não segue,não existe clausula de excessão q diz "seguirei esses mandamentos,mas essa eu não vou seguir",qdo vc diz q eh servo de Deus automaticamente vc está se dispondo a seguir seus mandamentos.
Por isso tenho reconhecido a importancia da igreja para aconselhar ensinar e tudo mais,são pessoas q vivem da fé e são bastante sabias,quando a gente caminha sozinho,(deixamos de ir a uma igreja por exemplo),aos poucos vamos eskecendo oq aprendemos sobre Deus,não digo para ninguem morar em igreja ou seguir a risca oq for dito por homens afinal eles tbm falham,(inclusive não é segredo para ninguem q igreja não é algo puro,como o pregado, existe muita imundisse nesses lugares e isso não é culpa de Deus, as pessoas fazem isso dakele local)mas para ouvir e aprender mais sobre Cristo,q eh a intençao,pois se paramos de aprender sobre ele ,vamos eskecendo e nos acomodando,é como qdo o U2 se aposentar,20 anos depois não estaremos mais diariamente num forum dscutindo sobre a banda.
Infelizmente vejo muita gente q da mais importancia ao q o Bono fala, doq ao q está escrito na biblia,não nego q ele eh muito mais correto doq muito pastor e padre,mas assim como eles, sua base eh a biblia e ele tbm pode errar em suas interpretações ,felizmente, EU ainda não ví nada nele q diga,ele esta interpretando tudo errado(afinal tbm qm sou eu para dizer oq esta certo ou errado),muito pelo contrario,acho q pela cultura dele ele tem conseguido assimilar de uma maneira bem mais correta doq muitos estudantes de teologia,mas como todo homem ele eh falho assim como eu e vc e não devemos toma-lo como centro de nossa fé,seria como admirar o acessor de imprensa de um artista ,só prq ele eh qm repassa oq o artista diz.
Então pera lá,religião como tudo criado pelo homem pode servir para o bem e para o mau,resta a nós sermos retos e seguirmos oq Deus disse e não oq homens dizem e ver se oq eles ensinam tem fundamento biblico ou estão de balela ou interpretando erroneamente,por isso religião não deve ser a base de ninguem e sim sua fé,mas ela ;-)
Acho que no final das contas queremos dizer a mesma coisa, ou seja, buscar Deus e ir a uma igreja é uma coisa boa, desde que em 1º lugar se tenha uma experiência sua com Deus e desde que se filtre aquilo que é invenção/norma/regra da cabeça do homem.
Sempre procuro citar o Bono e/ou o U2 devido ao titulo do tópico. Quanto ao Bono, como ele mesmo diz, ele mais erra do que acerta por isso ele crê tanto na Graça pois ele depende muito dela, ou seja, igualzinho a gente. ;)
Achei um artigo muito interessante sobre a fé cristã do Bono:
http://achristian.wordpress.com/2006/08/24/is-bono-a-christian/
"**" Tutu "**"
23/04/2009, 00h54
Uma entrevista do Bono que ele fala sobre o critianismo, igrejas, One Campaign, AIDS:
(a reportagem não esta bem dividida, mas vale a pena ver, achei bem interresante)
http://www.youtube.com/watch?v=XE5w6IW7Yo8&eurl=http%3A%2F%2Fwww%2Edotgospel%2Ecom%2Fnoticias %5Fbono%2Dvox%2Du2%2Dfala%2Dpara%2D70000%2Dpastore s%5F2959%2Ehtml&feature=player_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=ZQNoElr4Lp8&eurl=http%3A%2F%2Fwww%2Edotgospel%2Ecom%2Fnoticias %5Fbono%2Dvox%2Du2%2Dfala%2Dpara%2D70000%2Dpastore s%5F2959%2Ehtml&feature=player_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=69yxwGN2hIw&eurl=http%3A%2F%2Fwww%2Edotgospel%2Ecom%2Fnoticias %5Fbono%2Dvox%2Du2%2Dfala%2Dpara%2D70000%2Dpastore s%5F2959%2Ehtml&feature=player_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=_lrneN2Km9g&eurl=http%3A%2F%2Fwww%2Edotgospel%2Ecom%2Fnoticias %5Fbono%2Dvox%2Du2%2Dfala%2Dpara%2D70000%2Dpastore s%5F2959%2Ehtml&feature=player_embedded
acredito q a religião tenha um papel fundamental na formação moral do ser humano,ainda mais nestes tempos dificeis
Então pera lá,religião como tudo criado pelo homem pode servir para o bem e para o mau,resta a nós sermos retos e seguirmos oq Deus disse e não oq homens dizem e ver se oq eles ensinam tem fundamento biblico ou estão de balela ou interpretando erroneamente,por isso religião não deve ser a base de ninguem e sim sua fé,mas ela ;-)
primeiro: não é verdade e posso provar isso. Cresci sem religião e as poucas experiências que tive nesse sentido foram traumáticas.
segundo: seguir o q deus (não acredito em deus mas isso eh um detalhe) disse seria ótimo, mas a bíblia foi escrita por homens, então de qualquer forma você está seguindo aquilo que homens disseram ser a palavra de deus.
e não se ofendam, mas eu acho estranho quando alguém diz que realmente acredita em deus, jesus e essas histórias todas...
mas não era isso o que eu ia dizer (desculpe, não resisto, tenho que falar alguma coisa contra religião sempre)
só ia dizer que, sendo atéia, o Bono me ensinou a ser muito mais tolerante com cristão e outros religiosos em geral. Há algum tempo atrás (uns 3 anos), eu era aquele tipo de pessoa que começava uma discussão feia cada vez que alguém falava "se deus quiser", era muito exagerada com isso. Hoje ainda sou um pouco (visto o que disse acima) mas acho importante que uma pessoa tenha fé e tento entender e respeitar isso.
inclusive, todos os meus parentes crentes são fãs do U2 por causa das músicas com letras cristãs e das mensagens do Bono sobre fé :)
primeiro: não é verdade e posso provar isso. Cresci sem religião e as poucas experiências que tive nesse sentido foram traumáticas.
R-Vc não entendeu,oq falo são questões morais introduzidas pela religião,como não mate,não roube,não pratike incesto,tenha amor ao proximo enfim essas coisas.
segundo: seguir o q deus (não acredito em deus mas isso eh um detalhe) disse seria ótimo, mas a bíblia foi escrita por homens, então de qualquer forma você está seguindo aquilo que homens disseram ser a palavra de deus.
R-Como ja falamos la em cima é questão de fé,ou vc acredita ou vc não acredita,no seu caso vc não acredita,no meu caso eu acredito e se acredito em Deus,tbm acredito q foi ele qm inspirou esses homens a escreverem a biblia,fé é fé cada um tem a sua.
e não se ofendam, mas eu acho estranho quando alguém diz que realmente acredita em deus, jesus e essas histórias todas...
mas não era isso o que eu ia dizer (desculpe, não resisto, tenho que falar alguma coisa contra religião sempre)
R-Q isso eu tbm acho estranho como pode existir gente q não acredita ^^
só ia dizer que, sendo atéia, o Bono me ensinou a ser muito mais tolerante com cristão e outros religiosos em geral. Há algum tempo atrás (uns 3 anos), eu era aquele tipo de pessoa que começava uma discussão feia cada vez que alguém falava "se deus quiser", era muito exagerada com isso. Hoje ainda sou um pouco (visto o que disse acima) mas acho importante que uma pessoa tenha fé e tento entender e respeitar isso.
inclusive, todos os meus parentes crentes são fãs do U2 por causa das músicas com letras cristãs e das mensagens do Bono sobre fé :)
:aprovado: :aprovado:
Achei este artigo bem interessante.
http://aspaseaspargos.blogspot.com/2009/04/eu-prefiro-u2-musica-de-crente.html
Realmente tem muita gente que diz que ouvir U2 é pecado, mas o forrózão da Cassiane não é. Não sei o que é pior. Se a hipocrisia, ou o mau gosto.
Alessandru2
05/08/2009, 20h50
Eu como uma atéia, gostaria muito que o Bono fosse um pouqinho mais laico, não que eu desrespeite a crença dele ou a dos outros integrantes, aliás do Larry e The Edge, Adam e eu seguimos a mesma falta de crença e principalmente de todas as pessoas, mas ser laico de vez em quando não custa nada.
Aliás eu queria aproveitar e falar sobre isso, meu ex-chefinho, sempre falava: como pode uma atéia gostar de uma banda onde cara coloca um crucifixo no microfone do final do show?
Eu não sei o que é, na verdade o que eu escrevi no primeiro parágrafo, talvez tenha sido da boca pra fora, porque no fundo, no fundo, eu não consigo criticar o que ele fez no final de cada show da VT, como uma atéia, eu não gostei de ver essa cena, mas como fã do U2, eu não consigo criticá-lo, sai assim, da boca pra fora, eu adoro a 40, a Pride e de vez em quando me pego cantarolando Yahweh.
Gente a minha situação é bem complicada em relação à eles, eu gosto da banda errada, só pode, é um amor proibido, mas eu gosto de viver esse amor, me faz bem, me acalma e me acolhe.
Bem interessante as suas observações senhorita, afinal de contas, o q importa eh o conjunto da obra, acho q quase cem por cento dos fãs gostao do u2 naum pq o bono eh cristão, mas sim, pelo toque mágico das músicas, eu mesmo, concordo com a expressão do bono em torno da paz global, logo q, como muita gente sabe, a religião faz um bom papel sim, ela nos traz a essencia de tudo, a paz e o amor pelo próximo...mas como tudo q eh existente na terra, há sempre uns pequenos erros e tal.
mas, o mais importante eh saber q o U2, em geral, só nos tráz coisa boa.:)
Alessandru2
05/08/2009, 20h52
mais uma coisinha, naum sou de nenhuma religião, mas acredito em uma força criadora, chamada por muitos de Deus.:)
Alessandru2
05/08/2009, 20h58
Gente! :oh: achei um artigo num blog aí... quem sabe esclareça algumas coisas.. e sei lá, seja legal ler pq simplesmente é uma entrevista com Bono :aprovado:
Pus em negrito e itálico o que achei legal da parte do Bono.
'' Livro “Bono: In Conversation (http://liberdadepelagraca.blogspot.com/2008/11/livro-bono-in-conversation-with-michka.html)
With Michka Assayas”.
No livro, Bono (vocalista do U2) fala sobre sua interessante espiritualidade e princípios do cristianismo.Há vários livros que falam sobre o U2 e o irônico vocalista Bono Vox (a maior estrela do rock), porém até agora Bono não havia contado sua história. No livro “Bono: In Conversation With Michka Assayas”, o roqueiro compartilha seus pensamentos com um jornalista francês e seu amigo, que está junto da banda desde o começo dela. Em uma série de perguntas e respostas, Bono discute vários assuntos, como a morte de sua mãe, quando era criança, e de seu pai, que morreu há alguns anos, o começo da banda, seus companheiros de banda, seu casamento, sua paixão por ações sociais, o efeito que sua vida tem por ser uma celebridade, sua fé e como isso permeia tudo.
A conversa entre Bono e Assayas aconteceu devido ao ataque terrorista em Madri, onde foram colocadas bombas em um trem no ano de 2004, deixando 1800 pessoas feridas e 191mortas.
Os dois estavam discutindo como o terrorismo é carregado pela religião quando Bono começou a falar do cristianismo, expressando sua preferência pela graça de Deus sobre o “carma”, mostrando sua visão apologética da morte de Cristo e sua clara mensagem sobre a palavra de Deus.
Bono: A minha compreensão das escrituras foi feita simplesmente pela pessoa de Cristo. Cristo ensina que Deus é amor. O que isso significa? Significa para mim um estudo sobre a vida de Cristo. Amor aqui é descrito como uma criança nascida num lar pobre, vulnerável e sem honra. Eu não deixo minha religião muito complicada. Bem, eu penso que eu conheço quem é Deus. Deus é amor e quanto mais eu falo deste amor, mais eu permito ser transformado pelo amor e agir por esse amor, que é minha religião. As coisas se tornam complicadas quando eu tento viver esse amor. Não é fácil.
Assayas: E o Deus do Antigo Testamento? Ele não era tão “paz e amor”?
Bono: Nada afeta a minha visão de Cristo. O evangelho mostra uma figura de exigência, às vezes até dividindo o amor, mas mesmo assim, continua sendo amor. Eu acredito no Antigo Testamento como um filme de ação: sangue, carros se batendo, efeitos especiais, o mar se abrindo, assassinatos, adultérios, a criatura de Deus com desejo de matar, rebelde. Mas a maneira que eu vejo uma relação de Deus é como um amigo. Quando você é criança você precisa de instruções e regras. Mas com Cristo, nós temos acesso a um relacionamento mais íntimo, enquanto no Antigo Testamento, a relação de adoração era mais vertical. No Novo Testamento, por outro lado, nós olhamos para um Jesus familiar, horizontal. A combinação é o que faz Ele na cruz (o credo da cruz).
Assayas: Falando sobre filmes de ação, nós falávamos sobre a América Central e do Sul, em nossa última conversa. Os jesuítas falavam sobre a palavra de Deus com uma mão trazendo a Palavra e a outra uma arma.
Bono: Eu sei, eu sei. A religião pode ser inimiga de Deus. Isso acontece quando Deus, assim como Elvis, sai da jogada (risos). As instruções foram ditas e dogmas são seguidos em uma congregação liderada por um homem, em que ele e os outros são guiados pelo Espírito Santo. O problema é quando a disciplina substitui o discipulado. Por que você está me atirando isso?
Assayas: Eu estava imaginando se você disse tudo isso ao Papa no dia em que você o encontrou.
Bono: Não sejamos tão duros com a igreja romana aqui. A igreja católica tem seus problemas, mas quanto mais velho eu fico mais estímulo eu encontro aqui (para lutar pelo que é certo). A experiência de estar em uma multidão de pessoas humildes, oprimidas, de pessoas que oram murmurando…
Assayas: … Então aí você não seria tão crítico.
Bono: Eu posso criticar (a igreja católica). Mas quando eu vejo irmãos e irmãs ajudando no trabalho de AIDS na África, padres e freiras ficando doentes e pobres por estarem dando de si pelas vidas na África, eu sou menos agressivo.
Um pouco mais tarde na conversa:
Assayas: Eu acho que estou começando a entender religião porque eu estou agindo e pensando como um pai. O que você acha disso?
Bono: Eu acho que é normal. É a mente se transformando com conceitos de que Deus, que criou o universo, pode estar querendo companhia, um relacionamento de verdade. Mas o que me deixa ajoelhado é a diferença de graça e carma.
Assayas: Eu nunca ouvi você falar disso
Bono: Eu acredito que nós somos movidos pelo carma, mas um nos move pela Graça.
Assayas: Eu não entendi
Bono: A idéia de todas religiões é o carma. Sabe, o que você fala volta pra você, olho por olho, dente por dente, ou na física, toda ação causa uma reação. É muito claro para mim que o carma é o coração do universo. Eu tenho certeza absoluta disso. Mas aí surge uma idéia chamada Graça, em que mesmo com o “tudo o que você planta, colherá” desafia a razão e a lógica. O amor “interrompe” as conseqüências de suas ações (com o perdão), que no meu caso é algo muito bom, pois eu faço muitas besteiras.
Assayas: Eu ficaria interessado em ouvir isso
Bono: Isso é entre eu e Deus. Mas eu teria grandes problemas com carma se ele definisse meu julgamento (seria condenado). Estou me mantendo pela Graça. Creio estar livre, pois Jesus levou todos os meus pecados na cruz, porque eu sei quem eu sou e espero não depender da minha religiosidade.
Assayas: “O filho de Deus que tira o pecado do mundo”. Eu queria acreditar nisso.
Bono: Mas eu amo a idéia do sacrifício de Cristo. Eu amo a idéia de Deus dizer: “Olhem seus cretinos, terão conseqüências o que vocês estão fazendo, vocês são muito egoístas e são pecadores por natureza e, vamos encarar, você não está vivendo uma vida muito boa, está?” E existem conseqüências para os atos. A idéia da morte de Cristo é que Cristo levou os pecados desse mundo, então ele (o pecado) não pode mais habitar em nós, e a nossa natureza pecaminosa não nos levará para a morte. Esta é a idéia. Isso deveria nos fazer mais humildes… não é por sermos bons que vamos para o paraíso.
Assayas: É uma grande idéia, e não estou negando. Esperança é algo maravilhoso, até mesmo quando parece ser alucinação, em minha percepção. Cristo tem seu status ao redor do mundo nos maiores críticos e pensadores. Mas o “Filho de Deus”, isso não é um pouco forçado?
Bono: Não, isso não é forçado para mim. Olhe bem, a história de Cristo como não sendo ligada a religião sempre é vista assim: Ele era um grande profeta, um rapaz muito interessante, tinha muito o que dizer de importante até para outros profetas. Mas na verdade Cristo não permite dizer isso. Cristo diz: “Não, eu não estou dizendo que eu sou um professor, não me chamem de professor. Eu não estou dizendo que sou um profeta. Eu digo: “Eu sou o Messias”. Eu digo: “Eu sou Deus encarnado”. E as pessoas dizem: “Não, não, por favor, seja somente um profeta. Um profeta nós conseguiremos aceitar”.
E Bono diz mais tarde, como considerar Jesus:
Bono:… Se nós pudéssemos ser um pouco mais como Ele, o mundo seria transformado. Quando eu olho para a Cruz de Cristo, o que vejo é que lá estão todos os meus pecados e os pecados de todas as pessoas do mundo. Então eu pergunto a mim mesmo uma pergunta que muitos fazem: Quem é esse homem?
Fonte: DotGospel ''
adorei, naum dah pra ler todo no momento, mas, vou salvar pra ler depois, :aprovado:
Andre Ouriques
06/08/2009, 00h33
Acho importante as musicas com mensagens religiosas do U2
e o fascinante do U2 é saber dialogar em suas musicas com as varias questões da humanidade, as varias coisas que afetam o ser humano
os varios temas eles discutem: amor, paixão, alegria, tristeza, fé, paz, guerra, religião, etc
as pessoas é que interpretam as musicas de acordo com seus desejos, anseios, sentimentos e visões de mundo!!!
eu sinto o maior prazer de ouvir o U2 e perceber a discussão de varias questões importantes para uma variedade de grupos multipla
é esta a minah visão
:aprovado::aprovado::aprovado:
Melhor do que Cassiane ou Pique Novo :lol::
http://www.rollingstone.com.br/secoes/novas/noticias/musicas-do-u2-na-igreja/
Sô Hewson
27/08/2009, 23h01
Melhor do que Cassiane ou Pique Novo :lol::
http://www.rollingstone.com.br/secoes/novas/noticias/musicas-do-u2-na-igreja/
Realmente I Still Haven´t Found What I´m Looking For combina perfeitamente com uma celebração religiosa, assim como 40...
Gostei da notícia, legal. :feliz:
Realmente I Still Haven´t Found What I´m Looking For combina perfeitamente com uma celebração religiosa, assim como 40...
Gostei da notícia, legal. :feliz:
Meu professor de antropologia é de uma igreja batista e ele disse que lá eles tocam sempre Walk On. Ele comentou comigo que estava planejando com alguns instrumentistas de lá uma apresentação acústica só com músicas do U2 com temas cristãos.
Sô Hewson
28/08/2009, 23h45
Que legal isso, Michel... gostaria que tivesse alguma celebração religiosa (culto, missa, etc...) aqui em SP com músicas do U2.
Eu iria bem contente, confesso, conhecer... :feliz:
Deve ser emocionante nos dois sentidos: primeiro porque vc está louvando o nome de Deus (independente da sua religião) e segundo, que estão sendo usadas músicas da nossa banda do coração... Muito legal! :D
cynthia wild honey
26/10/2009, 08h10
U2 faz música com fé sem rótulo de rock cristão
The New York Times
Como a banda vem mantendo lado espiritual sem ficar estigmatizado
O U2 tem uma carreira admirável no rock ‘n’ roll, tipo de música notório por recompensar artistas que cantam sobre coisas mais simples do que o mundo em que vivemos e o lugar que nele ocupamos.
A banda – ou, em alguns casos, apenas Bono, seu homem de frente – já desempenhou o papel de pop star, pária, filho pródigo e proselitista. Porém, ao longo de seus 30 anos de carreira, a espiritualidade do U2 nunca rotulou sua música como rock cristão - estigma considerado medíocre no circuito comercial da música. O U2 vem mantendo primorosamente tanto seu lado espiritual como seu lado laico - em proporções que não limitariam seu alcance de público.
Greg Garret, professor da Baylor University e autor do livro “We Get to Carry Each Other: The Gospel According to U2” (Nós temos que nos apoiar: o evangelho segundo o U2), afirma que o rock cristão se tornou uma frase tóxica no pop por uma boa razão: “Temos a arte cristã, onde a arte é menos importante do que seu lado cristão. As crenças do U2 são filtradas em seu trabalho, mas nem por isso essa é a razão principal para que eles façam música”.
A reverenda Genevieve Razim, pastora associada da Palmer Memorial Episcopal Church, é quem diz: “Em minha posição episcopal, meu palpite sempre foi de que o moderno e o cristão podem ser compatíveis; e o U2 confirmou isso para mim. São inúmeras as mensagens na mídia de que ser cristão é o mesmo que ser rígido e intolerante, e eis que vem essa banda de rock fazendo perguntas importantes e expressando sua fé”.
Sendo assim, há anos o U2 vem fazendo canções sobre paz, justiça, espiritualidade e mistérios, e sua maneira de fazê-las revela uma inclinação ao que é elevado - seja o uso de salmos no início de sua carreira até sua visão panorâmica do mundo nos dias de hoje.
É importante ressaltar que o som do U2 tem muito a ver com seu sucesso de longa data. A banda Creed, por exemplo, é incessantemente criticada por fazer música copiada. A música do U2, porém, apesar de constantes mudanças, sempre foi imediatamente identificada como sendo única: seja a voz, os efeitos de guitarra ou a marcha militar da percussão. Como a música de Johnny Cash ou Nusrat Fateh Ali Khan, o som do U2, além de espiritual, é uma constante celebração (salvo algumas vezes em que mostra indignação), ao mesmo tempo em que atravessa limitações que alguns venham a encontrar em sua fé.
Fé particular
A arte de qualidade – seja ela religiosa ou não – deve ser imbuída de uma experiência reveladora para aqueles que a testemunham e a consomem.
Ainda assim, o U2 guarda uma relação tênue com o cristianismo. Os integrantes da banda são de uma época de sangrento conflito religioso em seu país de origem, a Irlanda. Três deles – Bono, o guitarrista The Edge e o baterista Larry Mullen Jr. – eram membros de uma comunidade cristã em Dublin que, segundo consta no livro de Garrett, os levou a acreditar que a vida no rock e a vida seguindo aquela fé não seriam compatíveis.
http://musica.ig.com.br/images/316/65/65/7008805.u2_musica_268_440.jpgU2 em 1981: garotos da época de sangrento conflito religioso na Irlanda
Garret questiona: “O que você faz quando é ferido pela instituição, mas ainda ama Deus?”
Uma reação é abandonar aquela instituição e começar sua própria. De certa forma, foi o que o U2 fez - apresentando ao público uma fé particular. A outra é tentar consertar a instituição já existente, que é o que Bono vem tentando fazer recentemente, proferindo palestras em igrejas por toda a América para estimular o auxílio à África.
Como é evidente no título de um dos maiores sucessos da banda, “I Still Haven’t Found What I’m Looking For” (eu ainda não encontrei o que eu procuro), ele se encontra em uma busca interior, o que pode ter um efeito profundo naqueles que igualmente buscam por algo espiritual - e isso, juntamente com sua música, poderia explicar o extenso poder de atração que o U2 desperta.
Ainda assim, ter certeza de que esse “algo” foi encontrado é anular esse “algo” enquanto fé. Garrett destaca: “Muitos americanos estão comprometidos com uma visão de fé como uma crença absoluta. São pessoas que ficam sentadas olhando para o relógio. E foi para essa tarefa que Bono convocou as igrejas americanas: este modelo de salvação que ignora o fato de que fomos colocados aqui por uma razão especial, além da salvação pessoal. E é isso o que ele tem de mais persuasivo a oferecer: a ideia de que estamos juntos nessa jornada, caímos e nos levantamos juntos, carregamos uns aos outros”.
A faixa título do último álbum da banda, No Line on the Horizon (nenhuma linha no hrizonte) – o álbum mais voltado para a espiritualidade desde os primórdios do U2 – parece ser prova disso. Existe a imagem em si, a ausência de uma linha, um destino final. A canção também trás duas frases que valem ser destacadas: “O infinito é um bom lugar para começar”, e “O tempo é irrelevante, não é linear”.
Razim acha isso parecido com a abertura do Mar Vermelho. “Para mim, é como Deus abrindo um caminho onde parecia não haver caminho algum”. É a visão abrangente do cosmo, e do que está além dele, que não combina bem com a idéia do céu como um final de partida vitorioso. Tanto é que Bono disse à revista evangélica Christianity Today: “Costumo achar que a religião obstrui o caminho de Deus”. E The Edge falou à Hot Press em 2002: “Ainda tenho uma vida espiritual, mas não sou muito fã da religião por si só”.
Turnê eclesiástica
A Christianity Today definiu a turnê de Bono pelas igrejas americanas para incentivar o auxílio à África como “uma experiência de igrejas que deixam Bono com uma eclesiologia tão frágil que mede a missão da igreja quase que exclusivamente em termos geográficos”.
Garrett, porém, vê progressos nos trabalhos não-musicais de Bono. “Acho que hoje em dia mais pessoas acreditam nesta ideia de que a igreja precisa ser mais responsiva às necessidades do mundo e menos focada na salvação pessoal - especialmente entre os cristãos jovens. Acho que eles estavam na linha de frente disso”.
A música da banda encontrou seu caminho nas igrejas americanas através do serviço eucarístico U2charists, que vêm sendo realizado nos últimos seis anos.
Razim supervisionou dois deles na Palmer Memorial Episcopal Church: na passagem do ano de 2008 e no feriado de Juneteenth em 2009 - ambos com capacidade máxima de lotação. Um próximo está programado para o réveillon de 2009. A música de U2 é cantada e o dinheiro é arrecadado para as Metas de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas, condição imposta pela banda em troca de permitir que sua música seja veiculada sem royalties.
Ela diz que o U2charist é uma ação genuína, além de apoiar o envolvimento comunitário da igreja.
E, apesar de um relacionamento de certa forma tenso entre o U2 e qualquer organização religiosa em particular, Razim, assim como Garrett, vê afinidade na espiritualidade da banda. “Tem a ver com buscar, procurar”, disse ele. “A primeira vez que ouvi uma canção do U2 eu detectei isso. É uma jornada, com a fé se desenvolvendo e fazendo perguntas difíceis. Acho que a música deles confirma e fortalece isso, ela é uma verdadeira expressão de quem somos neste lugar e neste momento”.
Elevation man
26/10/2009, 11h01
que teal dar uma aolahada antes de postar????
http://www.ultraviolet-u2.com/foruns/showthread.php?t=7288&highlight=religi%C3%A3o
vBulletin, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.