Ver Versão Completa : QUOTAS PARA NEGROS
Estamos aqui em casa discutindo a viabilidade de política de quotas nas universidades.
Alguém contra?
Alguém a falvor?
Mirrorball
13/04/2004, 23h21
Eu sou a favor de uma quota para pessoas pobres em geral, sem se importar se elas forem negras ou não, já que no Brasil tem tanto mestiço, então vai ficar complicado decidir quem deve ou não entrar na quota. E tinha que ter uma entrevista com os candidatos para ver se eles realmente são esforçados e merecem essa oportunidade de entrar mais fácil numa univerdade. Está certo que as pessoas pobres têm menos oportunidades mas elas têm que ser esforçadas e interessadas, né?
Na USP eu vejo várias pessoas negras, incluindo minha mais recente amiga. Nas escolas particulares mais caras a coisa é bem pior... Acho que as federais e estaduais são muito melhores nesse ponto.
JunnoVox
14/04/2004, 13h16
Sobre as quotas acho isso uma bobagem. Se as pessoas forem pobres blz mais pelo fato de ela ser negra isso não tem nada haver, no fim é só mais uma forma idiota de preconceito eu sou Negro só pra lembrar, e realmente não preciso dessa palhaçada, ao invez de investir nisso invistam na educação para todos. :bravo:
Quotas sim, para pessoas pobres que querem estudar Seja elas Negros, Japoneses, brancos, Indios, de marte ou Venus... ;)
Em Israel existe um sistema complexo e complicado de cotas e, principalmente, bolsas de estudos para (no meu caso) jovens imigrantes...
O governo isralelense paga uma parte maior ou menor dos estudos, de acordo com o pais do qual o imigrante veio. Gente que vem da Europa e EUA tem bolsas menores, poeque se presume que estao em melhor condicoes financeiras.
Pra mim o governo pagou 3 anos de estudos, e eu so me "encrenquei" porque fiz a universidade em 4 anos. Entao no ultimo ano eu tive que me virar, trabalhar, emprestar do governo, emprestar do meu irmao, etc, etc, etc...
Pros nascidos aqui, tudo depende da sua camada social, orientacao religiosa (os mais religiosos tem mais privilegios) e se voce serviu o exercito (FDI) ou nao. Os ex-soldados ja saem do exercito com um dinheiro numa conta de banco do governo, pra ser usado para pagar estudos. E durante os estudos podem apresentar pedidos para mais inumeras fundacoes, que examinam notas e outras coisas (e se voce serviu ou nao).
Como eu nao servi o exercito, nem aqui e muito menos no Brasil, eu nao tive direito as bolsas dos israelenses...
Eu seria somente favorável a quotas para pessoas de baixa renda, para negros ou qualquer outro tipo sou contra.
Lá em cima eu disse que seria favorável pelo simples motivo que não dá pra saber quem na verdade tem baixa renda. Eu, por exemplo, pago menos energia eletrica e água pq sou registrado por 1 salario minimo. Justo? logico que nao....imagine numa Universidade.
Juliano :cerveja:
Nani Violet
14/04/2004, 15h40
As cotas pra negros me passam a idéia de que eles precisam de ajuda pra entrarem na universidade. É uma forma de preconceito contra os próprios negros, porque eles têm a mesma (em alguns casos até mais) capacidade que qualquer branco, índio, oriental ou whatever pra entrar na universidade.
Agora, no caso dos mais pobres, é como vcs disseram: as escolas públicas do Brasil não são boas o suficiente, mas os candidatos a essas cotas deveriam passar por uma entrevista rigorosa antes que fosse decidido que eles realmente mereceriam entrar. Se bem que o melhor mesmo seria investir no ensino público... cadê o Lula pra isso, hein? <_<
GikahVox
14/04/2004, 17h04
Eu seria somente favorável a quotas para pessoas de baixa renda,
Eu concordo com o Juliano, e acho bem mais justo do que fazer esta cota só para negros.
Tem muita gente, além dos negros, que nao tem condições de bancar uma faculdade tb.
Como este Brasil é complicado, tá louco!!! :huh:
Beijo do Bono.
Hasta.
Se bem que o melhor mesmo seria investir no ensino público... Com certeza. :sim:
Deve-se melhorar a qualidade do ensino oferecido,pois assim esse sistema de quotas não seria necessário.Se as escolas fossem melhores,todos os alunos poderiam disputar uma vaga em iguais condições,sem haver essa necessidade de separar vagas para negros,índios ou pessoas de baixa renda.
Pra mim,o sistema de quotas em universidades públicas é querer tapar o sol com a peneira.O problema não está na faculdade,mas sim no ensino fundamental e médio.
O que me preocupa é a dificuldade q alguns aprovados irão encontrar na faculdade.O ensino é muito puxado e se vc não tiver uma boa base,fica complicado acompanhar as aulas.
Há outros pontos devem ser levados em consideração nessa história.Nem todos os negros q ingressaram pelo sistema de quotas são pobres.Nem todos os pobres são negros.E aí,como fica? :dúvida:
Como o Juliano e a Gikah disseram,as quotas serias mais justas se fossem para pessoas de baixa renda.
Antes q alguém diga q eu estou contradizendo o q escrevi há algumas linhas acima,eu explico:
Eu não levo muita fé q serão feitas as mudanças necessárias no ensino oferecido pra pessoas de baixa renda.Mas apesar desse ensino ruim,essas pessoas deveriam ter a oportunidade de ingressar numa faculdade,pra sair com um diploma e tentar subir na vida(se bem q hj em dia diploma não é mais sinônimo de emprego :( ).Uma vez lá dentro,elas se esforçariam pra corrigir qualquer eventual falha/lacuna q possa interferir na aprendizagem.
pabloidz
15/04/2004, 01h00
Se o governo iniciasse agora um plano de investimento real no ensino público, os resultados só seriam vistos a longo prazo. Mas eles certamente seriam vistos -- a Coréia do Sul fez isso há 30 anos atrás, e vejam como eles estão agora...
Aí toma-se a brilhante decisão de colocar um deslocado Tarso Genro como ministro da Educação, e qual a 1ª medida tomada? Compensar aquelas faculdades particulares que liberarem vagas ociosas para o programa de cotas. As justificativas para essa iniciativa são ridículas, mas essa é a menina dos olhos do novo ministro.
Estive (e ainda estou, acho) prestes a enfrentar minha 4ª greve em 4 anos de universidade. E já desisti de desmerecer os protestos dos professores e servidores -- são essas políticas emergenciais, que se arrastam há décadas, que empacam qualquer esperança de melhoria no nosso ensino.
[]'s
Pablo
Be Strong
15/04/2004, 09h06
Em teoria a proposta é interessante. Todos sabem que os negros foram e ainda são escravizados pela nossa sociedade. Então não é difícil concluir que a camada social de mais baixa renda teria como maioria pessoas negras.
Por outro lado, e aí está o problema, acredito que a quotização de vagas universitárias acabará por gerar problemas raciais. Quem é negro? Quem não é?
Como já discutido anteriormente, quotizando vagas se está tentando solucionar o fim da cadeia educacional quando sabemos que o problema está justamente na base que é o ensino fundamental e médio.
Outra questão a ser discutida é a supremacia de digamos 'bem-afortunados' nas universidades públicas. Será que estas não deveriam ser destinadas a quem realmente não têm condições de suportar uma universidade particular? É uma questão interessante, não? Por exemplo: vejo muitas pessoas que frequentaram escolas públicas em seu 1º e 2º grau (antigamente) e que pela necessidade de trabalhar alcançaram seu diploma em universidades particular (sou uma dessas pessoas). Enquanto vários outros conhecidos fizeram o inverso. Cursaram escolas particulares por possuírem condições econômicas para tanto e acabaram ingressando em universidades públicas justamente por terem a disponibilidade de tempo e dinheiro para disputar um vestibular 'mais' concorrido. Claro, leva-se em conta que 'geralmente' o ensino público fundamental e médio é de menor qualidade do que o particular, enquanto as universidades públicas tem ensino melhor do que as particulares. Amigos meus dizem: 'como sempre, aos poucos o bônus e aos muitos o ônus.'
Por fim, a discussão é interessante até para que as pessoas se manifestem. Conheço muitos que escancararam o seu preconceito. Chegaram a dizer que não queriam frequentar a mesma sala de aula com negros.
Eis a chave do problema: o preconceito.
JunnoVox
15/04/2004, 10h27
Esse não é o caminho, como disse o caminho certo é a educação, não vamos tampar o sol com a peneira gente que ta cheio de pessoas Brancas e de outras raças pobres, e preconseito não existe só de pessoas exemplo: branco com negro já vi de negro com branco , branco com japonês , negro com japonês, japon6es com negro...
Preconseito é só um pensamento ignorante e imbecil que no final como ja foi pesquisado e comprovadoda parte perconseituosa é apenas um complexo de inferioridade da tal pessoa em relação a outra.
O ser humano se quiser evoluir tem muito coisa pra ser repensada na sociedade, essa coisa que a maioria do negros são coitadinhos, é a teoria do Vamos botar a sujeira de baixo do tapete.
Quando a pessoa, a pobre a pobreza não tem cor
Conheci pessoas na miséria total que eram brancas. Ver japoneses pobre no brasil é mais dificil porque já é uma cosia cultural.
O problema esta em educação.
Agora se insistirem nas quotas pra Negros, ja que é pra ferrar então que tal deem dois salários minimos para todos os negros, pelos danos que tivemos na historia ( digo isso por sou negro viu) hauhauhauha. Preciso comprar alguns Cds pra minha coleção passo até o numero da conta. :ROTFLOL: :ROTFLOL:
E pra terminar meu comentario:
Hittler era Judeu (o pai dele era Judeu de sangue puro) mesmo assim ele matou 6 milhões deles.E ele que falava da "Superioridade da Raça Pura Germanica"
Hittler era Judeu (o pai dele era Judeu de sangue puro) mesmo assim ele matou 6 milhões deles.E ele que falava da "Superioridade da Raça Pura Germanica"
Deixa eu dar um aparte completamente off topic:
(e nao quero mudar o assunto da conversa)
Hitler era *descendente* de Judeus. Pra ser Judeu de acordo com a religiao judaica, voce precisa ser filho de *mae* Judia. Eh pela mae que se passa a descendencia judaica.
Ele tinha odio dos Judeus em parte porque a mae dele era criada na casa do tal pai Judeu dele, e ele era filho *bastardo* desse Judeu.
Mas na verdade o motivo principal do Holocausto na segunda guerra foi economico. Os Judeus eram comerciantes e intelectuais, gente bem de vida, e Hitler precisava de dinheiro para bancar o esforco de guerra dele.
Na verdade, esse era o motivo por tras do antisemitismo em geral, e continua assim ate hoje. O resto sao desculpas esfarrapadas.
Outra coisa: "Judeu de sangue puro" eh uma coisa que nao existe. Muito pelo contrario: todas as comunidades judaicas em todos os paises ao redor do mundo acabaram, com o passar dos seculos, se misturando por casamentos mixtos com a populacao local desses paises, ficando parecidos (inclusive nas feicoes) com o povo do local. O que muda, geralmente, alem da religiao, eh o modo de se vestir dos Judeus. O resto, ate varios elementos culturais como supersticoes e culinaria, sao iguais.
Judaismo nao eh uma "raca", mas sim uma religiao e uma filosofia de vida. Existem judeus de todas as racas, inclusive negros e japoneses (sim, pasmem).
Eu sei que o que eu acabo de dizer eh uma chatisse que nao interessa, mas eh que o tipo de ultra-simplificacao como a do Junno Vox (que alias eh um cara muito legal e eu gosto muito dele) eh uma coisa perigosa porque da espaco pra anti-semitismo...
O resto eh verdade: Hitler era baixinho e moreno, dos olhos castanhos, e o ideal de beleza da "Raca Ariana" dele era alto e louro, dos olhos azuis.
JunnoVox
15/04/2004, 14h56
Eu sei Lucilla quando disse Judeu de sangue puro não foi bem isso o que eu quis dizer eu deveria ter explicado tudo certinho bem o Odio do Hittler na verdade era de seu pai. existem também outros motivos pós 1 guerra que no caso fez a alemanha ter apoiado tanto o Hittler e ele ter esse odio todo.
No fim mesmo na na 2 guerra não tinha mocinhso e bandidos.
Todo mundo é sacana nessa historia: Os EUA antes de entrar na guerra fabricava e vendia armas para alemanha ha vontade ( tinham empresas mesmo depois dos EUA entrar vendiam gipes e armamento para alemanha com o apoio do governo)
Desculpe meu ultra-resumo.
Tem muitas pessoas que tem preconseitos das outras pessoas mais se ela for ver na descedencia dela muitas vezes ela tem um avó ou bi-vó negro, ou japonês no
Me desculpe, sei muito bem que Judeus não é uma Raça e sim religião!
mais voltandoa falar um pouquinho de nazismo sabiam que tem organizações nazistas aqui em campinas e em sumaré sp ( com todo tipo de raça nelas acredite se quiser).
voltando a questão de Quotas pelo que sei tem haver coma 3 geração da pessoa.
Bem se ó avó de tal pessoa for negro o cara pode ser japonês que ele recebe quotas, isso vai dar confusão...
Nani Violet
15/04/2004, 15h25
mais voltandoa falar um pouquinho de nazismo sabiam que tem organizações nazistas aqui em campinas e em sumaré sp ( com todo tipo de raça nelas acredite se quiser).
Geralmente se pensa que Hitler e os nazistas (inclusive os atuais, como vc falou) perseguiam só os judeus, mas eles detestavam qualquer um que não se encaixasse no estereótipo de raça ariana que eles tinham. Aliás, eu sou muito frustrada com os alemães e a própria Alemanha, porque morei lá por mais de 3 anos e sofri todos os tipos de preconceito, mesmo não sendo judia (e acredita-se que os judeus sejam os mais perseguidos). É difícil fazer uma criança entender isso... Não que todo alemão seja nazista, mas muitos deles olham pro Hitler com uma certa reverência. O que faz um pouco de sentido, já que pra eles o Führer foi bom em alguns aspectos... mas nada justifica a matança de judeus...
O fato de existirem organizações neonazistas não me surpreende... mas aqui no Brasil não pensava que eles fossem tão intensas. Nosso país tem tanta diversidade de cores, religiões e raças -- como vc disse, de repente um branco preconceituoso é neto ou bisneto de um negro...
E outra coisa, em relação ao ensino público: é ridículo aquele sistema que não permite a reprovação. Alunos chegam no colegial e não sabem nem escrever direito!
JunnoVox
15/04/2004, 15h28
Lógico que não perseguiam so judeus, tembem perseguiam negros, gays, ciganos etc... Os nazistas eram um bando de pobres coitados no fim é inveja.
Hittler foi o pior estrategista da historia, o própio caras do seu comando tentaram matar o cara ele colheu aquilo que plantou e no final se matou (pelo menos é o que dizem até hoje) e mandou queimar os corpos.
Mais hoje em dia ainda existem movimentos Nazistas idiotas que sonham com um ideal retardado...
Mais estamos mudando de assunto... :dúvida:
mais tudo isso faz parte da historia da humanidade e tem ligação com esse assunto.
(A Mirror me mata...) ;)
Eh, eu sabia que em Campinas (http://www.aleph.com.br/webcam/welcome.html) tem organizacoes neo-nazistas... quando eu morava ai o meu pai era jornalista, e escrevia pros jornais o tempo todo sobre isso, contra o racismo.
Aqui em Israel tambem nao existe reprovacao na escola. Nem "ciclos" tem. Eh tudo um ciclo so, e ninguem repete, por pior que va. Se o aluno vai muito mal, ele passa pra uma classe mais "lenta", isso eh tudo.
Eh que eles precisam que as criancas terminem de estudar aos 18 anos de qualquer jeito, porque depois eles tem que ir pro exercito ou o pais acaba... (eh bem assim).
O que acaba acontecendo eh que tem muita crianca que termina o primeiro grau quase analfabeta, e depois acaba desistindo de estudar de uma vez no segundo grau.
Ai vai pro exercito sem terminar os estudos basicos, e quando sai, 3 anos depois, tem que comecar a trabalhar, e no fim nao estuda mais. O que eh uma pena.
Eh por isso que os ex-soldados tem tantos incentivos financeiros para voltar aos estudos. Aqui nao existem universidades do estado. Todas elas sao particulares e cobram caro.
Mas voltando ao caso das quotas na universidade, eu acho que as quotas para deficientes fisicos (como cegos e surdos, por exemplo) sao validas. Mas acho que nao se deve separar as pessoas por causa da raca delas, nem pra bem e nem pra mal.
Eh preciso dar a todas as camadas da populacao oportunidades iguais por meio da educacao fundamental. Essa estoria de quotas para negros eh uma daquelas simplificacoes perigosas que sao geradas por, e dao espaco ao, racismo.
JunnoVox
15/04/2004, 15h50
É impressão minha ou esse tópico virou um tópico Neo-Nazista :ROTFLOL: :ROTFLOL:
mais é serio, no brasil também tem bandas (muitas) Neo-Nazistas envolvidas em organizações. Tem dessas organizações em SC onde eu nasci por sinal
digitem Neo-Nazistas no cadê vcs verão até sites desses caras...
please como diz o bono Mirror, não ferra nós não... :D
JunnoVox
15/04/2004, 16h41
agora é serio olhem essa é a realidade:
Pesquisa
Miséria atinge 33% da população brasileira
Quinta, 15 de Abril de 2004, 12h43
Fonte: Agência Brasil
Os miseráveis no país somam 33% da população e têm renda mensal abaixo de R$ 79,00. A erradicação da pobreza seria possível com a contribuição mensal de R$ 14,00 de cada brasileiro que está acima da linha de pobreza, o que daria um montante de R$ 2 bilhões por mês para investimentos em programas sociais. O cálculo consta do Mapa do Fim da Fome II, divulgado nesta quinta-feira pela Fundação Getúlio Vargas, Sesc Rio e pela Organização Não-governamental Ação da Cidadania.
O estudo localiza a miséria em cada unidade da federação. Detalha as condições sócio-econômicas e mostra que a pobreza agora se espalhou pelas grandes cidades, enquanto na década passada estava concentrada nas periferias. "As grandes cidades foram atingidas pela crise social dos anos 90 e agora faltam políticas públicas integradas para resolver os dois principais problemas, que são a violência e o desemprego", avalia o economista Marcelo Nery, coordenador da pesquisa.
O estudo mostra a relação direta do desemprego com a fome e a pobreza. Nas favelas do Rio de Janeiro o índice de desemprego atinge 19% da população. No Estado, a taxa é de 9%.
Ainda sobre as favelas cariocas, a pesquisa destaca que a Rocinha, a maior da América Latina e palco da guerra de traficantes de drogas nos últimos 10 dias, tem o nível de escolaridade mais baixo do Rio e a quarta menor renda da cidade.
Bem essa é a realidade não vamos tampar o sol com a peneira. Acorda Brasil!!! :oh:
Mirrorball
15/04/2004, 18h48
Já disse que não me importo muito com off-topics no Pub. Tá interessante...
Larry Mullen
15/04/2004, 20h19
Sou totalmente contra, isso ja é uma forma de discriminaçao, eu naum sou negro mas amo suas culturas e tradiçoes, eles saum a melhor raça que tem, sao simpaticos e bons, ta ai o exemplo que eu sigo e defendo como o U2 nosso querido Mandela, um exemplo de HOMEM e carater...............
:vaisef: FORA Apartheid :vaisef:
VIVA MANDELA :D :lol: :saúde: :cerveja: :ROTFLOL: :)
Sim, mas voltando a politica de quotas.....pq eu não expressei minha opinião a respeito - só abri o tópico.
Por sinal, estou super contente pq muita gente respondeu e isso gerou uma discussão a qual eu julgo super produtiva.
Sou negra, formada em instituição superior e naõ fui beneficiada com a política de quotas. Porém, sou a favor .
A política de quotas tem na sua raiz um fundamento histórico - que seria a falta de oportunidade dos negros em crescimento social pos abolicionismo. Isso é uma verdade, pois de dez negros apenas um consiguiu atingir ascenção social pos abolicionismo. Muitos sofrem discriminação e não tem o mesmo acesso profissional e oportunidade que os brancos.
A política de quotas seria um resgate dos anos de escravidão, sofrimento, e do seu reflexo após a extinção do tráfico.
A maior parte da população de baixa renda é negra, uma parcela infima pertence a outras etnias, então, pessoas de baixa renda seriam tb benefficiadas com a politica de quotas.
Agora, não acho que esta seja, porém, a solução mais justa para a reforma social que precisamos (apesar de que nenhuma solução seria 100% justa, sempre alguem sai prejudicado). A reforma para educação fundamental e de nivel médio é a solução mais justa. Mas não é a soluçaõ imediata. Como se já falou aqui, demoraria anos.
Agora, sou sim, a favor de que se adote critérios para que se seja beneficiado.Acho que negros que possuam renda acima de um certo limite não devem ter direito. Acho que tb deve haver um critério técnico para determinação de se uma pessoa é ou não afro descendente.
Enfim, uma pessoa a favor da política de quotas.
PS: Na minha casa, são 5 negros ( 4 universitários. 1 professor de universidade federal) .2 são a favor. 3 absolutamente contra, pelos motivos que vcs´já citaram acima.
ATÉ.
Ane Witt
17/04/2004, 04h08
Sou contra também, como todo mundo aqui, seria realmente mais justo fazer reserva para os de baixa renda. Repetir todos os argumentos que ja foram dito ficaria chato. O Be Strong falou num ponto interessante, quem estuda em escolas públicas acaba cursando uma facul particular, e quem estuda num colégio particular acaba numa federal (o meu caso), e a reserva de vaga pode até ser um bom negócio, mas não vai acabar o problema, pois a mudança deveria aconter no ensino das escolas públicas.
E também a reserva exclusivamente para negros seria mais racismo ainda, e seria difícil de controlar, porque existe muito mestiço no Brasil, e muitos iam querer obter vantagens em cima disso.
Vou ficar por aqui, pq tds os meus argumentos ja foram usados nas outras msgs. ;)
T+
Ane Witt :cerveja:
Elevation man
17/04/2004, 15h57
Sou contra. Prefiro a idéia de reserva para menos favorecidos...
vBulletin, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.