PDA

Ver Versão Completa : Sobre So Cruel - opinião do Bill Graham e letra traduzida

followerU2
05/04/2004, 18h09
Olá amigos,

Ontem ao ouvir uma rara versão ao vivo de So Cruel me deparei com um antigo amor...ela própria, essa música ao mesmo tempo tão linda e tão sofrida. Então lembrei de reler algo que o jornalista da Hot Press e amigo da banda, Bill Graham, escreveu há um bom tempo atrás, ao analisar So Cruel, algo que representa bem o que penso e sinto sobre ela. Minha versão meio pobre seria:

Você tem que conhecer a profunda dor e mágoa de que se reveste So Cruel para saber porque o U2 talvez nunca venha a toca-la ao vivo. È uma canção cuja beleza foi capturada em estúdio, e mantê-la assim pode ser um dos pontos altos de Achtung Baby, mas ao preço de expor um amor que foi antes tão puro e que se tornou penosamente errado. Também pode ser que seja uma canção tão pessoal que não faz pelo U2 o que outras fazem, ao tocarem o público com a esperança e a inspiração que é tanta na música do U2.

Não existe esperança em So Cruel, mas sim um relacionamento que chegou ao ponto de não ter mais volta. O U2 se entrega muito em sua música, e as transforma ao vivo. Mas a dor está em não poder transformar esse relacionamento que deu errado. Pode ser que eu seja o único que se sente assim em relação a essa música, e de forma alguma a estou descartando, porque sempre foi e sempre será uma das minhas preferidas do Achtung Baby. Eu posso aprecia-la em termos de letra e sonoridade pelo que ela representa, mas eu também constato que a estória contada foi vivida por alguém, a um custo muito alto no sentido emocional e espiritual que eu nunca conheci antes, mas que ainda aprecio pelo que é simplesmente: engano, egoísmo, e a crueldade que às vezes encontramos no mau amor que muitos experimentamos e, no caso dessa canção, alguém muito próximo do Bono. Essa observação é mais como o oposto do que encontramos em All I Want is You, onde o amante de quem Bono está falando escolhe querer que sua estória permaneça secreta. No caso de So Cruel, se permite contar a estória do passado de um amante, e a dor da rejeição experimentada é quase insuportável de ser ouvida, ainda assim dita de forma tão poética que nos faz quase levitar. So Cruel é a epítome do que All I Want is You não é, tão opostas em seus desejos, e ainda assim estão muito próximas cada uma, como dois momentos definitivos na jornada musical do U2, ao nos mostrar a beleza e o horror em que o amor às vezes pode se transformar.

O que vocês acham? Será mesmo por isso, por ser tão pessoal e triste, que eles desistiram de inclui-la no setlist da ZOO TV? Ou a razão seria mais técnica, relacionada ao arranjo e tal?

Até mais
Maria Teresa

PS.: segue a letra original e uma versão que fiz, para ajudar na discussão

followerU2
05/04/2004, 18h15
Da mesma forma, resgatei uma tentativa de traduzir a letra que fiz para meu curso de inglês, também há um bom tempo atrás. Acho que dá pra ver como o que o Bill Graham falou casa perfeitamente com a letra. Reza a lenda que esse alguém muito próximo do Bono foi o Edge, que sofreu muito com o fim de seu primeiro casamento, que aconteceu mais ou menos naquela época.

Então minha resposta seria sim, eles sentiram que So Cruel seria demais pra todos, público e eles próprios, e particularmente o Edge. Acho que o Bill Graham era íntimo o bastante deles para ter uma opinião abalizada sobre o assunto. Ou talvez ela fosse mesmo uma show stopper...um balde de água fria no público e não tinha lugar na turnê. Só sei que adoraria ouvi-la ao vivo um dia.

SO CRUEL

Music: U2 Lyrics: Bono

We crossed the line
Who pushed who over...
It doesn’t matter to you
It matters to me

We’re cut adrift
But still floating
I’m only hanging on
To watch you go down
My love

I disappeared in you
You disappeared from me
I gave you everything you ever wanted
It wasn’t what you wanted

The men who love you, you hate the most
They pass right through you like a ghost
They look for you but your spirit is in the air
Baby, you’re nowhere

Oh...love...you say in love there are no rules
Oh...love...sweetheart
You’re so cruel

Desperation is a tender trap
It gets you every time
You put your lips to her lips
To stop the lie

Her skin is pale like God’s only dove
Screams like and angel for you love
Then she makes you watch her from above
And you need her like a drug

Oh...love...sweetheart
You’re so cruel

She wears my love like a see-through dress
Her lips say one thing
Her movements something else
Oh love...like a screaming flower
Love...dying every hour...love

You don’t know if it’s fear or desire
Danger the drug that takes you higher
Head in heaven, fingers in the mire

Her heart is racing, you can’t keep up
The night is bleeding like a cut
Between the horses of love and lust
We are trampled underfoot

Oh...love...sweetheart
You’re so cruel

Oh...love...to stay with you I’d be a fool
Sweetheart...you’re so cruel

Tão Cruel

Nós cruzamos a linha
Quem empurrou quem...
Não importa pra você
Mas importa pra mim

Nós estamos à deriva
Mas ainda flutuando
Eu só estou me segurando
Pra ver você cair
Meu amor

Eu desapareci em você
Você desapareceu de mim
Eu te dei tudo o que você sempre quis
Não era o que você queria

Os homens que te amam são os que você mais odeia
Eles passam direto por você como fantasmas
Eles procuram por você mas o seu espírito está no ar
Meu bem você não está em lugar nenhum

Oh amor...você diz que no amor não existem regras
Oh amor...querida
Você é tão cruel

O desespero é uma terna armadilha
Ele te pega todas as vezes
Você coloca seus lábios sobre os lábios dela
Pra parar com as mentiras

A pele dela é pálida como a pomba divina
Ela grita como um anjo pelo seu amor
E então ela te faz olhá-la de cima
E você precisa dela como uma droga

Oh amor...querida
Você é tão cruel

Ela usa o meu amor como um vestido transparente
Seus lábios dizem uma coisa, seus movimentos algo mais
Oh amor...como uma flor que grita
Amor...morrendo a toda hora...amor

Você não sabe se é medo ou desejo
O perigo é uma droga que te mantém alto
A cabeça no paraíso, os dedos na mira

Seu coração dispara, você não pode segurar
A noite está sangrando como um corte
Entre os cavalos do amor e da luxúria
Nós fomos pisoteados

Oh amor...querida
Você é tão cruel

Oh amor, pra ficar com você eu bancaria o idiota
Querida, você é tão cruel

Até mais
Maria Teresa

giubbyvox
05/04/2004, 18h24
q essa música é triste e linda é :)
acho q o fato de não terem escolhido para o setlist, foi como o bono disse uma vez de sunday bloody sunday, o público não sabe qual é a emoção de cantar essa música no palco. e tb acho q nunca vamos saber de verdade, afinal aconteceu no país deles, deve ter um significado mto maior para eles, é claro. voltando para so cruel, acho q quiseram deixar entre eles... q deve ter um significado especial...e o fato do edge ter se separado na msm ocasião conta tb...well, só mesmo os 4 para explicar...hehe

Um beijo
Giulia :feliz:

GikahVox
05/04/2004, 19h18
acho q quiseram deixar entre eles... q deve ter um significado especial...e o fato do edge ter se separado na msm ocasião conta tb
Creio que seja isto too, mas vai saber.. :huh:
Ja disse varias e varias vezes, que prefiro músicas ao vivo, cru, do que de estúdio, e ouvir So Cruel na Zoo ia ser louco! :wub:
Mas a Maria Tereza ja nos deu de presente o link semana passada, entao matou minha vontade. ;)
That's all.
Beijo do Bono.
Hasta.

Cristina Cruz
05/04/2004, 19h24
Maria Teresa, adorei sua interpretação do So Cruel!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Você me fez pensar de novo no significado dessa letra, dessa música, nos amores que não dão certo e que são tão bem poeticamenet retratados pelo Bono.
Obrigada!!

Cris

Blackelevation
05/04/2004, 19h38
sempre será uma das minhas preferidas do Achtung Baby.
Concordo c ele...Eu realmente n sei se isso eh verdade, mas q eh umas das melhores eh...

Promenade
05/04/2004, 19h47
Essa música é linda sem dúvida...
ahh e com certeza deve ser esse o motivo pelo qual eles não tocam ao vivo... iriam dexa a galera triste num super show como foi a zootv.. hehehe

Be Strong
06/04/2004, 10h29
Essa música é lindíssima. Não é de hoje que a tristeza e a dor são os elementos necessários para que o artista 'transpire a inspiração'. Da mesma forma que 'One', 'So Cruel' é o avesso. Não é amor, mas a dor do amor. A constatação fria e real da perda e a necessidade de revolver tudo e seguir em frente de uma maneira otimista ou não.

"Nós estamos à deriva
Mas ainda flutuando
Eu só estou me segurando
Pra ver você cair
Meu amor" (MT)

Essa parte é fantástica. Eu sofro mas quero que sofras mais do que eu. Quero te ver no chão. Eu te odeio... meu amor.

Acho que não foi por questões técnicas que eles deixaram-na fora do set-list. O arranjo é relativamente simples. Acredito que eles preteriram em favor de 'Love is Blindness', senão o show ia ficar um pouco deprê.

Salve, salve, MT.

followerU2
06/04/2004, 14h20
Acho que não foi por questões técnicas que eles deixaram-na fora do set-list. O arranjo é relativamente simples. Acredito que eles preteriram em favor de 'Love is Blindness', senão o show ia ficar um pouco deprê.

Acho que podes ter razão Alex. Não me sinto em condições de opinar sobre o arranjo, às vezes o que acho que seria um arranjo simples é complicado, e vice versa...então acho que essa idéia de que o show ficaria meio deprê, que o clima ficaria pesado deve ter prevalecido na opinião deles. Aliás, lembro de um tópico muito bom sobre a melancolia no final dos shows da ZOO TV. Esse aqui:

Melancolia e ZOO TV (http://www.ultraviolet-u2.com/foruns/index.php?showtopic=439)

De qualquer forma, o Bill Graham fala com tanta propriedade com relação ao efeito emocional da música sobre a banda que isso também pode ter colaborado, mesmo que em menor escala, para que ela não fosse incorporada ao setlist...porque que eles ensaiaram So Cruel, ah isso eles fizeram. Confiram o fórum específico sobre obtenção de material, tem lá um link para um desses ensaios.

Pra finalizar, revendo minha tradução, acho agora que esses versos ficariam melhores assim:

"Nós estamos à deriva
Mas ainda flutuando
Eu só estou me segurando
Pra ver você afundar
Meu amor"

Fica mais dentro do contexto, eu acho.

Até mais
Maria Teresa

bianoleiras
06/04/2004, 22h15
Muito interessante este tópico. Há um bom tempo acompanho o fórum (por ser um antigo fã do U2, lá se vão não sei quantos anos do lançamento do War...), mas como há uma quantidade enorme de tópicos no estilo "qual a melhor/pior..." prefiro ficar somente lendo, contemplando as opiniões d vcs.

Esta música é realmente muito pessoal. E acho q uma das melhores teses p/ esta preciosidade d música não estar em setlists da tour ZooTV, p/ mim, vem da definição sobre Kurt Cobain e o Nirvana. Sei q tem muuuuita gente aqui q odeia Nirvana, mas não é sobre isso q quero falar.
Definiram o Nirvana e seu mentor uma vez como sendo "um menino tímido, completamente mergulhado em seu próprio-mundo, q um dia vê sua redação mais íntima sendo lida por toda a classe de aula, depois por toda a sua escola, depois por todo o seu bairro, etc.".
Se ele então não queria q ninguém lê-se, então pq as gravava? Pq era isso q ele sabia fazer, d outra forma soaria falso.

Vejo esta canção, "So cruel" (um título tão direto como o do álbum "Pop". S/ rodeios), como sendo uma história tão próxima do Bono (mesmo possivelmente ele estando falando d outra pessoa na canção), q ele não gostaria d q fosse exposta d uma forma solta num show. Talvez ele achasse q deveria haver todo um clima p/ por a música no setlist, c/ outras músicas c/ significados próximos a esta p/ haver algum sentido. Talvez ele tivesse medo q as pessoas as cantassem s/ q a entedessem. Renato Russo uma vez disse q tocar certos hits da Legião Urbana em shows eram extremamentes torturantes p/ ele. Escutem "Vento no Litoral" sozinhos, ouvindo cada verso atentamente, d olhos fechados, d preferência num fone d ouvido após terem brigado c/ seu/sua amado(a), e entederão o pq.

Cantar canções como estas doem muito p/ quem canta, mas talvez não muito p/ quem as ouça. E talvez esse fosse o receio do Bono. A sua "redação mais íntima sendo lida por todos", mas incompreendida. E ele a gravou no álbum pq é só isso q ele sabe fazer. Ser sincero.

Esta é a minha opinião.

Valeu!!!
Fabiano Leiras

followerU2
07/04/2004, 08h38
Belo post Fabiano. Outra possível razão para o mistério de So Cruel ter sido abandonada, ou uma variação sobre a idéia de que ela, talvez, fosse muito íntima pra eles, algo que foi escrito para tirar esses sentimentos do peito, mas que outras pessoas poderiam não entender, não se conectar talvez.

Não conhecia essa referência sobre o Kurt Cobain, achei muito interessante.

Tem um outro aspecto em So Cruel que eu gostaria de comentar, não em relação à letra, mas à música, mas especificamente à bateria. Sugestão: procurem prestar atenção no estupendo trabalho de bateria do Larry na versão do álbum. O que esse cara consegue fazer com a bateria numa balada como essa é incrível. São dois exemplos que gosto de citar sobre o que o Larry, surpreendentemente talvez, agrega em músicas como essas, onde supostametne a bateria não precisa brilhar: So Cruel e With or Without You, na minha opinião.

Até mais
Maria Teresa

cran02girl
29/11/2006, 13h04
Sei que é um tópico antigo, bem antigo... Mas nao pude resistir em deixar um comentário.
A Ultraviolet é uma caixinha de surpresas. NEm imaginava me deparar com um post desse. Mais uma vez, parabenizo a MT por mais um post inteligente e impecável.
Me considero nova na UV ainda, as vezes post assim passam despercebidos, e justamente, esses que sao de grande importância para todos lerem e aprenderem mais um pouquinho da banda que amamos.
That´s all.

rodrigo_beleza
29/11/2006, 13h55
Me lembro, como se fosse hoje, do meu último LP do U2... o Acthung Baby...

Zooropa já veio em CD...:)

Aqueles eram outros tempos... sem CD Player, sem internet, sem informações sobre a Banda... eram tempos escuros, a idade média da música, se comparados com nossos dias atuais...

o Acthung chegou chamando a atenção... primeiro pela capa do disco ! Carros coloridos, calças estranhas, anéis, adam clayton mostrando mais do que devia, óculos escuros... ZOOImagens, eu diria !

Não demorei pra colocar o disco pra rodar... Zoo Station... foi difícil de ouvir, confesso... Even Better... difícil... One... começou bem... mas ainda não tinha encontrado a veia desta música... e assim fui passando...

Parei em So Cruel...

So Cruel foi minha primeira grande paixão no Acthung Baby!

Acordes maduros, sérios... Uma bateria pra ganhar algum ritmo... E a voz do Bono... Aquele, que outrora era o queridinho da América... tava lá... Com seus óculos estranhos, cantando palavras que traduziam muita realidade, muito peso, pouca esperança...

Cheguei a pensar:- Meu Deus, o que essa Alemanha aprontou com o meu U2 !

So Cruel, aos poucos, foi se mostrando... densa... séria... forte... verdadeira demais pra ser uma música UP...

A letra era algo particularmente interessante... Havia muita dor ali... "...She wears my love like a see-through dress...Her lips says one thing, her movements, somenthing else..."

Adorava os versos como " The man who loves you, you hate the most..." "...to stay with you, I´d be a fool..."

Adorava o clima que a música sugeria... Como se o U2 tivesse resolvido abrir sua Caixa de Pandora e exorcisar seus demônios...

O tempo passou, desde aquela primeira audição de So Cruel... e se encarregou de desvendar o segredo daquela música triste e, quem sabe, de todo o Acthung Baby...

O U2, dentre outras coisas, sofrendo pesada influência da dor vivenciada pelo Edge, exibia, naqueles dois lados do LP, suas entranhas e sentimentos em um disco primoroso... A dor, a desesperança, a maneira cruel como amantes podem se tratar... estava tudo ali... aos olhos de quem desejasse ver...

Apesar do personagem The Fly carregar a bandeira do sarcasmo... o disco era tão direto e verdadeiro quanto possível... ali não havia ilusão... nem sonhos... nem encontros apaixonados sob a chuva... só restava, no Acthung Baby, a realidade...

Apesar de So Cruel começar mansinha... como dizia o Edge... e de ele gostar de músicas assim... Acredito que So Cruel tenha sido deixada de lado, dentre outros motivos, pelo peso dos sentimentos que carrega... So Cruel, assim como Love is Blindness, assim como One, é uma música triste... muito triste...

Mais triste ainda, se estiver fundamentada em sentimentos reais...

Daí é melhor fechar a tal Caixa de Pandora...

e tocar Beautiful Day !

Scarlet
29/11/2006, 14h11
Daí é melhor fechar a tal Caixa de Pandora...

e tocar Beautiful Day !

Que tópico de nível esse!
Estou sempre aprendendo muito com os comentários de vocês. É sempre muito interessante ver que interpretação vocês dão às músicas, como as vêem, e que sentimentos elas causam em vocês. As vezes não consigo interpretar uma canção, leio, reflito, mas não chego a uma conclusão, daí entro aqui e encontro interpretações que fazem todo o sentido do mundo.

MT, você compõe? Se não compõe, deveria fazê-lo, pois se você compuser tão bem quanto interpreta as canções, acho que teríamos belas surpresas suas :sim:!

Bjsss
Cris

followerU2
29/11/2006, 16h25
Legal que ressuscitaram esse tópico :) Às vezes sinto saudades de quando tinha suficiente tempo livre pra escrever essas coisas, pra participar mais no fórum e na lista...but oh well..

Rodrigo, que grande aquisição que tu és aqui pro fórum, como já era na lista. Belíssimas as tuas palavras, uma descrição perfeita do Achtung Baby, e de So Cruel em especial. Pra ler e guardar :sim:

Aliás, So Cruel é tão especial pra mim que arrisquei cantá-la em público uma vez, cercada por fãs do U2 tão apaixonados quanto eu...mesmo em um país estranho me senti em casa. Ela ocupa o 5o lugar no meu top 5 do U2, e não sai de lá há muitos anos.

E Scarlet, não sei compor. Não tenho criatividade suficiente pra isso. Por natureza sou apenas uma observadora e admiradora da arte de outras pessoas que têm essa capacidade.

MT

rodrigo_beleza
29/11/2006, 21h19
...Aliás, So Cruel é tão especial pra mim que arrisquei cantá-la em público uma vez, cercada por fãs do U2 tão apaixonados quanto eu...mesmo em um país estranho me senti em casa. Ela ocupa o 5o lugar no meu top 5 do U2, e não sai de lá há muitos anos...
MT

Querida Maria Teresa,

achei bem bacana sua versão de So Cruel... mantenho ela bem guardada no pc por alguns motivos...

Primeiro, pq, convenhamos, é preciso ter uma certa coragem pra encarar palco...

Segundo pq, salvo engano, vc estava lá no Canadá, sem platéia de amigos de longa data pra dar aquela força e pra ajudar na hora do "...Ouuuuuuuuuuu Love... You say in love there are no rules... Sweetheart, You´re so cruel..."...

E terceiro, pq quem gosta de U2, quando canta, canta com o coração e isso é sempre especial...

Quanto à So Cruel, passei um tempinho pensando... e acabei me lembrando de um trecho de uma música daqui do nosso Brasil...

A música diz:- "... mas pra fazer um samba com beleza é preciso um bocado de tristeza, é preciso um bocado de tristeza senão não se faz um samba não..."

Talvez, por isso, So Cruel seja uma música tão linda... talvez por isso ela possua uma batida tão envolvente... talvez por isso sua letra seja tão sincera e, ao mesmo tempo, tão dura de se ouvir... (in love, there are no rules???)

So Cruel é tão linda pq nasceu da tristeza....

e, sabemos, esse sentimento sempre foi terreno fértil pra músicas lindíssimas !

E ouvir o Acthung com um cantinho de tristeza.... é viagem, na certa, pras nossas próprias caixas de pandora...:(

Louisevans
30/11/2006, 06h07
Muito obrigada, MT e Rodrigo pelas explicações. So Cruel era uma música que eu gostava de ouvir e sabia que era sobre o rompimento de duas pessoas que se amam ou amaram, mas acho que nunca havia percebido a beleza dessa música e a riqueza da letra. Uma verdadeira poesia!! Depois de ler este tópico ouvi a música várias vezes e ela me parece agora bem diferente!!

Beijos!! :)

Cacau
30/11/2006, 09h03
Legal que ressuscitaram esse tópico :) Às vezes sinto saudades de quando tinha suficiente tempo livre pra escrever essas coisas, pra participar mais no fórum e na lista...but oh well..

Rodrigo, que grande aquisição que tu és aqui pro fórum, como já era na lista. Belíssimas as tuas palavras, uma descrição perfeita do Achtung Baby, e de So Cruel em especial. Pra ler e guardar :sim:

Aliás, So Cruel é tão especial pra mim que arrisquei cantá-la em público uma vez, cercada por fãs do U2 tão apaixonados quanto eu...mesmo em um país estranho me senti em casa. Ela ocupa o 5o lugar no meu top 5 do U2, e não sai de lá há muitos anos.

E Scarlet, não sei compor. Não tenho criatividade suficiente pra isso. Por natureza sou apenas uma observadora e admiradora da arte de outras pessoas que têm essa capacidade.

MT

Realmente MT, eu ia comentar isso. O Rodrigo enriquece muito nossas discussões aqui no fórum. A forma apaixonada com que ele nos conta como a banda e as músicas tocam ele, são muito inspiradoras!

E o que dizer de vc? Admirável a paixão, respeito e conhecimento que vc tem.

Vc sabe, sou sua fã de carteirinha!:P

Parabéns cran02girl, por ter ressuscitado um tópico tão interessante.
Muito melhor e mais informativo de que ficarmos votando naquelas enquetes sem sentido...

Ontem li algo no U2 by U2, vou tentar traduzir mais tarde. Se encaixa bem com o que foi discutido no primeiro post...

followerU2
30/11/2006, 20h13
Obrigada Cacau :)

Outra coisa legal de comentar é que, segundo o Edge, So Cruel foi uma daquelas músicas que encontrou seu caminho através deles, assim como One. Ele comenta sobre isso no video do VHS Acthung Baby, que agora parece que está como easter egg no DVD 2 da ZOO TV Sydney (digo parece porque ainda não conferi os tais easter eggs, não tenho paciência pra essas coisas :lol: ). Ele diz que gosta das músicas que simplesmente "chegam" até eles, ou para eles, e menciona "One was a song like that, So Cruel was a song like that". Como se ambas tivesse vida própria mesmo. Acho tão lindo isso :)

MT

Tetefani
30/11/2006, 20h17
Obrigada Cacau :)

Outra coisa legal de comentar é que, segundo o Edge, So Cruel foi uma daquelas músicas que encontrou seu caminho através deles, assim como One. Ele comenta sobre isso no video do VHS Acthung Baby, que agora parece que está como easter egg no DVD 2 da ZOO TV Sydney (digo parece porque ainda não conferi os tais easter eggs, não tenho paciência pra essas coisas :lol: ). Ele diz que gosta das músicas que simplesmente "chegam" até eles, ou para eles, e menciona "One was a song like that, So Cruel was a song like that". Como se ambas tivesse vida própria mesmo. Acho tão lindo isso :)

MT

E eu confirmo que essa declaração aparece no easter egg!;)

Violet U2
30/11/2006, 21h10
Eu, honestamente, não sei o que dizer. Não sei o que passou na cabeça deles na época para que não colocassem ela no set list. Eu a acho maravilhosa, com uma letra mto profunda e marcante.
Acho que ela não deve ter sido colocada por não ser um tipo de música que as pessoas gostariam de ouvir em um show. Ela não foi feita para isso. Ela é para momentos de reflexão, momentos que vc dá um stop e pensa no que vc fez até agora, nas coisas que vc foi empurrado ou que está vendo ser empurrado a fazer. Seja amor, trabalho, família...
É o que saiu da minha cabeçinha neste momento..:)

rodrigo_beleza
30/11/2006, 21h26
Ele diz que gosta das músicas que simplesmente "chegam" até eles, ou para eles, e menciona "One was a song like that, So Cruel was a song like that". Como se ambas tivesse vida própria mesmo. Acho tão lindo isso :)

MT

Maria Teresa

De fato, uma das coisas que me intrigam é essa genialidade, essa inspiração criativa que dá forma, modela e define os contornos das músicas do U2...

Afinal, é muito mais fácil a gente cantar uma música, acompanhar a melodia, tentar cantar igual....

Outra coisa, absurdamente mais complexa e etérea é o fato de vc criar uma melodia... de vc criar uma sequência de notas musicais capazes de encantar corações pelo mundo todo...

Edge fala nas músicas que chegam até ele... e muitos já falaram dessa coisa de One aparecer pronta... inteira... Assim como ele falou de So Cruel...

Gostaria de entender como uma música chega... como funciona esse processo tão criativo, tão abstrado e, como não poderia deixar de ser, tão bem sucedido! No entanto, ao que parece, minha antena não é capaz de captar músicas chegando... rs...:)

Pra conseguir isso, é preciso uma certa dose de genialidade...

E o U2 brinca com esta refinada sensibilidade... parece colecionar melodias maravilhosas... uma após a outra... sem dar sinais de que está perdendo sua capacidade de criar...

Pelo contrário...

Window in the Skies diz exatamente o contrário !

Então, o que nos resta é pegar carona na obra deles...:assobio:

kellylemon
30/11/2006, 23h04
Puxa vida! Só agora fui ver esse tópico e perceber que a MT e o Rodrigo conseguiram externar da melhor forma possível todos os sentimentos que So Cruel provoca em mim...Digo provoca pois essa música é oceano de novas descobertas e reflexões...
É por músicas com letras tão poéticas e filosóficas como esta que eu sou fã do u2...Este é o tipo de música que te induz ao conhecimento mais pleno do amor, da vida!
São músicas que, como toda boa arte, têm o poder de mudar alguma coisa dentro da gente...De provacar epifania, de fazer a cada um, por um instante, se reconhecer ali, enxergar coisas sobre nós mesmos que não conseguíamos traduzir em palavras...
Pra mim essa música tem tanto poder terpêutico quanto músicas como beautifull day, já que, ouvindo-a vc vê que o amor não é cruel apenas com vc.Dessa forma, o sentimento derrotista de "por que isso acontece só comigo" desaparece. É uma das minhas músicas de amor preferidas...
Digo mais: Essa música já me curou de muitas dores, através do entendimento delas, se é que vcs me entendem...

Cacau
02/12/2006, 10h08
Eu, honestamente, não sei o que dizer. Não sei o que passou na cabeça deles na época para que não colocassem ela no set list. Eu a acho maravilhosa, com uma letra mto profunda e marcante.
Acho que ela não deve ter sido colocada por não ser um tipo de música que as pessoas gostariam de ouvir em um show. Ela não foi feita para isso. Ela é para momentos de reflexão, momentos que vc dá um stop e pensa no que vc fez até agora, nas coisas que vc foi empurrado ou que está vendo ser empurrado a fazer. Seja amor, trabalho, família...
É o que saiu da minha cabeçinha neste momento..:)

Faz sentido...levando em conta que show fechava com Love is Blindness que tb já é pesada...
Álias, todo o AB é permeado de canções bittersweet...

Olá amigos,

Você tem que conhecer a profunda dor e mágoa de que se reveste So Cruel para saber porque o U2 talvez nunca venha a toca-la ao vivo. o

No U2 by U2 tem um trecho em que o Bono fala sobre a forma como ele interpreta as canções em todos os shows...então pode ser mesmo que ele não quisesse ter que reviver esses sentimentos dia após dia.;)

Acrobat já foi tocada ao vivo?:dúvida:

"Para cantar aquelas canções, para alcançar aquelas notas altas, exige-se uma incrivel dose de concentração e compromisso. Você precisa entrar e viver as canções. Então você está lá no centro de Derry cantando SBS, ou vc está em Memphis, numa passeata pelos direitos civis com o Dr. King cantando Pride. Eu estou nesses lugares. Seu amigo está arruinando sua vida com um saco de drogas. Isso é BAD. Vc está dentro dessas emoções." - Bono U2 by U2

Cacau
02/12/2006, 10h15
Gostaria de entender como uma música chega... como funciona esse processo tão criativo, tão abstrado e, como não poderia deixar de ser, tão bem sucedido! No entanto, ao que parece, minha antena não é capaz de captar músicas chegando... rs...:)

:lol: Segundo o Adam, estar num estúdio com eles, não é o que se pode chamar uma experiência divertida...

No Bono in Conversations, o Bono diz que acorda com melodias tocando em sua mente. E como ele não toca piano ou guitarra...precisa correr ao encontro dos outros 3 para traduzir em notas a melodia que ele ouve...

No U2 by U2, o Edge fala um pouco sobre esse processo...

"Nós crescemos juntos, nós aprendemos como tocar música juntos. Em vários aspectos, a forma como pensamos é quase telepática. Qdo o Bono está cantando eu vou sentir onde ele quer chegar com as cordas. Mesmo se eu estiver compondo sozinho, eu ouço a voz dele enquanto estou tendo idéias. Mas a parte realmente interessante, é qd essas canções chegam ao próximo nivel e o Adam e o Larry chegam para tocar conosco. Uma outra coisa evolucionária acontece. Eu acho, que no final, isso é a fortaleza de uma banda. Qdo vc é capaz de tirar vantagem de 4 diferentes perspectivas. É uma coisa muito mais grandiosa do que qualquer um de nós poderia conseguir sozinho"

cran02girl
04/12/2006, 09h01
:lol: Segundo o Adam, estar num estúdio com eles, não é o que se pode chamar uma experiência divertida...

No Bono in Conversations, o Bono diz que acorda com melodias tocando em sua mente. E como ele não toca piano ou guitarra...precisa correr ao encontro dos outros 3 para traduzir em notas a melodia que ele ouve...

No U2 by U2, o Edge fala um pouco sobre esse processo...

"Nós crescemos juntos, nós aprendemos como tocar música juntos. Em vários aspectos, a forma como pensamos é quase telepática. Qdo o Bono está cantando eu vou sentir onde ele quer chegar com as cordas. Mesmo se eu estiver compondo sozinho, eu ouço a voz dele enquanto estou tendo idéias. Mas a parte realmente interessante, é qd essas canções chegam ao próximo nivel e o Adam e o Larry chegam para tocar conosco. Uma outra coisa evolucionária acontece. Eu acho, que no final, isso é a fortaleza de uma banda. Qdo vc é capaz de tirar vantagem de 4 diferentes perspectivas. É uma coisa muito mais grandiosa do que qualquer um de nós poderia conseguir sozinho"

É por isso que eu falo: eles nasceram uns para os outros! :P

gijp
07/12/2006, 02h43
Ja sabia que os musicos e artistas em geral teem uma sensibilade a mais do que as pessoas comuns. Como se tivessem a um grau acima de nos em percepcao, sencibilidade. Nos U2s entao essa caracteristica é altamente perceptível. Pra mim isso nao é apenas um dom, é escolha divina msm, e essa missao deles é mto, mas mto linda, acho que nao poderia ser diferente o destino deles tava tracado pra isso.